sábado, 21 de setembro de 2013

SABIA QUE O SABIÁ SABIA ASSOBIAR?

Estou com um hóspede carioca. Hoje cedo ele me contou que dormiu mal por causa de um barulho insuportável que varou a madrugada: o canto de um passarinho. Expliquei que se trata do sabiá-laranjeira, o novo inimigo no.1 de São Paulo e tema de candentes debates nas redes sociais nesta semana que passou. Houve os que, insones há dias, pregam a exterminação sumária das aves, tão perniciosas quanto os ratos e as baratas; e também teve a turma do poncho-e-conga, que se escandaliza com alguém que não suporte qualquer coisa que venha da Mãe Natureza (sugiro a essa galera que experimente veneno de jararaca, que é 100% natural). Nesta temporada eu nem me incomodei (os sabiás têm filhotes nessa época do ano, e ensinam-os a cantar durante a noite, para escapar dos predadores), embora já tenha morado numa casa cercada de árvores onde a algazarra era diária e infernal. Mas acho que nenhum dos lados têm razão. É só ter paciência, gentem. Daqui a pouco os filhotes crescem, a cantoria cessa e a cidade pode voltar a reclamar do trânsito, da poluição e do preço extorsivo dos restaurantes.

16 comentários:

  1. Para os que não tem a floresta em casa: http://proj.lis.ic.unicamp.br/fnjv/faces/jsp/index.jsp

    ResponderExcluir
  2. Meu lado que dormiu bem: Eles estavam aqui primeiro, a gente que inventou de criar cidades.
    Meu lado insone: Cadê a cartucheira?

    ResponderExcluir
  3. Eu amo as minhas vizinhas sábias. Cante, cante, cante!

    ResponderExcluir
  4. A gente acostuma, quando mudei para a região do parque da Aclimação quase enlouqueci, porque por incrível que pareça além dos sabiás tem uns galos que cantam junto (estes o ano inteiro), é um coral só; já faz quase sete anos e agora está tudo bem; adoro morar em uma região arborizada que parece cidade do interior perto da Paulista, é a vida, convivência acontece em vários níveis, bicho, gente, etc.

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=rUSP5SlZFm0

    Acho que isso descreve seu amigo, né?

    ResponderExcluir
  6. Eu Era F.i.s.t.ado no Show Os Leopardos21 de setembro de 2013 17:27

    Se não dormem é porque tem mimimi até p/ dormir, se tiver pregado mesmo, pode ligar até britadeira do lado que o sujeito cai nos braços de Morfeu e só acorda quando tem de acordar, o canto desses bichinhos é lindo, e antes que venham me taxar de ecochato, não o sou em absoluto, os detesto inclusive, mas penalizar bichinhos de pequena envergadura, não dá! Querem canalizar such irrational violence, matem pombos a.k.a. ratos de asa.

    ResponderExcluir
  7. O mio babbino caro
    Aqui no Arouche essa madrugada, às 02:00h achei que já estava amanhecendo.
    Pombas, gatos de casas abandonadas e vira-latas sem dono, como lhe dar...

    ResponderExcluir
  8. Ah, por favor, toma um ansiolítico...

    Fala pro seu hóspede que eu tenho uma ótima médica aqui no Rio.

    Beeeeijos

    ResponderExcluir
  9. Quando durmo na casa do meu namorado, em Porto Alegre, sou infernizado por um passarinho cantante, já praguejei muito em virtude dele mas jamais pensei em matá-lo. O bicho me inferniza o sono mas e quem diz que eu não infernizo alguém?! Cest la vie!

    ResponderExcluir
  10. A minha sorte é que eu não acordo com qualquer barulho. Vez em quando, um desses sabiás vem cantar na minha janela e eu nem tchuns. Já meu gato...

    ResponderExcluir
  11. Depois que eu descobri uma rádio na Apple TV só com sons da natureza, riachos, ondas, pássaros, não ouço outra coisa pra dormir.

    Mas acabei de descobrir que me mudei para uma tranquila vizinhança onde sou vizinho de uma... IGREJA COM SINO QUE TOCA ALTO BAGARAY!!!!

    ResponderExcluir
  12. Pois é. Nos últimos dias tenho ido dormir tarde e já às 2 horas da matina quando estou indo deitar eles começam a cantar. Essas aves não dormem não?! Bom, mas para mim não há problema, pois em poucos minutos já não escuto mais nada rs. Querer acabar com elas é só por causa de outros problemas das vidas das pessoas. Se tudo estivesse bem dormiriam numa boa e nem ligariam para o tal passarinho.

    ResponderExcluir
  13. Os daqui da Lapa começam a cantoria pontualmente às 3h. Mas já está diminuindo - há um mês estava impossível..! Os bebês já devem estar crescendo...

    ResponderExcluir