quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PORNSTACHE

- Quarenta "milhas", Lígia!
- Mas são dez "portraits"!
(forçar no sotaque carioca: porrtrééssh)

Não lembro o que eu comi ontem de almoço. Mas este diálogo do primeiro capítulo de "Água Viva", entre Carlos Eduardo Dollabella e Betty Faria, está gravado em meu HD interno há mais de 30 anos, ocupando um espaço onde caberiam recordações dos meus entes queridos ou toda a tabela periódica. Tive o prazer de ouvi-lo anteontem outra vez, quando a novela de Gilberto Braga (a segunda que ele escreveu para o horário nobre) começou a ser reprisada pelo canal Viva. Também tive o choque de perceber como a imagem era tosca e o ritmo era lento na televisão de 1980. "Água Viva" foi um enorme sucesso, mas não me lembro exatamente por quê: acompanhei a trama do começo ao fim, e ela não tinha nada de mirabolante. A única concessão ao folhetim tradicional era a história da órfã Maria Helena, em busca de seu pai biológico. O resto era um bando de grã-finos mais interessado em tomar sol e ir a festas. Os sobrenomes dos personagens eram curiosamente parecidos: Miguel FRAGonard, Janete FRAGoso, Stella FRAGa Simpson... Esta última, aliás, era inspirada na socialite carioca Beki Klabin, a primeira mulher de classe alta a desfilar como destaque numa escola de samba (o que causou até certo escândalo na época). Ah, e tem também Beatriz Segall fazendo Lourdes Mesquita, uma espécie de versão 1.0 de sua über-vilã Odete Roitman, que só encarnaria oito anos depois. "Água Viva" é um charme de novela: tem cena de topless na praia (mas a câmera não mostrou os peitinhos de Maria Padilha) e até o primeiro baseado da teledramaturgia brasileira, fumado num canto de quadro sem maior alarde. Sem falar num ator que eu achava o maior tesão de todo o sistema solar, Danton Jardim, com seu bigodão de filme pornô e seu sorriso avassalador. Por culpa dessa reprise, tenho ido dormir tarde todos os dias.

20 comentários:

  1. Ela deve ter feito sucesso na época por se tratar de uma novela solar, bom astral, para dar ao telespectador um respiro depois da pesada "Os Gigantes". Só a música de abertura já dá aquela malemolência gostosa, colorida.

    Para mim foi um prazer ver tantos atores bons reunidos, com um texto bem escrito.
    E que linda está a Tônia, não?

    Mas o que significa "portraits", neste contexto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heitor pede a sua mulher Lígia uma foto dela para colocar num portarretrato em cima de sua mesa no escritório. Ela, bem perua, resolve ser clicada por um fotógrafo profissional e contrata os serviços do badalado Bruno Simpson (Kadu Moliterno). Quando chega a conta de 40 mil cruzeiros (as tais 40 milhas), Heitor surta e Lígia se defende: não tirou uma foto qualquer, tirou 10 porrrrtrééesssssh.

      Excluir
  2. Tenho 31 anos e quando ÁGUA VIVA foi exibida, eu não era nascido... Portanto, a novela tem sido inédita. Como você bem disse: não há nada de novo nela... Mas trata-se de um charme de novela. Uma delícia! Eu a trocaria fácil fácil pela atual novela das nove.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idem!!
      Impressionante a baixaria da atual novela, parece programa do Ratinho.

      Excluir
    2. Não sei se trocaria pela atual das 9 porque ainda não vi Agua Viva, mas estou junto contra essa do Walcyr. Meu Deus do Céu que texto ridículo tem essa novela, como é possível? História ruim, texto ruim e bons atores com personagens ruins, tá impossivel dar um minimo de credito.. Pela primeira vez em muito tempo deixo de acompanhar uma história do horário nobre.

      Excluir
  3. " O resto era um bando de grã-finos mais interessado em tomar sol e ir a festas."
    Me diga qual novela não parece uma cópia melodramática e barata de um livro do Hemingway? Pessoas ricas e seus dilemas cotidianos.

    ResponderExcluir
  4. Até que enfim estão passando uma novela antiga, que eu não tinha visto ainda (eu tinha uns 2 anos na época). E eu também adoro uma pornstache... esse Danton Jardim eu já tinha visto em Mulher Objeto... hmmmm

    ResponderExcluir
  5. Shirley Love - Petista Convicta2 de outubro de 2013 18:18

    Ai, muitos pêlos nessa época...

    Pior é quem em 2013 quer fazer esse estilo retrô down the waist.

    ResponderExcluir
  6. Para os padrões da época ele e o David Cardoso eram considerados "musculosos". E ainda tinham cabelo no peito!

    Que diferença para o estilo super depilado bombado de hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anastasia Beaverhausen4 de outubro de 2013 15:06

      Queria ter vivido naquela época...
      Um amigo meu diz que vc podia mamar um litro de porra que o único risco era arrotar azedo no dia seguinte.

      Excluir
    2. Cara, não gostou da música que eu postei???
      Marquei você e alguns a quem considero pessoas de bom gosto musical!

      Excluir
  7. O comercial da Hering http://www.youtube.com/watch?v=iQKxtOvpTRg

    ResponderExcluir
  8. Sim este Danton Jardim era mesmo uma delícia com o bigodão e de sunga na praia bons tempos, o mundo era outro, esta novela foi show eu assisti e gostei muito, novelas eram excelentes, quanta diferença.

    ResponderExcluir
  9. TomSelleckWorshipper2 de outubro de 2013 21:26

    Nem todo homem fica bonito ostentando bigodes, mas quando dá um click-conexão entre rosto, corpo e atitude, putz fica muito sexy... Tb amo cavanhaques bem-cuidados. Hoje em dia só políticos e tiozões usam, uma pena... Tô assistindo Pecado Mortal e lá com ambientação em 1977 quase todos personagens masculinos usam, tá uma delícia de assistir: Fernando Pavão e Iran Malfitano tão algo assim 'sonho de consumo'.

    ResponderExcluir
  10. Em compensação, ninguém usava bermuda. Era shortinho na altura da virilha.

    ResponderExcluir
  11. É mesmo, ele é a cara de alguns atores pornôs da Falcon dos anos 1980 rs.

    ResponderExcluir
  12. Anastasia Beaverhausen3 de outubro de 2013 18:03

    Cara, o que eram aquelas sunguinhas que se usava no começo dos anos 80? Patakeaparéu! Hoje em dia nem viado usa aquilo.

    ResponderExcluir
  13. o fábio jr era diliça também, né?

    ResponderExcluir
  14. To assistindo Água Viva pela net, e foi procurar textos sobre ela e encontrei o seu, maravilhoso. Só sendo chato e atrasado, é Janete Maia Neves ;) E Stella é uma delícia gente.

    ResponderExcluir