segunda-feira, 7 de julho de 2014

DRAMATIS PERSONAE

Sei muito bem porque de repente fiquei tão interessado na Copa do Mundo. Não, não me entusiasmei pelo futebol - concordo com muitos americanos e continuo achando um saco ver um jogo onde não acontece nada a maior parte do tempo. Tampouco estou fascinado pela beleza escultural de alguns jogadores (e, entre as seleções semifinalistas, juro que ainda não vi ninguém que me fale ao pau). Nada disso: o que tem me feito ler os comentaristas esportivos é o bom e velho drama.

Todo esporte tem potencial dramático, mas acho que nenhum tem mais que o futebol. Talvez porque empurrar algo com os pés seja muito mais difícil do que com as mãos, quase antinatural. Abre-se uma janela para o imponderável, e de repente um time de várzea derrota um campeão. As súbitas viradas de placar e a instabilidade dos desempenhos individuais dão a sensação de que tudo é possível. Quem diria que a Costa Rica chegaria tão longe? Ou que Neymar seria abalroado aos 44 do segundo tempo de um jogo que já estava praticamente ganho pelo Brasil?

A tragédia pessoal do nosso maior jogador foi aliviada pela comédia que está se desenrolando até agora nas redes sociais. Num primeiro momento, quis-se o sangue de Zuñiga. Uma candidata a deputada do Rio Grande do Sul não conteve sua fúria assassina nem quando chamada à razão. A atriz Deborah Secco postou uma foto sua na praia e foi patrulhada por um maluco, que a criticou por estar sorridente num momento de luto nacional. Claro que a reação não se fez demorar: Galvão Bueno foi atacado por incitar o ódio ao jogador colombiano, e na sequência já tinha nego reclamando que se estava dando muito mais atenção à vértebra fraturada do que ao viaduto que desabou em BH. Vi até uma recalcada, para usar a palavra da moda, vociferando que importante mesmo eram os professores de tal estado que não receberam salários, ou as criancinhas, a fome, a corrupção, a violência, world peace. Uma demonstração interessantíssima de como as opiniões ricocheteiam feito balas perdidas na era da internet.

Agora Neymar está até ameaçando jogar no domingo se o Brasil for à final, e começamos a desconfiar que a grave lesão do maior fiteiro do futebol atual, inspirador do "Divo" dos Simpsons, talvez não seja tão grave assim. Já pipocam as primeiras piadas a respeito, como o meme que ilustra este post. Claro que ainda é cedo para dizer que o drama se esvaiu em risos: amanhã temos uma partida duríssima pela frente e, mais uma vez, tudo pode acontecer. Obaaa.

48 comentários:

  1. Nem mesmo o gatinho do Mario Gotze, Tony?

    ResponderExcluir
  2. Tony, futebol já é um dos esportes mais praticados pelos jovens nos Estados Unidos e em termos de jogadores jovens federados, eles já têm o segundo maior grupo do mundo. É questão de tempo para se tornar mais mainstream. Aliás, tem um time de Seattle que supera os brasileiros em média de público. Things are changing. E não tem exatamente a ver com imigração de latinos. Justamente times populares são de estados não tão hispanizados, digamos assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda existe o preconceito de parte dos americanos em achar que futebol é coisa de xicano ou de mulher, isso porque eles não querem dar o braço a torcer que um campeonato que não é organizado por eles, que não é disputado pelos times deles, seja o melhor do mundo, mas nada supera um embate entre seleções de 32 países diferentes. Os Estados Unidos, , inclusive o Obama, assim como o resto do mundo, parou para ver a Copa e torceu pela seleção nacional, mesmo ela não estando entre as melhores

      Excluir
    2. Zzzzzzzzzzzz
      Amores anônimos, sonhem. Futebol é esporte praticado por mulheres jovens nos Estados Unidos, só isso. Pode se falar em crescimento do esporte, mas em termos absolutos, futebol ainda é nada. Os esportes de homem ainda são baseball, basquete, futebol americano e hockey.

      Excluir
    3. Ninguem fica com coxas, bumbum e pernas maravilhosas se não jogar um football, néah lyndas?? Baseball, hockey, rugby e o tal de futebol americano não são universais a ponto de renderem uma world cup, aqui reside todo o recalque americano, fato, fatão, fataço.

      Excluir
    4. Como os Estados Unidos acreditam que o mundo se limita ao país deles, sempre vão achar mais interessante as ligas internas e os esportes em que eles são os melhores, absolutos e muitas vezes os únicos praticantes do planeta, do que uma competição entre seleções mundiais. A própria liga nacional de basquete (NBA) tem centenas de vezes mais audiência e mais importância lá que os campeonatos mundiais em que a seleção norte-americana joga contra os outros países. Eles são eles, o resto é o resto.

      Excluir
    5. Esqueci mesmo desse fato, americans são autistas, se encerram e se bitolam entre Costa Leste e Oeste. Tadinhos, sem falar que passam em Geografia arrastados, sempre erram nosso idioma e acham que Pão de Açucar esta em alguma colina andina, triste....

