terça-feira, 3 de junho de 2014

SAUDADES DE JUNHO


Ontem fui à pré-estreia de "Junho", o primeiro longa-metragem produzido pela Folha de São Paulo. O diretor do filme, o fotógrafo João Wainer, combinou material jornalístico produzido para o programa "TV Folha" com depoimentos de alguns dos protagonistas das manifestações do ano passado e alguns colunistas do próprio jornal. O resultado é uma narrativa abrangente de um movimento que parecia que ia mudar o Brasil, mas não mudou. Não há locução em off explicando a cronologia, nem nenhuma grande conclusão final - e nem haveria de ter, pois acho que o fenômeno permanece inconcluso. Senti um foco excessivo em São Paulo e pouca presença dos outros estados na tela. Mas este viés é compensado pelos testemunhais, principalmente os de Sérgio Vaz (que aparece de camiseta azul no trailer aí em cima). Com lucidez e bom humor, o "poeta da periferia" compara junho de 2013 a uma ejaculação precoce.

Foi mesmo. Contaminadas por um número excessivo de reivindicações e pelos perniciosos black blocs, as passeatas primeiro incharam para depois minguarem. Algumas conquistas foram alcançadas no calor da hora: o Congresso repeliu a PEC 37 e o famigerado projeto da "cura gay" do Infeliciano, mas nenhuma mudança estrutural aconteceu. E isto apesar da própria Dilma ter proposto uma mais do que urgente reforma política, que foi abatida a tiros vindos de todos os lados. Um ano depois, a presidenta continua em primeiro nas pesquisas, e nenhum candidato da oposição conseguiu capitalizar o mal-estar que explodiu nas ruas. Pior: o Brasil parece ter se acomodado outra vez, com protestos violentos porém estéreis de vez em quando e uma terrível sensação de que nada tem jeito, portanto foda-se. Tenho saudade do espírito militante que levou tanta gente a reclamar, e também o medo desse junho tão agitado ter acontecido no ano errado. Mas não quero ser pessimista: ainda temos a Copa pela frente, e uma longa campanha antes das eleições de outubro. Alguma coisa precisa mudar.

39 comentários:

  1. Só para lembrar que "Junho" estreia na próxima quinta-feira (dia 05) não somente nos cinemas mas também simultaneamente pelo iTunes (onde pode ser comprado ou alugado).

    ResponderExcluir
  2. Gato + Idoso = Gatoso!!3 de junho de 2014 13:53

    Também sinto saudades daquela intempérie humana, aquele bando de gente na rua, reivindicando pura e tão somente o que lhe é de direito e que lhe é negado 24h/dia,7dias/semana: dignidade enquanto cidadãos contribuinte$ para os cofre$ de todo$ o$ governo$ (esferas municipal, estadual, federal)..... Saudades do que poderia ter sido e não foi....... Eta Brasil vc parece massa de pão: tem de apanhar muito até ganhar forma........

    ResponderExcluir
  3. Kelly Roulla, Corinthiana Ensandecida3 de junho de 2014 13:55

    E afinal os ânimos arrefeceram - olha que portuga TUDO - daí gigante virou de lado e disse QUE SE FODA, É CORRUPÇÃO DEMAIS, NÃO DOU CONTA e voltou ao seu sono profundo. Chora Brasil! Chupa Populacho!!

    ResponderExcluir
  4. Muitas coisas precisam mudar e pra ontem desde milenio passado...... Como lidar que até manifestações como essa viraram modinha e serviram em alguns casos pra abrigar vândalos dispostos a quebrar o que vissem pela frente sem nem saber porque estavam dentro do movimento? Eles desclassificaram e esvaziaram segmentos que poderiam sim ter promovido alguma mudança significativa. Vergonha até disso no Brasil: a DESorganização.

