quarta-feira, 9 de abril de 2014

A TERRA DOS FANÁTICOS

"Geocentrismo" soa como um termo de agronomia, mas é um conceito que está enterrado desde Copérnico e Galileu. É mais do que inacreditável - é inadmissível - que tantos séculos depois alguém venha defender que é o sol que gira em torno da Terra, e não o contrário. Este despautério é o tema do documentário "The Principle", que já está eriçando pelos só por causa do trailer acima. Cientistas renomados que aparecem no filme dizem que jamais deram entrevistas para o diretor, que estaria usando imagens de outras fontes. E a atriz Kate Mulgrew (a Red da série "Orange is the New Black") alega que gravou a narração em off sem saber direito do que se tratava. "The Principle" é só mais um ato desesperado dos fundamentalistas nos Estados Unidos, onde estão levando uma surra na chamada "guerra cultural". Outro exemplo é a grita em torno da rede de televisão PBS, que vem exibindo séries como "Cosmos" ou filmes como "Your Inner Fish" (que foca num peixe pré-histórico que tinha dedos, nosso antepassado comum). Os fanáticos alegam que uma TV pública tem a obrigação de dar espaço aos "dois lados" da questão. Só que criacionismo não é ciência, simples assim. Essa discussão mal chegou ao Brasil, mas é bom a gente ficar atento. Vigia, irmão!

7 comentários:

  1. acho que a Kate Mulgrew foi escalada por ter sido a capitã Kathryn Janeway em Star Trek: Voyager.

    ResponderExcluir
  2. Essa historia de colocar ciência e ficção de religiosos no mesmo patamar é bem coisa de americano. Comos é uma delycia de ver. Eles ensinam criacionismo e evolucionismo nas escolas públicas brasileiras, ou só evolucionismo? Medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se ensina nada nas escolas públicas brasileira, bobinho. Essa história de deixar todo mundo na ignorância é bem coisa de brasileiro.

      Excluir
  3. É só a luz começar a iluminar mais o mundão que vivia no escuro que pronto, os bitolados ficam doidos e já querer fazer de tudo para barrar essa mudança. E sim, de certa forma eles já estão no Brasil. Doeu-me ler nos livros de "ciências" e "história" da minha prima o estudo do criacionismo, e mais ainda ler numa questão em que ela responde que acredita nessa versão, pois há uma comprovação dessa suposição,esta que está na bíblia...

    ResponderExcluir
  4. Medo, Senhor! O dia que o Criacionismo pegar no Brasil vai ser difícil voltar atrás.
    Se bem que brasileiro é mestre na arte de se aferrar a duas posições diametralmente opostas ao mesmo tempo, pelo menos no que diz respeito ao ecletismo religioso. Os irmões podem até falar que a ciência está em crise, mas no primeiro sinal de doença vão procurar o último tratamento disponível pela medicina.

    ResponderExcluir
  5. Consegui ver "Your Inner Fish", baixando o CyberGhost 5 que simula localização nos Estados Unidos, e acessando o site video.pbs.org
    É um documentário muito bom.
    Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Interessante e imagens lindas!!!!!

    ResponderExcluir