segunda-feira, 7 de outubro de 2013

INIMIGO FIGADAL

Não sou grande fã de comida japonesa. Talvez por isto mesmo eu tenha me rendido ao incrível sushi de atum com foie gras e caju caramelado do Momotaro, um dos melhores restaurantes de São Paulo. Também contribuiu para o meu deleite a possibilidade daquela degustação ser irrepetível: já sabíamos que o foie gras estava a ponto de ser proibido na cidade, como de fato foi (assim como a comercialização de qualquer artigo confeccionado com pele animal - qualquer animal). A Califórnia já havia vetado a produção e venda da iguaria francesa, e a justificativa é a crueldade do método: o ganso precisa ser alimentado à força para ficar imenso e com o fígado gordo. OK, é uma judiação, mas é será que é pior do que essas usinas que penduram os frangos de cabeça para baixo numa linha de montagem, para em seguida decapitá-los? Todo consumo de carne envolve alguma dose de violência, seja lá qual for o bicho. Estamos caminhando ao veganismo, ou é só uma frescurinha passageira?

33 comentários:

  1. Bill Gates está patrocinando o peito de frango artificial (vegan) perfeito. O foie gras bem que poderia estar na lista de produção vegan, Será que eu ainda pego?

    ResponderExcluir
  2. Eu era contra foie gras.... Até provar!!!!
    Agora vão proibir foie gras em SP? Vai nascer o contrabando de patê.
    E esse povo deve realmente achar que as fazendas de hoje são essas coisinhas fofas com vaquinhas e galinhas soltos pastando e ciscando. Basta ver Globo Rural pra ver como o bicho não tem nenhum conforto nas fazendas-indústria de hoje em dia.

    Pra mim é mais uma frescurinha.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, eu tenho zero paciência com essa moda de "politicamente correto" à la americana. Qual o critério utilizado para definir "crueldade"? Porque gansos tem mais direito do que vacas ou frangos?

    O principal problema é que o consumidor médio tem absolutamente nenhum contato ou conhecimento com os métodos de fabricaçao do que come. Agricultura é nojenta, violenta e cruel. Ponto. Aceite isso ou mude-se para uma fazenda de subisistência.

    Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava demorando, a pessoa dá o golpe do passaporte europeu e a primeira coisa é esquecer o português (se é que sabia previamente) e que no Brasil o correto é agropecuária ao se referir a agricultura+pecuária, afinal daqui a pouco ela vai dizer que nasceu francesa, linda kkkkkk.

      Excluir
    2. Anônimo, sua redação é péssima. Deveria haver um ponto final antes de "afinal". Um beijo para você

      Excluir
    3. Quando o seu único argumento é criticar a redação dos outros é porque você perdeu a discussão.

      Excluir
    4. Quando se utiliza o mesmo argumento ruim contra alguém que utilizou o argumento ruim, essa regra não vale! Eu tava só salvando a pele do Fernando, meu ídolo. Sou seu fã, Fernando, vc sabe disso. Pena que a gente não se viu da última vez que vc veio ao Rio...

      Excluir
    5. Eu tava falando do anônimo, mas se a carapuça serviu...

      Excluir
  4. A caminho do veganismo, por favor ;D

    ResponderExcluir
  5. As bee são engraçadas, rs. Pra justificar a falta de sensibilidade delas com os animais elas acham errado que se proiba o foie gras pq os outros bichos também morrem de forma cruel. Não é melhor comemorar que já há uma linha de pensamento a favor dos animais? Cada uma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente um comentário inteligente...

      Excluir
    2. Apoiado!
      E de qualquer forma já é um a menos.

      Excluir
    3. Ufa. Obrigado pelo comentário. Eu já tava ficando desesperado.

      O pior é que tem gente que usa o mesmo argumento pra defender o foie gras que os homófobos usam pra não aceitar o direitos dos gays. 'Ai, tem tanto problema no mundo, gente passando fome... vamo ficar preocupando se viado pode casar, que frescura!'.

      Excluir
  6. Tony, como vc se permite esse tipo de alimento?
    Se eu tivesse o seu tamanho e seu IMC passaria longe de foie gras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, nitidamente vocês nao compartilham o mesmo QI.

      Excluir
  7. Foie gras formou o meu caráter. Como desde pequeno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bee finézima da Zona Sul mata de inveja as pobres coitadas que foram criadas com polenta.

      Excluir
    2. Vamo parar com tanta viadagem e come de tudo. Até meismo cachorro, que nas coréia é iguaria fina. Diz que labrador e goldem da um churrasco do caralho. Shitizu é carne temra boa pra strogonofer. Mas bulldog franceis num serve pra nada é uma merda e iorkshis é muito musculoso só pra sopa.

      Excluir
    3. Nunca fui vegetariano, mas comia pouca carne e frango. Só que depois que vi a foto do Alex Atalla, no simpósio de gastronomia em Copenhagen, agarrando o pescoço da galinha para decapta-la em uma coreografia exibicionista que impressionasse a nobre platéia mudei de pensar. A partir dessa foto achei que matar os bichos para comer é atavismo incompatível e cortei as carnes; enquadreii a gastronomia como manifestação de sociedade decadente - não é por acaso que surgiu na China dos mandarins e na França dos luíses - e vaio as bichas exibidas sem palco.

      Excluir
  8. Não acho que a solução seja todo mundo virar vegano, talvez isso não seja nem saudável. Assim como não dá pra ignorar que a proteína animal fez uma diferença fundamental para nossa evolução como espécie.
    Contudo não dá pra não se solidarizar com a forma como alguns alimentos são produzidos. Ainda pior que o foie gras é a vitela. Eu particularmente não quero ser cúmplice desse tipo de crueldade.
    E sim, a maneira como frangos, bois e até cavalos da Ilha de Paquetá são tratados é horrível, mas em vez de isso servir de salvo-conduto para a nossa consciência, deveria servir de estímulo para fazermos pressão por um tratamento mais humano aos animais que nos servem de alimento.
    E é pena que muita gente use o argumento da "ditadura do politicamente correto" apenas para se eximir de adotar um comportamento "apenas correto".

    ResponderExcluir
  9. A aparencia do prato é horrivel, mas deve ser delicioso, pq amo os tres ingredientes principais!

    ResponderExcluir
  10. Gente, vamos matar os leões que torturam suas presas na savana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, basta matar as bichas pretensiosas e mal comidas, sabe aquelas que de tão deslumbradas dizem que foram criadas no foie gras? Ah, o que a falta de boa aparência faz numa bicha...

      Excluir
    2. Xii, acho que Vc não me conhece...pq feio eu não sou ;)))

      Excluir
    3. Então pare de agir como tal...tentativas desesperadas de parecer melhor que os outros é típico de gente recalcada...#ficadica

      Excluir
    4. Danny ele disse que nao e feio, mas nao falou nada a respeito de ser mal comido kkkk e danny quando ele disse que foi criado com foie gras ele estava brincando e sendo divertido...quem esta com complexo de inferidade e vc!!! Sorry gato....

      Excluir
    5. Aff, agora é a feia anônima se sentido atingida...

      Excluir
  11. Bom será quando pegarem os humanos para engorda e depois o abate, afinal também somos animais em iguais condições e instintos aos outros e, claro, damos um bom caldo. (ironia)

    ResponderExcluir