terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A NOVA CARA DA DIREITA

Pela primeira vez em décadas, a direita brasileira está sem medo de se chamar de direita. Isto é ótimo: não existe democracia para valer sem a representação de todo o espectro político, e o Brasil pós-ditadura passou anos em que todo mundo era mais ou menos obrigado a se declarar no mínimo de centro-esquerda. O epicentro deste fenômeno, claro, é a revista "Veja", principalmente em sua versão online. Lá pontificam, ao lado de veteranos como Reinaldo Azevedo, caras novas como Rodrigo Constantino e Felipe Moura Brasil, "Pim" para os íntimos. Também há a nefasta Rachel Sheherazade no SBT, de quem muitos amigos meus têm compartilhado os vídeos - e alguns nem tiram da timeline quando descobrem que se trata de uma homofóbica de carteirinha, só porque ela fala mal do governo. Sem esquecer do curioso caso do Lobão, que de roqueiro rebelde passou a doidão conservador. Ele e o filósofo Luiz Felipe Pondé talvez sejam os únicos libertários dessa turma toda (libertário, para quem não está familiarizado com o termo, é quem acha que cada um deve levar a vida como bem entender). O resto se faz de moderninho e antenado, mas é quase tão careta e reacionário quanto a TFP. Este é o problema da nova direita brasileira: de nova só tem a cara.

44 comentários:

  1. Pois é, são liberais só no que diz respeito a economia, na contramão do que a sociedade precisa. O contraponto é sempre necessário, mas de que adianta ter ideologia e/ou partido no Brasil, se isso é utilizado como munição para desqualificar opiniões ou bandeiras das pessoas? O brasileiro ainda acha que todos devem ser imparciais, não só a imprensa. Dilma vai ser reeleita merecidamente, apesar de não gostar do PT, porque os opositores, além de pulhas, não tem capacidade nem força política de se eleger.

    (Estou entrando em um novo plano espiritual e prometo fazer comentários mais positivos. Me cobre.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dilma só será reeleita se a oposição não tomar vergonha na cara e não passar a bater nela como o PT sempre fez quando era oposição.
      Cavalheirismo e política não convivem juntas.

      Excluir
    2. Anastasia Beaverhousen4 de fevereiro de 2014 17:06

      Sabe que eu tenho saudade daqueles debates políticos onde o Brizola chamava o Lula de Sapo Barbudo e o Maluf de Filhote da Ditadura, o Lula dizia que o Maluf era competente porque competia, competia, competia e a Marta mandava o Maluf calar boca?
      Imagina o que o Aécio, o Eduardo Campos e a Marina poderiam descarregar em cima da Dilma, ainda mais sendo ela uma pessoa com dons de oratória tão limitados?

      Excluir
    3. Anastasia, você é muito otimista ao achar que a Dilma vai ficar no páreo!

      Excluir
    4. 'Dilma vai ser reeleita merecidamente' e 'os opositores são todos pulhas': que duas valiosas pérolas do pensamento de esquerda dominante no país.
      Lucas, você está fumando muito demais no Uruguai.

      Excluir
    5. Anastasia, que heresia! A Dilma, além de faxineira, gerentona, economista, PhD, fala e se comunica muito do bem, sim senhora. E sempre arrematando com aquele sorrisinho nada falso.

      Excluir
    6. Disse tudo, Lucas.

      Excluir
    7. Shirley Love - Petista Convicta5 de fevereiro de 2014 14:31

      Dilma vai ser reeleita, porque simplesmente, qridos:

      a) o desemprego foi o MENOR DA HISTÓRIA BEEEEEEIJOS;
      b) as obras estão decolando, mesmo q a imprensa não fale nada (beijos, sua vendida);
      c) os aeroportos estão ficando um LOOOOSHO;
      d) os outros candidatos ou cheiram mto pó ou são fracos msm.

      Excluir
    8. Anastasia Beaverhousen5 de fevereiro de 2014 14:43

      Caros anônimos, ainda temos que levar em conta a incrível estratégia de oratória que ela tem ao ficar balançando como aqueles bonecos do carnaval de Olinda. Deixa todo mundo tontinho e ninguém consegue prestar atenção ao que ela fala.

      Excluir
    9. Bodybuilder Gay Feelings5 de fevereiro de 2014 23:38

      Shirleyzita cheirada e com milk-shake de cogumelos holandeses, vc nem como personagem deslancha, quédizê que aeroportos estao um looosho (detalhe para o katylenês no teclar) huahaahahah... Maldita incrusão digital lulista, qualquer ser amebiano defeca o que acha que pensa mandando beijim no ombro........... zzzzzzzzzzz

      Excluir
  2. Entendo o macro do post, mas acho quase um pecado colocar o Lobão e a imbecil da Sheherazade em um nível parecido. Sinto sinceridade nas coisas que leio do Lobão e, por mais que às vezes discorde do seu ponto de vista, entendo e respeito suas opiniões porque evidentemente são oriundas de uma pessoa culta e inteligente.

