quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MADIBA

Precisei ir até a África do Sul, dois anos atrás, para me dar conta da real grandeza de Nelson Mandela. O país vive num estado de tensão permanente, como se bastasse uma fagulha para tudo aquilo ir para os ares. Mas não vai. Mandela conseguiu fazer a transição do apartheid à democracia sem derramar uma gota de sangue. Evitou não só a guerra civil como ainda manteve a nação na rota do crescimento (ao contrário do que aconteceu no Zimbabwe sob Mugabe). A África do Sul é um lugar pujante, com milhões de problemas e milhões de soluções. Madiba foi o maior estadista da segunda metade do século 20 e sua vida é tão exemplar que parece um roteiro de cinema. Nunca admirei tanto a alguém, e nem vou mais admirar.

8 comentários:

  1. Ele merece todas as homenagens. Grande homem!

    A propósito, qual seria o maior estadista da primeira metade do século passado pra vc? Churchill?

    ResponderExcluir
  2. Que exemplo!!! que inspiração!!!

    ResponderExcluir
  3. Mal posso esperar pra ver o filme baseado na vida dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já existem dois filmes recentes contando partes da vida de Mandela, ambos bem interessantes.
      Um conta a relação de amizade que teve com seu carcereiro branco, durante a prisão, manifestada por ele quando se tornou lider de seu povo.
      O outro tem como personagem central um importante time sulafricano de rugby formado por brancos (Matt Demon era o astro do time) e mostra o esforço de Mandela para trazer os negros para sua torcida, como forma de conectar as duas partes da população, que se temiam, visando que os brancos não abandonassem a África do Sul.
      Coisas do Mandela

      Excluir
  4. Desgraçadamente, os maiores estadistas da primeira metade do Século XX foram Stalin e Hitler.
    Porra, que mundo esse nosso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles podem ter sido os governantes mais influentes, mas não se enquadram na definição de estadista.

      Excluir
  5. Como só vejo CNN e BBC (e agora a N-TV em alemão!), fico com a sensação de que ele morreu já faz um mês. Só tem 3 pautas aqui: Mandela, protesto na Tailândia e protesto em Kiev. E uma ou outra matéria sobre os atrasos nas obras da Copa.

    ResponderExcluir