sexta-feira, 30 de maio de 2014

O JUIZ FORA DA CURVA

O Brasil foi pego de surpresa com a notícia da aposentadoria precoce de Joaquim Barbosa. Como sempre, o futuro ex-ministro do STF agiu fora do script. Anunciou que vai deixar o tribunal quando não há mais tempo para se candidatar a nada, contrariando meses de especulação. Que agora se voltaram para as razões desta inesperada saída de cena: será que foi motivada apenas por suas crônicas dores nos quadris? "O Globo" de hoje diz que Barbosa não estava gostando das ameaças que vinha recebendo pela internet, e que teria ficado traumatizado com o achaque que sofreu de petralhas num restaurante em Brasília. Duvido que isto tenha sido o suficiente: um cara de veio de onde ele veio e chegou onde chegou não se assustaria com bravatas de moleques. Temo que o perigo tenha vindo de mais em cima, mas não quero ficar dando palpite à toa.

O fato é que Joaquim Barbosa é um ponto fora da curva entre as figuras públicas brasileiras. Com ele não existe jeitinho, conversinha e outros inhos tão caros à índole nacional. O cara é duro, para o bem e para o mal. Indispôs-se com praticamente todos os colegas de tribunal - todos, sem exceção, brancos e vindos da classe média para cima. Barbosa não reconhece a nossa cultura implícita de privilégios natos, tampouco a troca de favores e o apadrinhamento. Para espanto e horror de Lula, jamais se mostrou "agradecido" por ter sido alçado à corte suprema. Tem pavio curto e uma dificuldade enorme em dialogar, mas quem dera houvesse muitos outros como ele. Só espero que essa retirada seja temporária.

35 comentários:

  1. Quem dera existissem tantos outros como ele. Para negar aos condenados ao regime semi-aberto os direitos que suas sentenças não haviam restringidos, à revelia, inclusive, da jurisprudência dominante na Corte.

    ResponderExcluir
  2. Tony, vc é mto lacerdista.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a aposentadoria não foi tão surpresa assim. Li em artigo no final do ano passado que Joaquim Barbosa já havia confidenciado a um grupo mais íntimo que aposentaria antes da idade limite para não precisar passar pela humilhação de ser comandado por Lewandoski, que assume o STF no final deste ano segundo o rodízio normal da presidência. A aposentadoria de Barbosa era, portanto, esperada mesmo para agora.

    Joaquim Barbosa mudou um pouco o Brasil, e para muito melhor. Vai ser uma vergonha ver o STF presidido pelo ministro Lewandowski, um homem sem um centésimo da carreira de Barbosa e que só chegou onde chegou por ser amigo pessoal de dona Marisa Letícia, ex-primeira dama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o leigo juridico Joaquim Barraco é um herói. Para o mundo jurídico é uma unanime aberração. Condenado por juristas liberais e conservadores, associacoes de magistrados, OABs, academias de Direito...

      Vaidoso, despreparado, emocionalmente desequilibrado, vingativo, altamente complexado pela origem negra. Um jornalista da Globo esta sendo processado por revelar o que todos sabiam: JB só chegou a ser ministro por que Lula exigiu um candidato negro, e na falta de alguem melhor, vai o Joaquim Barraco mesmo.
      Ressentido por ter sido escolhido pela sua raça e não pelo saber juridico (modesto), voltou-se contra seus criadores petistas (ps. Dirceu discordou de nomeação por motivo etnicos, advertindo que JB nao tinha elevado saber juridico); comandou numa louca cavalgada um julgamento de excessao altamente questionável em duzias de pontos, ou seja um julgamento porco.

      Sai por tres motivos:
      1. Devido a seus erros, foi isolado no proprio STF e em todo o mundo juridico;
      2. Já não conta com o apoio incondicional da Direita, porque já concluiu o serviço contra a Esquerda e não tem mais serventia, sua atuação erratica esta desmoralizando ainda mais o julgamento que conduziu;
      3. Não aceitará ser subordinado e humilhado por Lewandowski um ministro juridicamente mais consistente.

      Excluir
    2. Cabocla magoada.

      Excluir
    3. Concordo plenamente com o Bleu Indigo.

      Excluir
    4. Bleu Indigo como sempre arrasou com as duas "bogueiras" reacas!

      Excluir
    5. Lydynha Is Gonna Smash U3 de junho de 2014 20:19

      Esqueceu de fuçar também a ficha ultraencardida do Lewandowski que NUNCA foi santo, representou um lobby fortíssimo anti-Joaquim Barbosa e que agora vai voltar a fazer do STF um museu de cera onde nada ou quase nada de relevante acontece. Brasileiros cada dia mais f@&*¨&*(*#.........

      Excluir
    6. Tipo reconhecimento da união estável homoafetiva?
      Tipo permissão de aborto de anencéfalos?
      Tipo validade da lei da ficha limpa?

      Meu caro, o STF faz muito mais do que mensalão...