    Já a protegida do Sílvio Santos me parece que faz o que faz primeiramente por causa de preconceitos provenientes de dogmas religiosos e, quando não por isso, só para gerar polêmica e aparecer como "arauta da moralidade". Quando ouço os comentários dela sobre a Dilma e o PT, fico quase com vontade de depositar uns reais na conta do Genoínio (felizmente essa vontade passa MUITO rápido).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário do charles brown aí de cima. Gosto do Lobão e do Pondé, são vozes que desafinam do coro petista predominante, mas sem cair na caretice ultra conservadora dessa caterva...

      Excluir
    2. Alguém aí viu o "hangout" entre "Pim", Sheherazade e Lobão? Se ele fosse assim tão superior não teria nem aceitado o convite, pra começar. Pra mim, não tem diferença.

      Excluir
  3. Pois é.. a inteligentsia da direita morreu e não foi reposta...Só agora caiu a ficha ? Gente do calibre de um Eugenio Gudin, Mario Henrique Simonsen, Roberto Campos, Paulo Francis.. gente culta, erudita, educada e consistente foram morrendo já faz um tempo, até não sobrar NINGUÉM... A decadência intelectual foi cruel e abissal.

    A direita de hoje tem que se contentar com essa baixaria esquizofrenica formada por Rafinhas, Jabor, Danilo Gentilli, Tio Reinaldo, Lobão, Olavo, Mainardi, Constantino, Shererazade... A direita libertaria vai mal, provavelmente porque perdeu cérebros e morreu de vez após a crise financeira mundial...

    Estão órfâs ? Que tal agora conhecerem um pouco o lado B da história, formado por socialistas escandinavos, altos, loiros, com olhos claros.. e que já tem casamento gay há décadas ? Advertências: Nesses paises, as disparidades sociais sao as menores do planeta, portanto as emergentes que tem insegurança social, podem ficar incomodadas em ter que estudar com o filho do lixeiro, ser atendidas no hospital publico que atende o lavador de pratos, passar suas proprias camisas etc.. Tambem estranharao a falta de uso de griffes e a ausencia de predios altos, porque afinal de contas, escandinavos não tem necessidade de provar nada a ninguém..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francamente, achar que só a esquerda consegue se manter inteligente é se abster da realidade. Estão aí as locomotivas André Vargas, Marco Maia, Luppi, Mantega, Marco Aurélio Garcia, Franklin Martins, entre tantos muitos, para provar que a estupidez abunda nesse setor.
      A agressiva ditadura do pensamento de esquerda no mundo acadêmico e político, herança maldita maior que a ditadura militar nos legou, talvez tenha impedido muita gente pensando diferente de se manifestar.

      Excluir
    2. Blue Jasmine, a direita retomou o poder na Escandinávia

      Excluir
    3. Anodino, na direita sempre esteve no poder na Escandinavia, veja bem, com excessao da Finlândia, são países monárquicos !!!! Uma simples mudança de poder partidario em um ou dois países não muda o fato de que a estrutura sócio-politica da Escandinavia continuara sendo essencialmente Socialista. Nada vai mudar.

      Excluir
    4. http://super.abril.com.br/blogs/mundo-novo/2013/04/15/a-maldicao-do-esquerdo-direitismo/

      Excluir
    5. O lance é que a direita é imbecil e a esquerda é burra, basta ver PSOL e PSTU dominando os Facebooks da galera. Cadê a social democracia, gente?

      Excluir
    6. Giovanni, o link é mesmo incrível. Concordo com tudo.

      E faz tempo que eu me espanto do resto do mundo não imitar a Escandinávia...

      Excluir
    7. Tony, a coisa não é tão simples assim [infelizmente].
      Querer que os demais países sejam como a Escandinávia é tal qual querer que nós sejamos todos iguais ao Matt Bomer.
      É possível? Aquele corpitcho, aqueles olhos...
      Você consegue?

      Excluir
    8. Verdade...As pessoas adoram citar a Escandinávia como exemplo para tudo, mas esquecem que aqueles países possuem características muito particulares, difíceis de se replicar em outras terras...Mas já tava contente se replicassem o dinamarquês que fiz uma vez, em Londres....#tudodebom.

      Excluir
  4. Precisam diferenciar o "social conservatism" do "fiscal conservatism" urgentemente.

