quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

RITIBA = DO BRASIL

Ia ser um vexame histórico. Acho que nunca, na história das Copas, uma cidade-sede foi desclassificada pouco antes da competição começar. Mas o custo político seria alto demais, tanto para a FIFA como para o governo. Sem falar, é claro, no custo propriamente dito: deslocar os jogos para outras cidades, indenizar os torcedores que já compraram ingressos, repensar uma logística que já é complicada. Curitiba foi salva pelo gongo, com a promessa da Arena da Baixada ficar pronta a apenas um mês da abertura da Copa. Não é grave: as obras das Olimpíadas de Atenas foram entregues na véspera dos Jogos, que transcorreram sem problemas. Mas o imbroglio paranaense está longe de ser o único, e muita coisa ainda pode dar errado por esse Brasil afora. Tenho medo, mas não torço contra não.

19 comentários:

  1. Cantavam esta bola faz tempo, que iriam atrasar de propósito as obras, para pressionar o governo a soltar dinheiro, na base da chantagem.
    Neste caso, foi a "bagatela" de 65 milhões de reais. Dinheiro de pinga, né?

    Vamos gastar cerca de 11 bilhões de reais com esta Copa. Qual vai ser o lucro? Qual vai ser o legado? Um monte de estádios de manutenção caríssima?

    Só nós mesmos, comendo couve e arrotando lombo.

    ResponderExcluir
  2. A copa do super faturamento...O pior é que tudo isso já se previa, não é? Algumas coisas parecem que nunca mudam...

    ResponderExcluir
  3. tirando os haters ninguém torce contra, mas que o tesão de ver ela acontecendo em casa se esvai na mesma velocidade que o dinheiro gasto, ah, isso vai

    ResponderExcluir
  4. Pelo menos não somos a Rússia, que gastou US$ 51 bilhões em estruturas para uma única sede, em Sochi. Não tinha como deixar Curitiba de fora por causa de uma cláusula contratual que previa que, em caso de cancelamento, a cidade teria de arcar com multa e os custos de transferência dos jogos para outras cidades (provavelmente Porto Alegre e São Paulo). Entre pagar multa e custos de transferências e pagar para terminar as obras (e ainda salvar a cara), melhor a segunda opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rússia está nadando em petrorublos conforme as calotas polares derretem e eles descobrm mais poços. Nossa auto-suficiência não durou 2 anos e já estamos importando até ETANOL!

      E não... a multa para Curitiba seria MUITO mais cara.

      Excluir
  5. pois é... eu também não chegava a torcer contra, mas ultimamente eu já não tenho tanta certeza. Talvez a gente precise, sim, de um choque de realidade destes. Um fisco monumental, uma copa cancelada, não sei. Alguma coisa que nos acorde, que nos faça ver que a volta dos supersalários da câmara é imoral, que ter o Bolsonazi na comissão de direitos humanos é surreal, etc. etc. Alguma coisa em algum momento precisa acontecer, e quem sabe a copa não daria o bode perfeito?

    ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tal a Argentina vencer a Copa do Brasil, com a Itália vice e a Espanha em terceiro?
      A Kirchner está tão fodida que nem Copa a salva mais e os nossos hermanos, coitados, estão com a auto estima lá pelos calcanhares.
      E nunca antes na história desse país o povo vai ficar tão puto da vida.

      Excluir
  6. Ivan, pelo menos de uma coisa vc pode ficar tranquilo, Bolsonazi não mais! Ufa!

    ResponderExcluir
  7. Gente tô passada em ver que o Tony tb gosta de futebol... que time vc torce Toninho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse nome na Turquia pode ser normal, mas em brasileiro parece sempre escrito com purpurina e cristais Skarawonski.

      Excluir
  8. A Felicidade Custa Caro, Work Bitch!20 de fevereiro de 2014 21:16

    Tb não torço contra, não. Vai dar tudo certo se bem que - verdade seja sempre dita - como sempre o governo brasileiro foi péssimo gestor-fiscalizador e deixou que tudo - desde idealização até fase de construção - desse n brechas pra roubo, desvio deslavado de capital, hiperinflacionamento de projetos... Brasil, ame-o assim (P.O.D.R.E.) ou deixe-o (só para as rykas, sniff).

    ResponderExcluir
  9. Kelly Roulla - Corinthiana Ensandecida20 de fevereiro de 2014 21:22

    Imagine Copa do Mundo no Brasil sem desvios quilométricos de dinheiro público, simplesmente impensável, agora sendo um pouco fútil e tola, devo dizer que se todas as arenas não ficassem prontas não daria a mínima pois a do meu timão tá saindo a toque de caixa... rsrsrs.... Arena Corinthians, é nóis na fita, uhuuu....

    ResponderExcluir
  10. Será um desastre e ainda vão correr, tudo feito as coxas, e depois é só rachaduras e infiltrações e por aí vai, tudo super faturado, agora é tarde o povo deveria ter se revoltado quando aquele vagabundo cachaceiro pulava fora do País e os subalternos dele em contentamento por trazer esta copa maldita pro Brasil, chorar com leite derramado agora já era!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Nasci e vivo no Paraná, mas confesso que torci para que cancelassem os jogos em nossa capital. É que muita gente por aqui se acha o máximo dos máximos e vive repetindo aquele discurso de "cidade modelo", "eficiência europeia", "clima londrino" e toda essa baboseira. Pensei que seria bom demais ver a vergonha estampada na cara de certas pessoas, principalmente as da elite paranaense, que deve ser a mais metida à besta do país.

    ResponderExcluir
  12. Tony, por que você colocou uma foto tão antiga do estádio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É antiga? Não sabia. Escolhi pelo tamanho e pelo ângulo.

      Excluir
  13. Este é o estádio hoje: https://lh5.googleusercontent.com/-2lS6BBGhGU0/UwpU00724cI/AAAAAAAAIjQ/aM2tDMNaAoA/w984-h553-no/Captura+de+tela+2014-02-23+17.01.55.png

    ResponderExcluir