quarta-feira, 14 de maio de 2014

DEPOIS DA SEPARAÇÃO

"O Passado" foi  inteiramente rodado na França e é quase todo falado em francês. Mesmo assim, representou o Irã no último Oscar de filme estrangeiro. Não só o diretor Ashgar Farhadi vem de lá como a trama é iraniana até a medula: não existem vilões, só pessoas que cometem erros, e o ritmo é lento porém intenso. Estamos diante de uma espécie de continuação de "A Separação", o trabalho anterior de Farhadi, que levou uma penca de prêmios no mundo inteiro. Lá o drama se passava entre um casal que se divorciava porque ela queria ir embora para a Europa e ele, continuar no Irã. Aqui temos um casal já separado: uma francesa que permaneceu em Paris, enquanto que seu ex-marido iraniano preferiu voltar para casa. Quando o filme começa ele chega para assinar o divórcio, pois ela quer se casar de novo. Só que as coisas não são tão simples assim. A filha mais velha dela (que não é dele) odeia o namorado da mamãe, que por sua vez ainda quer se vingar do homem que a abandonou anos atrás. E assim as camadas de desgraças vão se revelando como numa cebola descascada: sempre há alguma coisa por trás daquela que acabou de ser revelada, num jogo onde todos são um pouco culpados mas ninguém fez de propósito. "O Passado" é um filme denso e adulto, e tenho certeza que muita gente vai achar chatíssimo. Tudo bem: para essa turma está passando "Homem-Aranha 12: o Retorno do Mais do Mesmo".

6 comentários:

  1. Li há alguns meses que Berenice Bejo está esplêndida nesse filme - o que vc achou, Tony?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela mereceu o prêmio de interpretação que ganhou em Cannes no ano passado. Aliás, o elenco todo está fantástico (eu ADORO o Tahar Rahim).

      Excluir
  2. Tony, kd o post da briga Solange X Jay-Z?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho muito o que dizer sobreesse barraco, porque não sabemos o que o provocou.

      Só vale lembrar que somos filmados por câmeras de segurança o tempo todo, e muitas vezes nos esquecemos disso.

      Excluir
  3. Tony, assunto nada a ver com post, mas veja isso:
    http://www.bbc.com/news/uk-england-kent-27405652

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tantos casos registrados de casais gays entre os pinguins (sempre dois machos) que está ficando óbvio que isto está no DNA dos bichos e tem uma função biológica clara, que é cuidar dos filhotes que não têm mãe - algo comum no ambiente hostil em que eles vivem.

      Excluir