domingo, 16 de março de 2014

PEGARAM PARA CRISTO

Ontem fui a uma matinê de "Jesus Cristo Superstar". Uma balbúrdia rolava na porta do teatro: eram uns 20 membros da TFP (inclusive alguns adolescentes) tocando instrumentos e repetindo um cantochão contra a peça. Foi a TFP, junto com alguns grupelhos da direita religiosa (e não a Igreja Católica) quem promoveu aquele abaixo-assinado que rolou na internet, reclamando do financiamento desta "blasfêmia" parcialmente com dinheiro público. Dizem que o que ofendeu essa turma foi o fato de Jesus aparecer sem camisa no cartaz, pois é notório que ele usava um discreto robe de chambre quando foi crucificado. A produção tentou dialogar: convidou alguns líderes para assistirem ao espetáculo, e eles não gostaram de Maria Madalena cantando "Eu Não sei Como Amá-lo", uma das canções mais famosas de Tim Rice e Andrew Lloyd Webber, que sugere que a mais famosa das apóstolas sentia algo mais por Jesus (mas não ele por ela). Que sacrilégio, hein? Na verdade, "Jesus Cristo Superstar" é só uma versão dos anos 70 para as Paixões de Cristo mostradas durante a Semana Santa em Nova Jerusalém (que, apesar dos efeitos especiais, parou nos anos 20). Ao contrário do meu adorado "Godspell", o outro musical cristão surgido na mesma época, os ensinamentos de Jesus caem para segundo plano. Aqui o que importa é o julgamento, as chicotadas e a execução, como no filme de Mel Gibson. O elenco está todo excepcional, especialmente Igor Rickli no papel-título: quem só o conhecia como o vilãozinho de "flor do Caribe"vai se surpreender. Os figurinos ecléticos também funcionam bem, mas os cenários e a encenação passam frieza quando deveriam levar ao arrebatamento. Mas é uma montagem super profissional e que só confirma que o Brasil aprendeu a fazer grandes musicais. Quantos aos protestos, só servem para tornar a TFP ainda mais ridícula do que sempre foi. Se é pra fazer barulho, precisavam de um marqueteiro melhorzinho.

12 comentários:

  1. TFP é a sigla de Tradição, Família e Propriedade, uma organização católica de extrema direita que já teve alguma influência mas hoje é uma peça de museu.

    Na Wikipedia:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tradi%C3%A7%C3%A3o,_Fam%C3%ADlia_e_Propriedade

    O site deles:
    http://www.tfp.org.br/

    ResponderExcluir
  2. Tony, comenta da nova sensação musical Asgeir que alem de estar tomando a europa é um gatinho!!!!

    ResponderExcluir
  3. O Igor Rickli foi meio canastrão como vilão da novela das 18 horas, mas esteve sempre muito bem no palco, tanto em Hair quanto em O Fim do Arco-Íris, em que fazia o último marido de Judy Garland.
    Hair foi excelente montagem da dupla Moeller & Botelho, que, depois de ser sucesso no Rio, foi um tremendo fracasso em São Paulo. Talvez o sucesso de vendas da Forever 21 explique esse desprezo.

    ResponderExcluir
  4. Acho maravilhoso que um leitor de seu blog desconheça o que seria 'TFP'. Sinal de que a dita está, a propósito, mais por fora do que umbigo de vedete.

    ResponderExcluir
  5. A remontagem recente de JCS na Broadway também é de uma frieza impressionante [apareceu na festa do Tony, o prêmio], contrastando bastante com a montagem original que era emoção cabeluda.

    ResponderExcluir
  6. A remontagem recente de JCS na Broadway também é de uma frieza impressionante [apareceu na festa do Tony, o prêmio], contrastando bastante com a montagem original que era emoção cabeluda.

    ResponderExcluir
  7. O mio babbino caro
    Day by day
    Day by day
    Oh Dear Lord
    Three things I pray
    To see thee more clearly
    Love thee more dearly
    Follow thee more nearly
    Day by day

    ResponderExcluir
  8. Shirley Rose (Petista Convicta)17 de março de 2014 18:55

    Gente, então, queria saber se os membros da TFP (principalmente os novinhos) acessam os seguintes sites de madrugada em seus quartos:

    xvideos
    redtube
    pornhub
    xhamster

    Dentre outros.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Gente, que Jesusssssssssssss lindo é esse? Virei crente.

    ResponderExcluir
  10. A Felicidade Custa Caro, Work Bitch!22 de março de 2014 12:18

    Rickli tem tuas safiras incandescentes nos lugar dos olhos, mas não precisa estar tãããão sem pelos (lagartixa mesmo), anyway é magia de se ver, impossivel que Maria Madalena não ficasse wet and wild diante dele, rsrsrs.

    ResponderExcluir