terça-feira, 10 de setembro de 2013

O MÍNIMO PARA SER UM IDIOTA

A "Ilustríssima", o caderno high brow que cirucla com a "Folha" aos domingos, deu uma entrevista de página inteira com Olavo de Carvalho. O mote foi o livro recém-lançado por ele, "O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota" (que já é um best-seller) e o surgimento de uma "nova direita" no Brasil. O cara falou muita coisa - algumas com a verve de um Paulo Francis, outras dignas de burros no pasto. O zurro mais alto de todos foi o seguinte:

O que o sr. pensa sobre o projeto da cura gay?

Ninguém pede ajuda a um psicólogo para livrar-se de uma conduta indesejada se é capaz de controlá-la pessoalmente ou se não quer abandoná-la de maneira alguma. Quando alguém vai a uma terapia com o propósito de livrar-se do homossexualismo, é porque não o vivencia como uma tendência natural da sua pessoa, e sim como uma compulsão neurótica que o escraviza. 
É bem diferente de alguém que é homossexual porque quer, ou de alguém que deixou de ser homossexual porque quis e teve forças para isso. Proibir o tratamento de uma compulsão é torná-la obrigatória, é fazer de um sintoma neurótico um valor protegido pelo Estado. É uma ideia criada por psicopatas e aplaudida por histéricos. 

Dá para perceber que Olavo não sabe o mínimo dos mínimos sobre homossexualidade, o que já é mais do que o bastante para qualificá-lo como um idiota. Mas há quem goste. O jornal de hoje trazia duas cartas sobre a matéria, uma contra, outra a favor. Reproduzo aqui apenas esta última:

Muito boas as colocações do filósofo Olavo de Carvalho ("Cruzada anti-idiotas", "Ilustríssima", 8/9), sobretudo as que se referem à esquerda e ao projeto de cura gay. Em relação a este último, creio que suas palavras são definitivas. Deturparam o projeto. Se você é feliz sendo gay, continue assim e não queira que todos sejam como você. Agora, se você está sofrendo com "uma compulsão neurótica que o escraviza", procure ajuda. É disso que trata o projeto, permitir que um profissional da psicologia atenda um cliente que vá procurá-lo em busca de ajuda.
                                                   HUMBERTO SANCHEZ, médico (Araçatuba, SP) 

E o pior é que assinada por um médico, talvez formado pela mesma escola que o doutor César Khoury. Impressionante como nem um nem outro se dão conta que as maiores vítimas da cura gay são menores de idade internados pelos próprios pais, e que não há nenhum estudo sério que comprove que qualquer técnica - científica, religiosa ou de faz-de-conta - que realmente funcione na reversão da homossexualidade. É por causa de idiotas como estes dois senhores que ainda temos um longo caminho pela frente.

26 comentários:

  1. Ler o que esse cara escreve é só perda de tempo, não há nada de produtivo que venha dele. E por este último livro ser best seller, só aí já dá para ver que o mundo está mesmo um caos.

    ResponderExcluir
  2. Quando nos surpreendemos ao saber que existem besouros denominados rola-bostas, quando os há que se alimentam da seiva de plantas, enquanto outros preferem as frutas, outros animais - e até mesmo sangue humano, caso do barbeiro, que transmite a doença de Chagas - parte da surpresa vem do fato de que hierarquizamos o que parece apropriado como alimento, transmitindo aos besouros valores que, obviamente, são nossos. O que acontece, na verdade, na natureza, é que o besouro que se beneficia da merda se livra de competir com os consumidores de frutas e todos os outros que acham a merda uma bosta, somente.

    Na fotografia que ilustra seu post, Tony, Olavo de Carvalho parece bem nutrido, corado, usa óculos do tamanho adequado para caber no rosto (devem ter sido adquiridos pessoalmente por ele, e não aproveitados de outra pessoa), está de terno e gravata que não parecem puídos, enfim, está sobrevivendo aparentemente bem. Você aponta que os livros dele têm elevado número de compradores, Tony. Quer Olavo acredite ou não no que escreve, sua estratégia de sobrevivência, aparentemente bem sucedida, é comparável ao do primeiro besouro mencionado: viver do excremento que a sociedade pensa e produz. Sua suposta filosofia nega o título de uma das obras seminais do pensamento ocidental, 'Os diálogos'. Ele não quer nem precisa dialogar. Ele e seus leitores, discípulos ou companheiros de fossa se satisfazem em chafurdar nos dejetos e aspirar, deliciados, os odores do ambiente em que vivem e que compartilham. Ocupam um nicho que todos rejeitam em uma sociedade que aspira a uma existência melhor, mais tolerante, em que o direito à vida e à cidadania seja universal. Como não têm com o que contribuir naquilo que frutifica, tornam-se os reis e porta-vozes dos esgotos. Como camarões, têm intestinos na cabeça, não cérebro.

