segunda-feira, 26 de maio de 2014

PERU EM CHAMAS

"Heli" levou o prêmio de melhor direção no festival de Cannes do ano passado e foi o representante do México no Oscar de filme estrangeiro. Mesmo com tanto pedigree, foi lançado sem estardalhaço no mercado brasileiro. Porque não é nada fácil: as paisagens são áridas, não há trilha sonora e o ritmo é quase contemplativo - a não ser por uma explosão de violência lá pelas tantas que é de embrulhar o estômago. Já que quase ninguém vai ver mesmo, vou contar aqui o que acontece: traficantes capturam um jovem cadete do exército que lhes roubou alguns pacotes de cocaína. A sessão de tortura a que submetem o coitado culmina com álcool sendo jogado sobre suas partes pudendas, onde depois ateiam fogo. Tudo filmado sem cortes e de frente para a câmera, resultando numa das sequências mais horripilantes de todos os tempos. Não sei como fizeram: só sei que me doeu na alma. Ainda bem que o pessoal que anda saindo no meio de "Praia do Futuro" ignore este filme. Talvez incendiassem a sala de cinema, desavisados que são.

4 comentários:

  1. E o p.. do ator e gostoso pelo menos?

    ResponderExcluir
  2. Só porque estou antenada nas novas tendências:

    Eu não vi o filme...
    Mas só de ler o Tony dizendo que não há trilha sonora nas cenas em Guanajuato (é a provincia do filme, bicha desinformada!!), fiquei com a impressão que o filme inteiro é só pra chocar com "Mexico para não mexicanos". Só conversei com gente que não viu o filme e tiveram a mesma impressão. Provavelmente a cocaína deve ser usada por algum dos personagens só para um tapa no clima de hedonismo e pronto.

    E apesar do vínculo direto do Bolaños com o país ( minha coleção com todos os episódios, comprada em 10 vezes no cartão, deve chegar mês que vem, uhu!), eu não senti uma conexão direta entre as duas coisas (e olha que eu passei muitas das minhas tardes assistindo Chaves e Chapolin no SBT, até mesmo enquanto dava uns amassos num cafuçu magia lá do bairro)

    Enfim, só posso dar uma opinião melhor depois de ver o filme, embora ache que não há chances nenhuma desse negócio passar aqui. Baixar pelo torrent não rola... é pior que guerra pra se livrar dos virus que vem junto com o arquivo.

    Agora vou ali comer a Curry-wurst do meu cafuçu..
    Um beijo e auf wiederschreiben!!

    ResponderExcluir