    ResponderExcluir
  5. Bicha Reclamona Leitora do B.log3 de junho de 2014 14:13

    Pelo tanto que os pulhas prometeram que votariam projetos de interesse popular e não votaram e pelo tanto que Dilma foi demagoga durante a condução da crise é que eu ODEIO cada vez mais tudo que aí está, tratam brasileiro como um cérebro de ervilha e maioria dos brasileiros aceita ser tratado assim. Pronto, desabafei-reclamei-evacuei.... Vida que segue.....

    ResponderExcluir
  6. Não acho que ainda não deu resultado, depois vieram rolezinhos e tudo mais... hà um clima de que algo precisa mudar na forma de organização política da sociedade brasileira, o problema é como fazer isso acontecer dentro de um sistema político problemático como o nosso, a reforma política deveria ser a bandeira da cidadania e n de partido X ou Y,e caso ela não ocorra acho que tudo pode acontecer de novo, e com mais força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! E o trailer ficou massa!

      Excluir
  7. Não tem nada a ver com o assunto, mas olhe só: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/06/02/ninguem-nasce-gay-nem-sai-do-armario-os-perigos-da-propaganda-homossexual-na-midia-conservadora/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada a ver com o assunto, mas poderia ser o tema de um novo post do Tony. Esse Felipe Moura Brasil é um babaca, que vive vomitando bobagens preconceituosas como se fossem genialidades. Já era hora desse verme ser desmascarado.

      Excluir
    2. Algumas pessoas me mandaram esta matéria, por aqui e pelo Facebook. Eu nem queria ler para não dar prestígio para esse cara, mas agora vou ver o que ele escreveu. Devo soltar um post a respeito amanhã.

      Excluir
    3. Tem vários argumentos estúpidos nessa coluna. É engraçado como ele insiste que homossexualidade é aprendida, mas nunca coloca um estudo ou pesquisa que apoia esse tipo de alegação. Se ele pesquisar, verá que os cientistas já tem um consenso sobre a homossexualidade ser parcialmente hereditável, pelo menos em homens, pelo fato de, se um irmão gêmeo é gay, o outro também será, com uma probabilidade maior do que se ambos fossem irmãos não-univitelinos.
      Claro que o debate de ser gay aprende-se ou não não é tão importante assim, pois mesmo se fosse escolha, merecemos o mesmo respeito e dignidade que heterosexuais.

      Excluir
  8. Ainda acho, talvez por pura teoria da conspiração, que os black blocks foram financiados e infiltrados por políticos nas manifestações para, através da violência, espantar o povo das ruas e colocar a opinião pública contra as manifestações e cada vez que vejo jornalista com identificação com a extrema direita enchendo a boca para nomear de vândalos qualquer manifestante, eu tenho quase certeza disso.

    ResponderExcluir
  9. O nome do problema é Maçonaria!

    Enquanto sociedades secretas existirem, não haverá TRANSPARÊNCIA.

    Eles se protegem uns aos outros POR JURAMENTO.

    Se consideram melhores, mais iluminados que os "profanos".

    Gostam do número 11.

    Veja que a revista Veja foi inaugurada no dia 11 de Setembro.

    Mesmo dia do golpe anti-democratico do Chile.

    E dos ataques nas torres gêmeas (11) de Nova York.

    Albert Pike 1871
    " A terceira guerra mundial deverá ser fomentada através do aproveitamento dos diferendos promovidos pelos agentes dos iluminados entre o sionismo político (judeus) e os dirigentes do mundo muçulmano.
    A guerra deve ser orientada de tal forma que o islão e o sionismo político (Israel) se destruam mutuamente, enquanto outras nações se vêem obrigadas a entrar na luta, até ao ponto de se esgotarem física, mental, espiritual e economicamente..."

    Ler mais: http://humanidade-em-risco.webnode.pt/sociedades-secretas/

    Eles infestam o "cenário político" e se auto-denominam "iluminados".

    http://www.youtube.com/watch?v=xSt4TSBB5k4

    Jesus já falava:

    "Os conhecerão pelos seus FRUTOS."