    Dito isso, a publicação de sua entrevista pela Folha tem o mesmo valor editorial da foto em que uma ex-BBB divulga a imagem da privada que explodiu. E provoca, em quem prefere outros habitats, o mesmo nojo.

    ResponderExcluir
  3. Sem mais o Dr. Felix é dono do renomado hospital São Magno e olha o que ele faz com o filho Felix. Te ♥ goes

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKK, esses "filósofos" da direita tupiniquim sao demais, esbanjam inteligência!

    No mínimo deve ter "filosofado" o "livro" todo pensando nos cacetes que ja passaram pela sua boca!

    RETENÇÃO ANAL: eis o titulo correto do tar "livro".

    ResponderExcluir
  5. Pois é, a democracia está aí p/ dar liberdade a qualquer idiota falar suas idiotices. E se vê que um diploma e uma faculdade ñ faz de ninguém mais inteligente. Pra mim, os gays, sempre serão gente comum.

    ResponderExcluir
  6. A explicação definitiva sobre a "Cura Gay" já foi dada:
    http://www.youtube.com/watch?v=bS_ablLRIAA&feature=c4-overview&list=UUEWHPFNilsT0IfQfutVzsag

    ResponderExcluir
  7. Vou dar um de "vândalo" e postar anonimamente, diferente do habitual. Trabalho no Grupo Record (não a emissora, mas a editora), que publicou esse lixo. VERGONHA! Mas é a nova linha da empresa, que conta com um editor jovem e reacionário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o dinheiro vergonhoso que vem da venda desse lixo vc embolsa numa boa, né?

      Excluir
    2. E daí alguem que não seja uma bee pintosona precisa sobreviver, Hitler era cercado por quem antes o achava uó, lei da oferta e procura... affão como diz a outra do buraco negro cerebral intergalático feat. makonhêra-power defense

      Excluir
  8. Existe coisa mais idiota do que a postura: 'EU SEI O QUE É BOM PRA VC'?

    ResponderExcluir
  9. Anastasia Beaverhausen11 de setembro de 2013 11:22

    Precisar que alguém me diga o que fazer para não ser um idiota é assinar o atestado de idiotice!

    ResponderExcluir
  10. Gozado, por que será q a atitude desse cara me lembra o ADEUS PARA SEMPRE?

    ResponderExcluir
  11. O Olavo de Carvalho é o ídolo de muitos jovens conservadores. Deixei de falar com um primo meu por um bom período de tempo em razão de um vídeo que ele (sabendo da minha sexualidade) postou no Facebook, no qual o Olavo diz que depois do reconhecimento das uniões estáveis, um "punheteiro iria querer casar com a mão".

    Eu não entendo como esse cara causa tanto impacto na sociedade. Mas, por outro lado, é bem nítido o perfil de gente que gosta dele: geralmente gente que não trabalha (e quer dar pitaco sobre capitalismo x socialismo numa teorização sem fim), não tem uma profissão convencional (estudantes de filosofia, por exemplo) ou não tem um rumo na vida mesmo.

    Agora, surpreendam-se ao ver amigos seus que deram "like" na página dele no Facebook. Nem vou postar o link aqui; procurem vocês mesmos.

    ResponderExcluir
  12. Ah, outra coisa: http://www.youtube.com/watch?v=Dw7ME4vVNnc

    Ele diz que cigarro não faz mal.

    ResponderExcluir
  13. Ri horrores de um comentário a respeito do preço desse livro na Amazon: "O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota é não comprar um livro digital de 42 reais!!!" Há outros igualmente espirituosos, como um que sugere que o lermos com cabeça aberta. Se nem o próprio autor o fez, porque devemos lhe agraciar com isto. Não dá pra levar a sério qualquer um que use termos como gayzimo ou feminazismo. Desisto antes mesmo de tentar. Não vale a pena!