      Excluir
    6. Pois está aí uma coisa que a cabecinha de vcs jamais vai entender: pluralidade. Não existe um esporte dominante nos Estados Unidos, são vários esportes competindo pelo interesse das pessoas. Existe mercado para todos e ninguém sente a necessidade de dizer que esporte A é melhor que esporte B.
      E para o Mundim Cruel, buáááá buáááá', que malvados esses americanos que erram tudo de geografia. Bom mesmo é no Brasil onde o povo sabe de tudo.

      Excluir
    7. No Brasil é sabe de nada, inocente... Robeeeeertooooo vc descobriu a roda hoje, mas já foi feito antes, tsá??

      Excluir
  3. nem o Robin van Persie?

    ResponderExcluir
  4. Adoro futebol e se as europeias gostam eh porque eh chic!!!
    Pois eu daria para qualquer um deles contanto que fosse muito bem pago…hummm mas pra alguns deles faria de graça mesmo.
    Agora, nossa selecao ta bem fraquinha, muita choradeira, sera que eles choram assim
    quando recebem seus salários? fica a pergunta...

    ResponderExcluir
  5. Shirley Rose (Petista Convicta)8 de julho de 2014 00:33

    Vcs da elite branca têm mais é que ficar de bico calado.

    Agora o Brasil todo tem casa com o nosso programa Minha Casa, Minha Vida. Agora o Brasil consegue ver a Copa numa TV maior do que a de vocês.

    Desçam do pedestal, pfvr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bosta essa Shirley dá zero pra ela, huahahahahahahah, ótima personagem de humor mas preferia o tonho da lua que perdeu Rutcheenha na 5a. dimensão.

      Excluir
  6. Confessa, Copa do mundo é o seu novo BBB, aquele programa sobre o qual você disse que preferiria ver tinta secar e hoje é comentarista profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seleção é o puro reflexo do Governo e do País. Quero ver qual vai ser o discurso da Dilma. SEM TÍTULO, sem médicos, sem saúde, sem segurança, sem educação.

      Excluir
    2. Ah Daniel volta aqui, poderosa das terras nórdicas, conta aê p/ desdentadas do Braseww como foi assistir Felipão tomar de 7 dessa gente linda dessa sua Alemanha cheia de tática and simpatcheeea....

      Excluir
    3. Recebi até convite pra dar entrevista pra Ilze Scamparini no Portão de Brandemburgo, mas como choveu o dia inteiro, vi em casa mesmo.
      Acabou o jogo, tomei meu stilnox e fui dormir.

      Excluir
    4. Nossa que decepcionante, boy, vc aí no olho do furacão, nessa apatia, cu-ru-zes, vi no jornal que tinha cerca de cem mil loirinhos na ferveção da torcida.

      Excluir
    5. Olho do furacão é no Brasil, fio.
      Loirinho tem aqui todo dia, toda hora e em todo lugar.

      Excluir
  7. nada como ser maquiavélico, né Tony totoso? Pensando bem, maquiavélico é o sonho de todo escritor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly Roulla, Corinthiana Ensandecida8 de julho de 2014 12:15

      Magiiinaaaa.... Pára com isso vai, que esse futebolzinho do Brasil tá merecendo cada punhal que recebe nas costas e esse ultimo episodio da lesão tá mais espichado que novela das nove do Carrasco, quase que não acabava mais.

      Excluir
  8. Tenho "mixed feelings" em relação à Copa. Os jogos são emocionantes, assisto todos, mas fico com raiva quando vejo pessoas cuja a maior habilidade é chutar uma bola serem tratados como heróis da nação, quando a lesão do Neymar é o assunto mais importante do planeta, quando lembro os milhões que são gastos com tudo isso, boa parte desviada para bolsos corruptos, fora que sempre tem um(a) espertinho (a) para tirar proveito político de tudo isso. Gostaria que fosse apenas um bom e honesto entretenimento praticado por atletas, apenas isso, e que nossos heróis nacionais fossem não os "gênios" da bola, mas os gênios que se destacaram pela grande contribuição intelectual oferecida à humanidade. Cada coisa no seu devido lugar.

    ResponderExcluir
  9. Lesão não compromete no sentido de que não vai deixa-lo tetraplegico, por exemplo, mas foi grave se pensarmos que se ele fosse liberado pra penultima ou ultima partida seria exigido que ele estivesse 100% e isso é impossível quando a lesão dele requer tão somente repouso e repouso, de qualquer forma foi providencial porque ele já vinha cansado e por fim não foi decisivo contra Colombia e não seria aos 44 que faria gol, fato.

    ResponderExcluir
  10. Se não enchessem tanto a bola do Neymar, talvez ele estivesse jogando o fino da bola, mas como ficam inflando ele, atrai até coisa ruim como essa lesão de ultima hora. Ele não é imprescindível como ninguém é, Oscar, David Luiz e Bernard são tão importantes quanto ele, eu disse tão quanto e não menos importantes como a imprensa puxassaco faz questão de ressaltar.