    Comandam tudo!

    Inclusive a justiça e polícia corrupta do Brasil.

    São os responsáveis (junto com o Vaticano) pela cultura altamente hipócrita e homofóbica que existe na sociedade Brasileira.

    The 5D Raver
    www.the5draver.info


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, stop it, man!! Hitler baseou-se em coisas assim pra perseguir e matar judeus, teorias de conspiração: eu digo NÃO!! Ao se eleger um grupo como culpado por tudo que pesa sobre o mundo fatalmente estaremos sendo injustos, vc não vê isso?

      Excluir
    2. Dizem que a "conspiração" (voce sabe o significado literal de conspiração? Duas ou mais pessoas tramando para cometer um crime. CONSPIRAÇÃO é a realidade de inúmeros atos na Terra) da Nova Ordem Mundial é comandada pelos Judeus:

      Eles mandam em bancos, em mídia e Hollywood e na política externa dos Estados Unidos.

      Acontece que.... sua "Suprema" Corte é toda em simbolismo arquitetônico maçônico.

      QUEM MANDA EM QUEM?

      O Papa João Paulo I morreu com 33 dias de papado.

      Quem manda em quem? Vaticano ou Maçonaria?

      Eles gostam do número 11 e seus múltiplos.

      Acha que temos 11 membros na Corte "Superior" do Brasil à toa?

      E que ela nunca na sua história puniu nenhum político até essa estória do mensalão?

      Acha que é coincidência que são 11 jogadores num time de futebol. Fazendo 22 o total de jogadores numa partida?

      Que 22 foi o dia em que o Brasil foi descoberto?

      Que 33 é a soma da data do dia em que Getúlio Vargas cometeu "suicídio"?

      Não acredito que estou sendo injusto com essa máfia arrogante que manda e desmanda no pobre, violento, homofóbico e corrupto Brasil.

      E não estou falando que todos devam ser enviados a campos de concentração e assassinados em massa.

      Isso é invenção sua.

      Estou sim falando que devemos ACORDAR para o problema REAL que é MUNDIAL como demonstrado na corte "superior" de Israel.

      Quem manda em quem? Judaismo ou Maçonaria?

      http://revellationline888.blogspot.com.br/2013/06/a-suprema-corte-de-israel-e-o-ocultismo.html

      "Os conhecerão pelos seus FRUTOS."

      VEJA voce os frutos do mundo que eles criaram e COMANDAM.

      The 5D Raver
      www.the5draver.info

      Excluir
    3. Será que todo pensamento é assim redondinho, perfeitinho, sei não, meu, que tal tomar um sorvete? Nada é definitivo tudo está em mutação-ebulição.

      Excluir
    4. A verdade, por ser verdade, geralmente é sem debate.

      Sabe quantos andares tinham as torres gêmeas de Nova York? 110.

      E o edifício WTC7 que também foi demolido, ooops, "caiu" no dia 11 de Setembro de 2001 (11 + 9 + 3 = 23 - pentagrama invertido. ESTUDE sobre.)? 47. 4+7 = 11.

      Acredito que os "atentados terroristas" de Setembro 11 foram executados "assim redondinho, perfeitinho".

      Tanto foi que TRES prédios caíram dentro de suas próprias demarcações.

      Com isso passaram o "Ato Patriota" de não sei quantas mil folhas na mesma hora, que transforma quase todo mundo no planeta em "terrorista".

      "Os conhecerão pelos seus FRUTOS!"

      Tem maçons na família? É um?

      Por isso a birra?

      https://sites.google.com/site/oprofetamundial2/os-numeros-e-os-illuminatis

      O Papa "Católico" Francisco foi eleito no dia: 13 de Março de 2013.

      1 + 3 + 3 + 2 + 1 + 3 = 13.

      13 duplo.

      Do dia 13.

      E da data que soma 13.

      Voce não precisa de sorvete.