    ResponderExcluir
  14. Outro dia um colega me citou um vídeo de Olavo em palestra na OAB de SP sobre a “Nova Ordem Mundial”, proferido lá em 2006... Comecei a assistir, mas deixei na metade. A teoria é tão absurda que não dispensei nem mais 30 segundos... Coisa de gente extremista, de racionalidade tacanha.
    Meu colega partilha do pensamento de Olavo porque é igualmente conservador e singularista.

    ResponderExcluir
  15. Livreco best-seller igual bio do EDYMaisCedo, lixo, desperdício de papel, quem disse que best-seller sempre quer dizer QUALIDADE? Taí a prova cabal disso. Lixo elevado à categoria de coisa imprescindível, o país vai ótimo como se vê, SQN.

    ResponderExcluir
  16. Na próxima deviam chamar o Danizudo! e puseram este asno para prefaciar e explicar Schopenhauer

    ResponderExcluir
  17. Eu li todos os comentários aqui. Nenhum deles argumenta nada. Fica apenas no ad hominem. O próprio texto do autor do blog usa UM ponto de vista de Olavo de Carvalho para fichá-lo de uma maneira generalista. É sério, eu queria muito um texto que discordasse totalmente dele com argumentos, porque acho que o nome disso é debate, e eu gosto de debate. Adoro mudar meu ponto de vista, ser surpreendido. Mas não acho argumentos em lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  18. Eu tô procurando um comentário ou texto que critique o LIVRO com argumentos, até agora não achei nenhum. O pessoal prefere satanizar o cara e ficar só no ad hominem. Sem falar que essa opinião dele sobre cura gay é só UM aspecto do que ele pensa. Não dá pra fichar o cara por causa de uma única opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí que você se engana. Alguém que defende a cura gay está qutomaticamente desclassificado. Não merece ser levado a sério. Acreditar na cura gay é sinal de burrice extrema.

      Excluir
    2. E por acaso Olavo defende a cura gay? Não seu idiota, porque este projeto não existe. O que ele defende é a possibilidade de que alguém que não se sinta confortável sendo gay tenha a possibilidade de procurar um aconselhamento psicológico. Afinal, ninguém é obrigado a aceitar uma condição com a qual não esteja confortável. Foi isso que ele disse no trecho que tu reproduziste no teu blog. Ou será que uma vez gay, já era, o cara tem que aceitar pro resto da vida esta condição mesmo que ele sinta que não o que ele quer? Claro que não seu jumento. Poderia pelo menos aprender a ler não é mesmo... Mas com o "méqui" é difícil né...

      Excluir
    3. Acontece, Lenilton, que a psicologia diz que o aconselhamento psicológico a uma pessoa que se sente desconfortável com a própria homossexulaidade só consegue AJUDÁ-LA A ACEITAR esta condição q9eu de patológica não tem nada, é perfeitamente natural). A psicologia nnao tem método cientificamente reconhecido para reverter a orientação sexual de quem quer que seja. São fundamentalistas religiosos e idiotas como Olavo que querem obrigar a ciência a fazer o que não pode.

      Excluir
  19. Zero argumento e muita falácia ad hominem. Come sempre esquerdistas não debatem idéias, se não, não seriam esquerdistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nelson. Eu iria comentar, mas tu falaste tudo.

      Excluir
    2. E por acaso o Olavo refuta alguma coisa? Ele nunca dá o braço a torcer, mesmo que se prove por a+b quando ele está errado. Como exemplo, a recente discussão com pirulla: ao invés de reconhecer um erro, explicado por um biólogo com doutorado, prefere xingar o cara, falar que o ensino superior é um himen complacente pq qualquer um passa e por aí vai. Realmente, olavo é um exemplo de como NÃO ser bom retórico.
      Tem esquerdista chato também. Mas uma coisa é ser direita ou esquerda (classificação que não gosto, nao estamos mais na guerra fria), outra é falar asneiras como "fetos abortados são usados para matéria prima de adoçante", e quando alguém com propriedade vem refutar, botar a mão no ouvido e lalalala nao to ouvindo. O que esperar de alguem que fala tanto em ad hominen mas ao mesmo tempo quando é contrariado manda tomar no cu? Isso esperamos de olavo, logo nao podemos esperar mais nada dele.

      Excluir