segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A GRANDE BELEZA

Hipnotizante e arrebatador este vídeo chamado "Beleza", onde o diretor italiano Rino Stefano Tagliaferro dá um sopro de vida a mais de 100 quadros. Muitos são do francês William Adolphe Bouguereau, de quem eu nunca tinha ouvido falar. A atmosfera bucólica é quebrada lá pela metade, quando irrompem na tela os chiaroscuro de Caravaggio e outras cenas sanguinárias. Para ver sem parar.

4 comentários:

  1. Bouguereau é um dos maiores academicistas franceses, mas ele é ignorado pela História, porque o modernismo falava mal do academicismo e achava tudo uma merda. Basicamente isso. É um dos pintores mais importantes do século XIX.

    ResponderExcluir
  2. Equivalente, no século XIX, a alguém que em 2014 fosse um excepcional projetista de caravelas portuguesas, Bouguereau foi um virtuose do pincel no momento errado e na direção equivocada. Para um artista, alhear-se de sua época e de seu mundo ainda faz parte do que se leva em conta ao se apreciar sua obra. Contemporâneos seus, como Renoir e Degas o desprezavam não tanto pela pegada tradicional, mas pelo pieguice sem rédeas. Composições elaboradas e magistralmente executadas, promovem uma quase hiperglicemia visual de fácil absorção. :)

    ResponderExcluir
  3. sabe daquelas coisas que você se pergunta o porquê de terem feito? então...

    ResponderExcluir