      Voce precisa é de banho frio. Muito frio.

      The 5D Raver
      www.the5draver.info

      PS - Os extra-terrestres estão dispostos a nos ajudar acabar com essa "palhaçada" criminosa toda. Mas nunca no invadirão pois não podem interferir em planetas menos avançados. Precisam serem chamados. São telepáticos. Uma rezinha a noite antes de dormir para que eles apareçam mais e mais nos nossos céus já basta. Aí sim, a coisa vai ebulir nesse planeta. Quantos adolescentes não se mataram por causa das mentiras venenosas que esses Papas - historicamente - vem pregando para a população analfabeta brasileira - e mundial?

      Excluir
  10. Pronto! A coisa descambou pra outro lado e a discussão fez que nem a vaca, foi pro brejo! Valei-me algumas bee tão loukadoedy nestes dias turbulentos.

    ResponderExcluir
  11. O mio babbino caro
    Acredito que o fenômeno foi concluído, principalmente quando repasso em memória, a maioria dos tipos que vi protestando.

    ResponderExcluir
  12. Quanta bobagem… so serviu pra fazer sair do brasil bilhoes de dolares em investimentos, gracas a foia!

    ResponderExcluir
  13. Ia mudar o Brasil? De que forma? Ejaculação precoce? Acho que estavam esperando uma reedição da Marcha da Família, ou uma extensão da Primavera Árabe. Mas não foi, ainda bem.

    As manifestações sequer foram só antigoverno, como muitos gostariam. Foram contra a falta de respeito e transparência, do governo atual e dos que virão. De lá para cá o transporte público também ganhou um inegável espaço na agenda pública, e só isso já justificaria tudo.

    Foi um flashmob gigantesco, para transmitir um recado. Mas a mídia envelhecida e as opiniões formadas por ela vão continuar lamentando o sangue e a desgraça que não foram ejaculados.

    Eu até gostaria de lamentar a falta de um candidato para capitalizar a insatisfação, mas, pensando bem, isso aqui é século XXI. Já chega de Lindberghs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja junho de 2013 deveria ser ignorado? Não deveria ter rendido esse filme 'como a maioria gostaria', é isso?

      Excluir
    2. Vc reduz o que foi a um mega flashmob, vc mais uma vez simplificou, vc mais uma vez foi vc = limitado.

      Excluir
    3. Sabe, véi, realmente ler isso que vc teclou me faz ter vergonha da mente de alguns compatriotas........ Um dia após o outro e mais outro algum vislumbre de senso crítico versus o seu senso de acampamento-doutrinação.

      Excluir
  14. Tony, se a PEC 137 mencionada se refere àquela que tirava os poderes de investigação do Ministério Público, não seria a PEC 37?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim.

      Falha minha. Já corrigi, obrigado.

      Excluir
  15. Junho de 2013 já é historia embora alguns venham aqui reduzir o que foi aquilo, reduzem porque não querem macular a sacrossanta imagem dos governos de esquerda (dilmistas e lulistas), ou seja está ruim, mas não está tããão ruim porque está com o PT na cadeira máxima de Brasília, meu, se isso não for alienação eu páro de dar melkoo e 'viro' hétero.

    ResponderExcluir
  16. A copa vai acontecer incólume, mas agora petrlaahs sabem que a qualquer hora povo se azeda novamente..... Isso eles sabem..... pode não ser 365 dias depois em junho de 2014 mas pode eclodir em outubro ou pós-outubro, aguarde próximo sapo sem água e a grita recomeça, lyndas!

    ResponderExcluir
  17. Thomas Schwarzenegger6 de junho de 2014 01:47

    Que se dane as petralhas da folha de pagamento da máquina nazipetista, mas adorei o kissuco fervendo em junho do ano passado, achava muito linda aquela vibe 'anos rebeldes' tão ligados?!?! E torço por um remember ainda para este ano, se não na copa, mas ao longo do processo das eleições 2014 que, se ninguem fizer nada, mais uma vez vão ser roubadas para o fã-clube dilmista-lulista já adictos do poder. Tenho ESPERANÇA ao contrário da Regina que tinha MEDO.

