sábado, 26 de abril de 2014

PAPAPALOOZA

Amanhã acontece em Roma uma inédita canonização simultânea de dois papas mortos, com a presença de dois papas vivos. Um congestionamento papal que trouxe milhares de turistas à cidade e que, claro, já está recebendo uma encíclica de críticas. Mas não adianta reclamar do marketing: os santos sempre foram os garotos-propaganda da Igreja, e a escolha de quem deve ser canonizado sempre correspondeu às necessidades do momento. O que nos leva ao segundo ponto: será que este é mesmo o momento de santificar João Paulo II? Será que este momento existe? A colunista do "New York Times" Maureen Dowd, que é católica praticante, escreveu um artigo esta semana defendendo que Karol Wojtyla não merece halo algum, por ter encoberto os escândalos de abuso sexual cometido por sacerdotes e dificultado sua investigação. Eu concordo, e vou além. João Paulo II merece ser esquecido o quanto antes. Seu papado tentou desfazer todos os avanços conseguidos a partir do Concílio Vaticano II, a grande obra de seu colega de canonização João 23. Que os dois sejam elevados a santos no mesmo dia é de uma ironia, digamos, divina - são opostos em quase tudo. O azedo reacionarismo do polonês era mascarado por seu inegável carisma, e não se sustentou quando seu sucessor, o antipaticíssimo Ratzinger, assumiu o trono de São Pedro. Hoje temos Francisco, que até agora não deu um passo em falso (e nem foi dele a ideia desse circo que se armou em Roma este fim de semana). Mas o que este papa até agora ainda não bastou para me fazer voltar à missa.

15 comentários:

  1. Santinha do Pau Oco26 de abril de 2014 14:27

    Todas as hereges já já chegam aqui pra cuspir ódio à santa igreja, mas digo sempre é na igreja católica que ainda congregam a maioria dos gays deste país, pro bem ou pro mal, ter algum Deus no S2 é melhor que não ter nenhum, tão ligadas?!?!? ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já desisti de vc, cretino que defeca pela boca, vc parece estar sempre de rabo azedo, de duas uma: a) ou não trepa b) ou lê muita coisa ao mesmo tempo e se acha gênio incompreendido, rala mandada!!

      Excluir
  2. Tb não concordo sobre Paulo II, mas por razões diferentes das que vc apontou mas q tb são válidas, acho essa canonização dele foi um flash, realmente tudo muito recente e a toque de caixa: descoberta de milagres, comprovação, abertura de processo canonizatório etc. etc. e tal, menos né, igreja católica? Muuuuito meeeenos, e só p/ perder costume Francisco é fofo, fofo, fofo... amo esse cara.

    ResponderExcluir
  3. Consta que a canonização de João XXIII é justamente pra contrabalançar o conservadorismo do João Paulo II.

    ResponderExcluir
  4. Esse papa fofo e carismático é a pior notícia pra quem sonha um dia ver em total descrédito e definitivamente enterrada essa doutrina racista, homofóbica, misógina e criminosa(que o digam as vítimas de tantos estupros)...
    "Francisco" é uma embalagem extremamente atraente e ilusória pra ideias absolutamente cruéis e anacrônicas!

    ResponderExcluir
  5. João XXIII foi um santo digno de ser santificado mesmo, por toda a sua tragetoria, já João Paulo II tem seus méritos, gostei do Papado dele e tenho admiração por ele, Quanto ao Papa Francisco tem seus méritos também, já o alemão, passou por lá depois daquela eleição mega hiper cansativa, quem se lembra foi altamente exaustiva para terem escolhido um tão sem sal como ele. E quanto ao Mundo atual sei não, uma grande guerra bate a porta do Mundo, a coisa tá feia viu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma grande guerra, é? Nuss...

      Excluir
    2. Escrever "tragetória" é pecado mortal. Sabia? Vai pro inferno.

      Excluir
    3. As pessoas que comentam nesse blog são assustadoras. Preconceituosas e mesquinhas, carolas e autoritárias. Que a terra lhes seja leve.

      Excluir
  6. Car@s parentese:

    http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/felipe-patury/noticia/2014/04/pf-flagra-troca-de-bmensagens-romanticasb-entre-deputado-e-doleiro.html

    ResponderExcluir
  7. Os três patetas!!!!!!!!, 26-0422:54, 27-0412:02, 27-0412:06

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc ser 'iluminado' é o pika das galáxias de código 27-0422:05, aprende a respeitar opinião alheia seu bosta, ser troll e covarde vem no mesmo combo, né?

      Excluir
  8. São todos farinha do mesmo saco. Religião é a pior coisa da humanidade. Qualquer uma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bulinada por padre ou obrigada a assistir missa na infancia!

      Excluir