    ResponderExcluir
  5. O mio babbino caro
    Sem dizer nos nossos que são liberais só no que diz respeito a Orientação Sexual.
    Mas não nos preocupemos...logo mais Caetano chegará com sua colher e colocará uma boa pitada do seu Mangabeira Unger para alegrar a festa.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro o canal de YouTube da Burrazhade. Para rir, claro.

    ResponderExcluir
  7. Direita Miami ou Esquerda Caviar? Oh dúvida, cruel!!!!!

    Francamente, não entendo como as pessoas honestas e inteligentes desse país conseguem acreditar nas intenções de PT ou PSDB. Seria esse grupo mais uma minoria desprotegida politicamente?

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse texto. Acho que o movimento gay é muito iludido e exaltado:

    http://www.oesquema.com.br/resistro/o-horror-do-beijo-gay/?fb_action_ids=10200907927815444&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B1445913148971860%5D&action_type_map=%5B%22og.likes%22%5D&action_ref_map=%5B%5D

    ResponderExcluir
  9. Direita? Esquerda? Isso não existe mais; agora só temos facções.

    ResponderExcluir
  10. Os partidos de esquerda são PSOL e PSTU.
    Os partidos de direita são PSC (Feliciano) e PRB (Universal feat. Russomano).

    Os partidos que estão realmente no Poder (PT e PSDB) não são nem direta e nem esquerda.
    Fazem tudo para se manter no PODER E FODA-SE O RESTO.
    PT com apoio de Marta Suplicy à Maluf.
    PSDB com apoio de Gabeira à Malafaia.
    Super coerente, SQN!

    ResponderExcluir
  11. Na verdade, desde a era Lula o que impera é o pragmatismo (Jesus faria aliança com Judas, dizia o ex-presidente em exercício), e onde há pragmatismo, não há ideologia.

    ResponderExcluir
  12. Eu ENDIREITEI faz 6 anos, e não me arrependo porque tava num transe de achar que PT era incorruptível bláblábláblábláblá, até o fucking Lula antes tido como mártir de algozes como o pinóquio das Alagoas (Collor) e El Bigodón (Sarney) esquecer as dores do passado e sair colocando estes escroques para dentro de seu governo... Bleargh! Se eles fazem vista grossa para corrupção e fazem make-up nos índices, como podem ainda se dizer de esquerda? Hipócritas é o que são!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só por curiosidade, quem são os novos "incorruptíveis" do mercado?

      Excluir
    2. Todo partido tem corrupcao, principalmente os da Direita. A vantagem da esquerda he que sua corrupção he pouca (cabe numa cueca), não he abafada pela mídia e he julgada em cadeia nacional. Já a corrupção da Direita atinge BILHOES (mensalão foi de reles 100 milhões), he abafada pela mídia e sequer chega a ser julgada.

      Excluir
    3. INGÊNUOS, SIMPLIFICADORES DE COISAS, IMPOSSÍVEL DISCUTIR QUALQUER COISA COM DEFENSORES PETRALHAS, A CEGUEIRA OS IMBECILIZA POR COMPLETO!

      Excluir
    4. Um comentário substancioso como esse vindo de um "wiseguy" é piada pronta.

      Excluir
  13. Adoraria que o PSOL tivesse uma aderência de um numero maior de pessoas inteligentes. Eles são a verdadeira "esquerda do PT" que não compactuou com o mensalão e com as coligações com políticos corruptos. Tem o meu respeito! O problema é que eles ainda são a cara dos gritos histéricos da Heloísa Helena, mas hoje tem o Jean, o melhor parlamentar do país.

    ResponderExcluir
  14. Também é bem engraçado o lance de o Constantino já ter brigado com o Olavo publicamente (na internet), tendo inclusive feito um vídeo sobre isso (http://www.youtube.com/watch?v=fgasM4boDEY) e depois passa a ser amiguinho dele. Falta de caráter: sim ou com certeza?

    ResponderExcluir
  15. Parece piada, mas não é...6 de fevereiro de 2014 15:17

    Estão sabendo que o Bolsonaro está articulando para substituir o Feliciano na Comissão dos Direitos Humanos da Câmara?

    ResponderExcluir
  16. O Constantino no geral é bom, mas precisa ainda livrar-se da influência homofóbica do Olavo. Nota-se inclusive que Constantino é meio paradoxal quanto a isso nos seus diversos escritos, enquanto o Olavo é sempre intelectualmente desonesto no trato da questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, o Constantino discutiu com o Olavo numa sequência de vídeos uns anos atrás. Os dois trocaram farpas; Constantino disse que Olavo representava uma direita que queria um Estado teocrático. A questão é que, depois que o Constantino foi para a Veja, ele deixou de lado sua agenda supostamente liberal e adotou várias bandeiras conservadoras. Acabou de participar de um "hangout" com o Olavo de Carvalho. Vai entender...

      Excluir