    ResponderExcluir
  18. Ellen Degenerada6 de junho de 2014 01:49

    Junho/2013 tem legado que a copa deste ano jamais terá: despertar o brasileiro alienado para questões políticas graves como o estupro tributário a que todos nós somos submetidos 365 dias/ano.

    ResponderExcluir
  19. Vcs acham mesmo que seremos copeiros limpos, asseados e ordeiros diante das gorjetinhas da Tia Fifa? Afff, malvadas, ok, ingênuas jamé!!

    ResponderExcluir
  20. Calma corruPTbitches, a copa ainda não começou, tudo são prognósticos, deixa a bagaça começar primeiro e ao sinal de mínimo desconforto o 'gado' conduzido pelas instituições se desgoverna e ganha as ruas again and again, daí todas voltarão aqui dizendo que já sabiam... ah bitches vcs são modinha até nas desgraças, previsíveis do k-ráleo!!

    ResponderExcluir
  21. Foram os black blocs um mal necessário? Acho que sim!! Mas logo se tornaram um troço incontrolável na violência e um chamariz para vândalos, talvez não fosse essa a intenção inicial, mas foi o que sinalizou. Vai ter copa e vai ter protesto disse o Samuel Rosa essa semana durante lançamento de novo álbum, eu tô nessa ideia também.

    ResponderExcluir
  22. Del.iradora do 5D sem óculos, cai fora!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque a hostilidade gratuita?

      Maçonzéco metido a "filantrópico iluminado"?

      Eles que "tornam o país inteiro num puteiro pois assim se ganha mais dinheiro" e eu é que pago o pato?

      Não é a toa que o país é essa bosta corrupta que é...

      Tem delírio não!

      Vi a "bola de luz" no céu duas vezes. A segunda eu tirei foto da janela da minha casa. Até onde eu morava os seres de civilizações AVANÇADAS sabiam! Tirei foto:

      http://www.the5draver.info/ovniufo/4578362263

      São telepáticos!

      Já imaginou a sociedade deles? Energia limpa e gratuita.

      Sem essa de "apagão" (testes sociológicos feito na população sofrida).

      Sem essa de cano de descarga que empretece os pulmões com fumaça de gasolina e oleo dísel que os donos do poder criam guerras só para roubarem outras terras ricas de petróleo.

      Sem essa de "pre-sal como technologia de ponta" babozela pra enganar PROFANOS BURROS ENGANADOS E MANTIDOS NA IGNORANCIA - ESCOLAR E ESPIRITUAL.

      Emfim, muito melhor que a pobreza e injustiça que impera nesse país MEDIOCRE e CRIMINOSO.

      The 5D Raver
      www.the5draver.info
      PS - Eles são telepáticos. Precisam só que nós PENSEMOS neles.
      Foi assim que apareceram para minha pessoa: pedi - e fui atendido.

      Excluir
  23. Acho que conquistamos o direito eterno de nos indignar, isso é bastante significativo, tb vi políticos em Brasília trancadinhos em suas salas se roendo [já que são ratos] de medinho de enfrentar a fúria do povo, isso não tem preço como diria um famoso comercial de cartão de credito.

    ResponderExcluir
  24. Deliradora5D manda um recado pro Giovanah Pearls se ela não parar de ser alienada os maçons vão comer o cérebro dela numa meia noite de 12 pra 13 de qualquer mês, ok? Huahahahahahah jah que não se pode mais rir com 11 letras k [o antigo kkkkkk....], te acho um personagem tão Cleycianne que até enfrento o famoso do not feed the troll para te responder, bye gata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ku Klux Klan foi criada exatamente para demonstrar quem estava por trás dela: KKK = 11 11 11 = 33.