    ResponderExcluir
  11. Kelly Roulla, Corinthiana Ensandecida8 de julho de 2014 12:13

    Muito drama e pouco futebol e depois os argentinos é que são passionais e jogam como se dançassem tango, né? Neymar, fio, descansa aê, cata a Marquezine num cantinho que os verdadeiros jogadores vão ganhar essa, diboua e nem lembram mais que vc, o maior cai-cai que já existiu, está indisponível no momento. Torcendo pela estrela do David Luiz cegar todos neymazettes!! E vai Corinthians!!

    ResponderExcluir
  12. Os flashes da programação da tv aberta se pudessem tinham camera até dentro do vaso sanitário do Neymar, o cara tá fora e não dão folga no dramalhão mexicano, meu segue os caras que vão decidir daqui a pouco e não o que já foi nocauteado, saco isso.

    ResponderExcluir
  13. Neymar só jogou contra a Croacia e contra o Chile, jogos em que foi sim DECISIVO, nos demais fez media como o não menos malandro Fred, esses dois necessitam de cameras e microfones como nós de oxigenio. De qualquer modo, Neymar tá fora, não desejo nada de ruim só que se recupere porque não sou uma bitch escruóta e sem sentimentos como maioria dos que frequentam a cracolandia que é a internet.

    ResponderExcluir
  14. Neymar valeu, vamos ser campeões em casa, o pessoal tá dizendo que o resto da seleção vai jogar POR VC, mentira, vão jogar pra brilhar e faturar tanto ou mais que vc em publicidades de anticaspa e produtos esportivos. Afinal se eles fizerem algo significativo vão ser os novos pikadasgaláxias e vc vai pagar de tiozinho acamado, com beijinho da estrela global e staff medico na sala ao lado, tipo novela mexicana mesmo, kkkkkkk..... Meu, só zoeira essa copa no Brasil, não estavamos preparados pra ser normais e civilizados assim de repente, estamos num nível mais canibal e desumano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Neymar não sabe ler, fofa. Grava a sua mensagem com um microfone e manda pro e-mail dele: neymar.divo@meukoo.com.br

      Excluir
  15. Neymar não jogará no domingo estando bom ou não. O Brasil sai hoje da Copa das Copas perdendo de lavada para a Alemanha kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sai não.

      Tecnicamnete, ainda falta um jogo: o da disputa pelo 3o. lugar no sábado.

      Excluir
    2. É, tem razão Tony, mas o 3º lugar não vale muito. Ninguém lembra depois kkkkkkkkkkk

      Excluir
  16. Como bom antipetista já posso comemorar o Brasil perdeu, mas perdeu de um jeito nunca dantes visto, perdeu fragorosamente!! Dilma?? Reeleição?? Isso NÃO TE PERTENCE MAIS, FÓFIS!!!

    ResponderExcluir
  17. espero q agora a dilma perca as eleicoes, ja q 50% dos brasileiros votam baseados em emocoes e nao em razao

    ResponderExcluir
  18. Foi tanto gol, que aprendi a cantar o hino da Alemanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huhhahahahahaahh eu também, Galvão perdeu até a voz, tadinho....

      Excluir
  19. 7 versus 1 - Foi um placar proporcional a corrupção que aconteceu para construir esses estádios de futebol.

    ResponderExcluir
  20. AMANHA VOLTA TUDO ÀS "BOAS"!!! Empregadores: convoquem gente para trabalhar; Saúde: volte a atender quem está morrendo no SUS, com os hospitais padrão FIFA; Educação: volta às aulas em escolas que o teto vai desabar a qualquer momento; Infraestrutura: viadutos do minha copa minha vida despencando; Economia: vamos combater a inflação!!!!

    ResponderExcluir
  21. Plantão do BBB - Copa do Mundo9 de julho de 2014 02:01

    Vem Brasil, vem chorar aqui fora, vc está eliminado.

    ResponderExcluir
  22. Tony vc tá quase profeta, por enquanto tá na fase Beato Salú.... kkkkkkk... Brasewww não fica assim, foi só uma coisa assim HISTÓRICA que implodiu o episódio Maracanazo e iniciou nova era (Mineiraço), sem falar num sem numero de piadas com numero sete ....

    ResponderExcluir
  23. Primeiro tempo lacrou, termos como 'legado' devem ser evitados nos palanques...

    ResponderExcluir
  24. Povo triste, mas o que dizer?? Focaram muito no dramalhão e esqueceram das outras tramas no entorno [tática, frieza, autocontrole]... Assim um novelão não funciona mesmo. Alemanha jamais esquecerá dessa copa e nós também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dormir, Papai Trincado da Capital...

      Excluir
    2. Máquina do tempo?? Responder três horas antes (de volta pra o futuro? vingador do futuro? eu hein).... Tem que vê issaê.... by the way Pearls is a very boring character, volta com o 5D, prefiro humor a veneno.

      Excluir
  25. ATENCAO!!! : tudo o que vem de Minas da um AZAR ….

    ResponderExcluir