      Excluir
  4. tb me assustei com a saida dele, mas acho que ele realmete já devia estar de saco cheio e com o sentimento de dever cumprido, especialmente depois que o supremo resolveu rever a questao de formação de uadrilha do mesalao! acho que ele foi super correto em sair bemquandonão dava mais tempo de se candidatar a nada, acho que ele mostra etica ao nção se aproveitar do efeito mensalao na carreira dele! a justiça comum precisava muitos Joaquins, pois tem muito bandido periggoso solto porque os juizes tem medo de bancar o que le bancou! vai cdeixxar saudades, oxala entre na vida publica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, muito pior que os bandidos, tem políticos soltos por Brasilia e viajando por todo o Brasil de avião da FAB ou em jatinho de traficante ou em avião de carreira pago com nosso suor. Seja para implantar cabelos na careca ou pentelhos na boca...

      Excluir
  5. Infelizmente ele só ficou conhecido pelo que fez 'contra' algumas figuras, e não por suas posturas em relação à coisa pública. Ser do contra é sempre fácil, ainda mais quando muita gente espera exatamente isso. Suas licenças de trabalho por dor nas costas, quando era visto em bares e restaurantes, a criação de 'empresas-fantasma' para pagar menos imposto (em desrespeito às regras), seus recursos para receber mais dinheiro da UFRJ (pelo período não trabalhado), diárias pagas por dias de férias na Europa, tudo isso mostra que ser ético é bem mais difícil do que buscar o aplauso. Uma figura lamentável, que no entanto ainda vai entrar para a política e mostrar a sua verdadeira face. Aguardem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joaquim Barbosa não pertence aos quadros da UFRJ.

      Excluir
    2. Aos amigos tudo, aos inimigos, a lei.
      Ele só foi duro para o mal. Querer calar os colegas num colegiado é o fim. Ele assumiu o papel de legislador, de acusação, de rei da cocada preta. Ele tomou o julgamento para si, quando na verdade era do STF. Não duvido do mensalão, mas que ele forçou todas as barras (a ponto de criar uma regra que vai prejudicar presos em todo o país), isso forçou.

      Excluir
    3. Petista é complicado... Contente-se queridinho. Você amou ladrões!

      Excluir
  6. O mio babbino caro
    Será que chegaria tão longe se estivesse julgando a Direita. à parte isso, ele me ganhou quando peitou, Mendes: "Vossa Excelência não está falando com seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar".

    ResponderExcluir
  7. Tem aquele lance tbém que o filho dele foi empregado por Luciano Huck e ele julgou um caso do pai do apresentador...
    No fundo, no fundo, acho que a pessoa percebeu que poderia se destacar chutando cachorro morto...
    Queria muito ver ele julgando as ladrões dos casos de licitações fraudulentas dos trens em SP... Será que ele teria a mesma impetuosidade com o povo do PSDB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem são os seus cachorros mortos? Dirceu, que dirigiu Lula nos filmes 'Rumo a Brasilia' e 'Daqui não saio, daqui ninguém me tira'? Genoino, o estofo moral do PT? Dutra, o futuro do PT? Delúbio, o tesoureiro do PT? Francamente não é hora para deboche.

      Excluir
  8. Purpurinado no exagero esse texto, hein?
    Não estou reconhecendo aí aquele Tony investigativo, cínico e deslumbrante, quando fustiga alguma coisinha a mais...rs.
    Um Tony fora da curva.

    ResponderExcluir
  9. Rsrsrsrs! Falar q ele ñ sabe o q é apadrinhamento é piada né?! O ódio dele p com Dirceu foi justamente pq este era contra indicação para um cargo q na visão de Dirceu devia ser p merecimento e ñ p indicação! Filho dele aparece nos autos do mensalão como prestador de serviço e recebeu pela Visanet! Depois foi ser funcionário do apresentador! Apresentador esse, filho de um advogado q tinha como juiz esse mesmo q vcs idolatram! Será q maior parte das entidades jurídicas e de outras áreas é q estão erradas em condenar suas atuações destemperadas!? Saída dele é puramente política! Vai ser vitimisado pra pousar de herói pela mídia e atuar como cabo eleitoral da oposição. Só sendo cego e ignorante pra ñ ver essa armação. Começou pelos telejornais com os piguentos qse chorando. Ah que dó! Agora nos jornais se especula q ele tenha sofrido ameaças! Quanta pretenção! Será q todos os seus pares é que estão errados? Ou será q ele ñ tem coragem de ter a mesma atuação no mensalão tucano? Bom final de semana a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o Dirceu devia achar que quem merecia ser indicado para o STF era seu pupilo Waldomiro Diniz [que lamentavelmente estava na prisão].

      Excluir
  10. Anônimo31 de maio de 2014 01:09 disse tudo! o roteirinho ta tao na cara que engana até roteiristas...

    ResponderExcluir
  11. Aguardamos ansiosos a volta dos que não deviam ter ido.

    ResponderExcluir
  12. Tem coisa aí. Achei intrigante essa saída de cena agora, antes das eleições. Isso tem todo jeito de serviço do KGB petista em cima da figura e, ainda, com "exílio" em Miami.