      Dizem que um dos fundadores foi Albert Pike, conhece? A bicha psicopata? A do plano das Três Guerras Mundiais, a qual estamos quase chegando entre Mulçumanos e Israel?

      "O Plano secreto de Pike para controlar o mundo previa a necessidade de três guerras mundiais. Paremos aqui por um momento para lembrar a data dessa predição: 22 de janeiro de 1870. Essa data é 44 anos antes do início da Primeira Guerra Mundial. Uma vez que compreendamos os fatos que compartilhamos e percebamos a extensão do tempo entre essa predição e o início do seu cumprimento, poderemos compreender como forças sobrenaturais estavam realmente em controle. Além disso, 22 de janeiro de 1870 também tem significado ocultista. O número 22 é um dos três números primários importantes para os ocultistas (11, 22 e 33).

      É surpreendente como o esboço da história dada por Pike tem se cumprido etapa a etapa. Apesar da informação sobre a Terceira Guerra Mundial, como o último evento a seguir, não ter se implementado ainda, é muito claro perceber os acontecimentos que estão no cenário mundial - a divisão entre nações muçulmanas e os sionistas (o estado de Israel). Parece que a terceira grande batalha não está longe de ser cumprida. Já estamos na partida inicial dela, basta acompanharmos os noticiários. É perigo iminente! E sabemos bem o que acontece tragicamente depois que uma guerra chega ao fim. Milhões ou até mesmo bilhões de vidas ceifadas e um caos generalizado instalado, exatamente como os Illuminatis vêm planejando ao longo dos tempos. E o Plano de Pike prevê que o anti-Cristo surgirá a partir desta fumaça, poeira e destruição causadas por esta revolução. "

      http://www.priscilaemaxwellpalheta.com/2012/03/personalidades-satanicas-parte-5-albert.html

      Eu acho os maçons TODOS uns escrotos.

      Lógico que tem "gente boa" nela. Mas já o primeiro juramento mostra que eles não são tão "gente boa" assim pois entram sem "reservas mentais" em coisas que nem sabem como REALMENTE funcionam...

      "- Jurais e prometeis reconhecer como única autoridade maçônica legal e legítima nesta jurisdição, a Muit.'. Resp.'. LOJ.'.SIM.'.REIN.'. do RJ.'., da qual depende esta Loj.'., seguir suas leis e regulamentos, bem como acatar todas as decisões ou ordens legais e legítimas dos que vierem a ser vossos superiores?
      - Eu o juro!
      - Agora, senhor, repeti as palavras que vou ditar-vos e que são o complemento de vosso juramento:
      - Tudo isso eu prometo cumprir sem sofisma, equívoco ou reserva mental, e se eu violar esta promessa, que faço sem a mínima coação, seja-me a.'. a l.'., o p.'. c.'. e meu c.'. e.'. em l.'. i.'. onde fique em perpétuo esquecimento, sendo eu declarado sacrílego para com Deus e desonrado para com todos os homens. Assim seja!"

      http://rosamisticatemplarios.blogspot.com.br/2010/03/juramento-do-aprendiz-macom.html

      As letrinhas acima "seja-me a.'. a l.'., o p.'. c.'. e meu c.'. e.'. em l.'. i.'. " deve ser a parte onde se dizia (dizem que não dizem mais... sei) “Se violar este juramento, seja-me arrancada a língua, o pescoço cortado e meu corpo enterrado na areia do mar...”

      Bom, não importa, o que importa é que COMANDAM todos os grandes postos de poder, e Jesus já dizia:

      "Os conhecerão pelos seus FRUTOS!"

      Espero que a Terceira Guerra Mundial que a coronéia má tanto queria não se manifeste.

      Aliás, os extra-terrestres estão clamando fazerem as cabeças de misseis nucleares não serem acionadas.

      Se é verdade ou não (ou mentiras de "think-tanks" sociológicos) não sei!

      Sei que tá na net!!!

      hehe





      Excluir