terça-feira, 1 de outubro de 2013

McFAIL

Desconfio que estejamos assistindo ao fim da era McDonald's. Aqui no Brasil a rede ainda tem filas em suas lojas, graças aos preços acessíveis, à enorme disponibilidade e ao gosto estragado de muitos brasileiros. Mas nos Estados Unidos as vendas estão em queda livre, e todos os esforços para melhorar a imagem da marca têm sido redondos fracassos. O mais recente foi um jantar só para convidados em Nova York, onde foram servidas "reinterpretações" do Big Mac e afins feitas por alguns dos chefs mais badalados da cidade. O que confirma um novo sofisma da vida moderna: quando algum produto alimentícios convida cozinheiros famosos para criarem receitas com ele, é porque o tal do produto é mesmo uma porcaria. Bom, a repercussão desse jantar não foi grande coisa, mas pelo menos não foi um desastre épico como o #McStories. Criado para circular no Twitter histórias fofinhas de consumidores, a hashtag foi "sequestrada" por internautas que narravam suas experiências traumáticas com o McDonald's (acho que todo mundo tem uma). Some-se a isto o fracasso das saladas e maçãs no cardápio, e não dá para ver uma saída clara para a rede (e não é só ela quem está indo para o buraco: boa parte da concorrência também). Chegou a hora do APS?

24 comentários:

  1. Esses eventos já acontecem há alguns anos no Brasil - participei de dois inclusive, em duas cidades diferentes do país. É dirigido para formadores de opinião, jornalistas etc. A ideia, alegam, é mostrar que a comida é saudável, somente apresentada na forma de sanduíches e não de um prato sofisticado. Sei que as invenções dos chefs são deliciosas, eheheh

    ResponderExcluir
  2. Bom, se eles querem provar que a comida é saudável, boa sorte pra eles. Como no Mc umas 2 vezes por mês, amo os Nuggets, sei que é uma merda, mas a vida já é uma merda sem Nuggets, com Nuggets fica menos pior. Dá pena dos funcionários que ganham uma miséria e trabalham que nem escravos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas quero seu Skype.... sou o Eduardo que sempre deixo uma mensagem para você.

      Excluir
  3. Para os americanos acredito que seja mais difícil deixar de lado o hambúrger do que para nós brasileiros. Talvez o chef Oliver seja o responsável por boa parte dessa queda do Mac. Eu tento me livrar desse vício e estou a uns seis meses e um dia sem comer nada deles. Só por hoje!

    ResponderExcluir
  4. Ah eu me amarro no McDonald's, foi mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, já pra dentro! Vai ficar ajoelhado no milho e sem laptop ou joguinho até parar de comer essas besteiras...

      Excluir
  5. Burger King foi uma facada imensa no mercado do McDonald's no Brasil.

    engraçado que na aula de análise econômica de hoje, o professor citou o McDonald's como sendo uma companhia que chegou a ter grau de confiança maior do que o governo do EUA nos anos 90.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Not really

      http://economia.ig.com.br/empresas/2013-03-06/mcdonalds-bate-recorde-de-abertura-de-lojas-no-brasil-em-2012.html

      Excluir
  6. Choquita com o que as bixas brasileiras andam comendo!

    Quando eles abrirem um champagne/caviar bar talvez eu va - NOT/NEVER

    ResponderExcluir
  7. some-se a isto o livro que os chefes reinterpretaram o miojo, e notamos que pelo menos neste meio estamos realmente próximo ao final dos tempos.

    ResponderExcluir
  8. Tem gente aqui que jura que come pratos chiquérrimos todos os dias, com direito a muita trufa. Affão.

    Comida é tipo roupa...quem nunca anda meio esculhambado às vezes?? Chic é ser verdadeiro e não querer parecer outra coisa. #ditandotendências #contraacorrentecontrahashtags

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, pare de frescura e coma vegan.

      Excluir
    2. Uma coisa é comer pratos sofisticados ( ou chiques como vc diz ) outra coisa é comer porcarias tipo McD.
      Qualquer praça de alimentação de shopping oferece opções mais saudavéis e tão em conta quanto.
      Questão de escolha.

      Excluir
    3. Joãozito não abra mão de seus conceitos 'vegetais' como bom mano-relax-puxa-o-beck vc TEM DE andar beeem esculhambado mesmo, rsrsrsrs #VocêPiadaPronta.

      Excluir
    4. Ai, me deixem em paz com o meu McLanche Feliz!!

      Excluir
  9. ledo engano quem pensa que a fortuna do MC esta em vender lanches, a riqueza ta firma ta no mercado imobiliário, ja repararam onde esta as lojas deles no mundo? nos locais mais caros. fikadika

    ResponderExcluir
  10. Interessante! Que Feio mesmo! É, não dá vontade de comer...

    ResponderExcluir
  11. Vcs escutam qualquer coisa sobre queda de vendas e já acham que é o final da empresa. Amores, empresa é assim, passa por ciclos de crescimento e ciclos de retração. De acordo com seu último Annual Report, a McDonald's corporation está numa fase de desaceleração de seu creascimento, mas continua crescendo. Para aqueles que sabe ler balanços financeiros aqui vai o link:
    http://www.aboutmcdonalds.com/content/dam/AboutMcDonalds/Investors/Investor%202013/2012%20Annual%20Report%20Final.pdf
    Vcs podem falar o que quiserem, mas são eles que estão rindo e adorando os resultados.

    ResponderExcluir
  12. Quando vejo um McDonald's eu me lembro de, quando criança, minha mãe dizer para a empregada 'o açougueiro mandou uma carne muito dura então moe e faz hamburguer'?
    Por isso nunca inclui essa iguaria no meu cardápio de vida.

    ResponderExcluir
  13. Mc sucks...Sou muito mais Burger King e Carl Jr! Comer uma porcaria de vez em quando, quem nunca? Frase aberta a muitas interpretações...

    ResponderExcluir
  14. Que notícia excelente. Eu fico maravilhado ao saber que esta rede lixo criadora de porcarias está cada vez mais perdendo o poder. Ano passado eles fecharam todas as redes que existiam na Bolívia, pois lá o povo gosta de comer em casa com a família uma comida saudável e eles não dão todo esse glamour que os brazucas dão à marca.
    As únicas poucas vezes que consumi nesta rede foram na infância e só pelo brinquedo da época. Lembro de ter dado uma mordida no sanduíche murcho, duro e com gosto duvidoso e depois ter encarregado meus pais a torturante missão de devorá-los. Até que enfim os americanos estão começando a mudar os péssimos hábitos. Enquanto aqui é no slowmotion.

    ResponderExcluir
  15. Ah quase me esqueci, ODEIO MUITO TUDO ISSO!

    ResponderExcluir