    ResponderExcluir
  13. "Petralha"?Parecendo o blog do Tio Rei,credo.E antes que me acusem ,nao sou PT,nem PSDB,nem porra nenhuma.Ate o Psol me decepcionou esta semana com o caso lá do pastor.

    ResponderExcluir
  14. Agora o povão passa a idolatrá-lo, mesmo com tantas situações mal explicadas em que ele se envolveu. Não acho que ele mereça todo este crédito que vem recebendo pela maioria. Mereceria se realmente estivesse totalmente limpo. Criticar somente um partido por todas as mazelas do país e fazer um maior escândalo quando alguém propõe analisar o todo é uma completa burrice.
    Fora isso, como ele pode se aposentar por vontade própria ganhando o mesmo que ganhava quando trabalhava se no último cargo que ocupou ficou pouco tempo?! É mais um ponto que temos que mudar nesse país de encrencas.
    E antes que venham gritar em resposta ao meu comentário, sou apartidário e anularei meu voto nesta eleição; já está decidido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povão tem de idolatrá-lo mesmo, povão tá sem referencias, se não idolatrar ele vai idolatrar quem? o jetset de Brasília? Sabemos que alguns adoram ser do contra na web, mas criticar esse senhor por ter feito o que devia ser feito, é demais. Ele teve bagos pra fazer o que outros teriam simplesmente relegado, se deixado corromper, agido debaixo dos panos etc. Nem ligo se com isso ele já tava plantando sementinha pra ser político, se assim for, tanto melhor, voto nele, peço voto pra ele, me engajo em campanha whatever nesse sentido, ok, gata? Todos cospem isso e aquilo e no final se dizem sem partido, ah conta outra.

      Excluir
  15. É um cara desrespeitoso, ponto final.

    Essa coisa "ai, ele é duro, ui", foi criada pela imprensa; por uma legião de leigos que sequer se esforça para entender que as decisões do STF são, majoritariamente, colegiadas. O Mensalão foi fruto de decisões do colegiado do STF, que inclui pessoas brilhantes como Celso de Mello, dentre outras.

    Barbosa, dentre suas várias falas dispensáveis, disse que os advogados acordam 11h da manhã. Perguntem aos seus colegas advogados que horas eles foram dormir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rameiras do Ritmo2 de junho de 2014 14:03

      Vc é suspeito pra criticar o cara, vc, giovanni, daniel ozorio e outros nicks frios sempre fecham com PT em qualquer comment aqui e não devemos esquecer que esse foi o cara que mais pôs petistas na cadeia, logo sua indignação deve ser desconsiderada, mesma coisa que ex-mulher falar mal do ex, quem vai dar ouvidos, blá blá blá..... mi mi mi....... coisa de fifi.

      Excluir
  16. Wannabes e Queridinhos do Brasil2 de junho de 2014 13:59

    NUNCA se disse no post que ele não tem defeitos, se disse que ele MORALIZOU o que parecia que ía continuar imoral por milênios, fato é que políticos especialmente da situação NÃO IAM PARA CADEIA, agora divide-se STF em ANTES e DEPOIS Joaquim Barbosa, durmam com estas todos que detestaram ver cumpanhêrada sórdida atrás das grades.

    ResponderExcluir
  17. Rameiras do Ritmo2 de junho de 2014 14:01

    Sabe Joaquim pode ser nosso primeiro presidente negro, vai representar muito bem, dizem todos os canais de noticias que ele tem sim pretensões políticas e que vai aprofundar esse lado agora que não está mais atarefado no STF, uobaaaaa!!

    ResponderExcluir
  18. Joaquim é o cara. Não é perfeito como os incautos querem, porque isso ninguém é. Mas é o tipo de personagem de que o País precisa para dar uma chacoalhada no cinismo.

    Os supostos erros do Mensalão não podem ser colocados só na conta dele, porque o julgamento foi colegiado.

    Pena que ele saiu antes de poder participar do julgamento de outros Xsalões. Agora volta à cena o Supremo Engavetador Federal, para deixar prescrever qualquer escândalo político e fazer certos brasileiros acreditarem que votam nos candidatos mais éticos do Brasil.

    ResponderExcluir
  19. Gente, o que é o poder da mídia de dizer quem é o que, quem é mau, quem é bom.

    Credo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mídia só faz com a cabeça de alguns aquilo que eles permitem, vc pode ler trocentas coisas mas essas coisas não vão anular o que vc já tem de conclusivo, informações somam, outras sofrem o descarte natural.... Tem fontes que são apartidárias, outrs sabemos que tem 'rabo preso', fazer o que? You gotta deal with...

      Excluir
  20. Meus parabéns pelo seu mandato, foi o único que colocou a " cara à bater ", defrontando com quaisquer que seja a classe social que estava lidando, não estava ali pra agradar ninguém, mas pra suprir seu papel e evitando a inconstitucionalidade.

    ResponderExcluir