quinta-feira, 21 de novembro de 2013

NO SAMBÓDROMO DE PANEM

Gostei tanto do primeiro filme da série "Jogos Vorazes" que resolvi ler os dois livros seguintes antes que suas adaptações chegassem às telas. Não porque eu goste muito da ideia de adolescentes matando uns aos outros, mas porque me interessei pela história de Panem, o estado totalitário que surge nos escombros dos Estados Unidos depois de uma guerra nuclear no final deste século. Frustrei-me um pouco: a autora Suzanne Collins gasta boa parte de seu texto explorando a dúvida da heroína Katniss entre seus dois pretês, Peeta e Gale. Claro que é daí que advém boa parte do sucesso da história. Ontem fui ver "Em Chamas", o segundo filme, que consegue ser fiel ao livro sem se tornar aborrecido. Suas quase três de duração trazem um certo repeteco ao encenar uma competição ainda mais acirrada que a da primeira vez, mas a miséria e a glória de Panem aparecem com mais detalhes. Katniss desfila em carro aberto pelo equivalente ao sambódromo na capital do país, e conhece uma turma de adversários muito mais interessantes que os que enfrentou antes. "Em Chamas" deve ser o auge da série "Jogos Vorazes". Daqui para a frente, duvido que a qualidade se mantenha: os gananciosos produtores irão transformar o último livro em dois filmes distintos, só para arrancar dinheiro de trouxas como eu.

10 comentários:

  1. Adorei esse segundo filme, assim como adorei o segundo livro.
    E esse realmente deve ser o ápice, porque o terceiro livro é ruim que dói, uma pena algo que começa tão bem acabar assim.
    Mas com esse segundo filme já tá valendo, amei a parte das entrevistas com o Stanley Tucci, que atorzaço.
    Amo também a Jennifer Lawrence de paixão, ela é uma fofa, além de linda.

    ResponderExcluir
  2. J. Law é a alma da coisa toda *___* , vou assistir de novo esse fds.

    ResponderExcluir
  3. A Jeniffer é a celebridade que eu amo assistir, toda semana ela ta na boca inchada da Joan Rivers, mas geralmente sempre vem elogios.
    acho bem certo surgir uma serie de filmes com uma heroína, depois de Eragon, Harry Potter e senhor dos anéis, as mulheres merecem espaço né não?

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a assistir o 1º Jogos Vorazes esta semana e não passei dos 10 primeiros minutos. Achei uma regurgitação de TODOS os livros e filmes distópicos já explorados no século XX, mas em versão teen.
    Por que ninguém consegue mais fazer UMA obra auto contida? Tem que ser tudo em "trilogias" para vender mais ingressos/dvd/blu-rays/boxes e ainda render 20 filmes?
    Ars gratia ars morreu, né?

    ResponderExcluir
  5. Jeniffer estava impressionante no primeiro filme. Fiquei embasbacado com a sua expressividade! Não à toa ganhou o oscar. E agora estou lendo o livro -- muito interessante, muito bem escrito. Muito melhor que o filme (o primeiro). É assim que eles nos conquistam, e vamos ver vários filmes seguidos, trilogias, tetralogias... catching fire mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Não entendi qual o apelo desta série, sinceramente... O primeiro filme foi tão ruim que nem a atuação da bela J. Lawrence conseguiu salvar. Os autores agora vão competir entre si: quem consegue imaginar a distopia mais absurda e grotesca possível, pois aparentemente é o que vende (filmes e livros). E o pior de tudo, das 8 salas de cinema de um conceituado Shopping aqui de Cuiabá, 4 estavam reservadas pra esta película, e um pra Cap. Philips. Já estamos vivendo a distopia! Eu classificaria o filme junto com Transformers e outras porcarias do gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, o que o filme apenas 'sugere' idelogicamente **já está acontecendo**

      Excluir
  7. acho a tal aí o ó do borogodó. n tinha nenhuma outra melhorzinha pra dar o oscar não? pelamor

    ResponderExcluir
  8. o primeiro ja era idiota o segundo deve ser igual!

    ResponderExcluir
  9. Tão desnecessário. Um amigo me obrigou. Nem ele gostou. Pesquisou o pássaro Tordo e me enviou. Uma viagem. O irmão do Thor é lindo. Torci para as placas do domo caírem em cima dela. Ela não ganhou o Oscar com a primeira parte desta trilogia. Foi com um filme de verdade. kkk

    ResponderExcluir