sexta-feira, 2 de maio de 2014

DOWNTOWN GRACHT

Fazia tempo que eu não lia um romance que me deixasse tão hipnotizado. Até me arrependo de ter deixado "History of a Pleasure Seeker" esperar tanto tempo na fila: comprei o livro no começo de 2012, logo depois de voltar da África do Sul. Queria ler algo que se passasse na Cidade do Cabo, e a Amazon me recomendou esta obra de Richard Mason. O autor é um sul-africano radicado em Londres que estourou aos 18 anos logo com sua estreia, "Drowned People", mas eu nunca tinha ouvido falar dele. Agora estou enfeitiçado: "Pleasure Seeker" é uma variante moderna da história de um empregado que afeta a vida de uma família inteira. A maior parte da ação se passa numa rica casa em Amsterdam, às margens do Herengracht, e lembra muito uma versão holandesa de "Downton Abbey" - se bem que com mais sexo, inclusive gay. Ao contrário do que eu esperava, quase não há África: o livro termina a bordo de um navio rumo à Cidade do Cabo, e a segunda parte se desenrolará em Johannesburgo. Não vejo a hora de ser lançada. Enquanto isto, vou ter que me entreter com a minissérie para a TV, que já entrou em produção.

7 comentários:

  1. Tony,
    A colonização da África do Sul é inglesa ou holandesa? Tira essa dúvida para mim, meu professor de história particular! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas coisas. Os holandeses chegaram primeiro: fundaram a Cidade do Cabo e deram origem aos afrikaners. Mas depois vieram os ingleses e tomaram tudo.

      Excluir
    2. Só complementaria dizendo que ainda que os ingleses tenham "tomado tudo", a cultura holandesa ainda é forte por lá. Há cidades onde se fala mesmo o afrikaan. As pessoas falam inglês como segunda língua nessas cidades, mas com MUITO SOTAQUE.

      Excluir
  2. Tony; já tem edição em português? Fiquei com água na boca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tem. Mas aposto que será lançado quando a minissérie for exibida por aqui.

      Excluir
    2. A bicha é tão sem noção que não sabe nem pesquisar no Google. Tem que perguntar pro professor Tony. É ruim hein?

      Excluir
  3. Esse é o tipo de post que esse blog merece

    ResponderExcluir