quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

DE BUNDA NO CHÃO

A língua portuguesa é rica em sinônimos para os restos de um cigarro fumado: ponta, guimba, bituca... Mas como a moda atual na propaganda brasileira é inventar palavras ("sapecar"?), o pessoal responsável pela campanha "Rio Eu Amo Eu Cuido" resolveu chamar de bunda o que nunca o foi. O resultado foi uma tempestade de reclamações na página do movimento no Facebook, o que obrigou os publicitários a remover o termo dos materiais. As críticas não foram por moralismo: neguinho simplesmente estava convocando o repúdio à "bunda caída", ofendendo a mulherada e tornando incompreensível uma mensagem mais do que importante. Muito dinheiro foi jogado fora. E dinheiro público, o que é pior. Não amaram nem cuidaram.

11 comentários:

  1. SIM, muito neologismo desnecessário pipocando aqui e ali, crise criativa nos setores de criação explica.

    ResponderExcluir
  2. É um reflexo do descaso com a língua em geral. Antes era vergonhoso escrever errado, hoje escreve-se tudo errado e ninguém liga, pior ainda, incentivam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo culpa do PT.

      Excluir
    2. Hoje se escreve errado onde? Perdão, mas esse discurso de que "antigamente era melhor" é tão coisa de saudosistas fora da realidade. Perdoe-me, mas os jovens escrevem super bem, sim. O que continua existindo no Brasil é uma desigualdade social. Quem escreve bem frequentou boas escolas. Simples assim.

      Excluir
    3. Haha! Antes fosse culpa do PT, mas a culpa é mesmo da preguiça das pessoas que querem economizar tempo com tudo.

      Excluir
    4. @stopthemimimi e anônimo

      A culpa é do PT sim, nossos cientistas estão abandonando o barco no Brasil e cortando o céu para os EUA, Alemanha, Japão ou qualquer outro lugar em que seus conhecimentos possam ser aproveitados, o português de escolas públicas tem apanhado mais que o Anderson Silva, professores AINDA recebem ninharias e trabalham sem salário digno para o tamanho da responsabilidade com que arcam, com o PT, o que antes era ruim tornou-se caótico... Sorry this is reality, honey.

      Excluir
    5. Nossa, quanta besteira, "Ah Tá Legal"...

      Excluir
  3. Em Ipanema, neste fim de semana, várias garotas promoviam a ação e entregavam aos fumantes uma caixinha (ou um dispositivo não consegui ver bem) para descartar as "bundinhas de cigarro". Tinha uma loira que passou o maior sufoco com um grupo de caras, aparentemente bêbados.
    Elas andavam em pares. Uma era gostosona e usava biquíni (na calcinha tinha o slogan 'Bunda caída: eu acho caído') e a outra era mais feinha.. até isso era motivo de piada.
    Lamentável... Inclusive a escolha das cores me pareceu meio esdrúxula.

    ResponderExcluir
  4. Nessas horas a gente vê como os publicitários são bem preconceituosos, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahahahahahah, por isso eu te ailóviu Tony...

      Excluir