sexta-feira, 9 de agosto de 2013

SILVIO EM PÂNICO

Quando eu fazia parte da equipe de roteiristas da série "Ô, Coitado!" no SBT, podíamos tirar sarro de todos os contratados da casa. E tirávamos: da banheira do Gugu à primeira versão de "Chiquititas", quase nada escapava da nossa sanha. A exceção era o ômi, o patrão, o acionista. Absolutamente proibido fazer a menor menção a Silvio Santos (ou até mesmo ao lendário cabeleireiro Jassa). Tudo bem, a TV é dele, ele faz o que quiser. Mas SS embarcou na onda autoritária que contamina personalidades como Roberto Carlos e boa parte da cultura brasileira, e tentou exercer esse poder fora de seus domínios. Durante alguns anos "autorizou" o humorista Ceará, do "Pânico" (hoje na Band) a imitá-lo. Depois se irritou com uma perseguição que o programa lhe fez e "proibiu" a sátira. A trupe de Emilio Surita obedeceu, para evitar dissabores legais. Mas agora o TJ-SP acabou com essa papagaiada. Silvio pode ser parodiado não só pelo "Pânico" como por qualquer pessoa, como aliás reza a Constituição brasileira. Mais que na hora de fazer valer essa lei tão básica, essencial para qualquer democracia que mereça este nome. Há-hái.

6 comentários:

  1. Se bem q a nossa democracia é bem esquisita. Um país onde se é obrigado a votar e exibe placas em órgãos público ameaçando com os dizeres "Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela é crime" (Art. 331 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40), ñ é beeeem uma democracia, concorda?

    ResponderExcluir
  2. Será que agora veremos alguém ressuscitar? Isso porque na época fizeram até um velório para o tal rsrs

    ResponderExcluir
  3. Mas e como fica caso do Jô Soares, decisão de SS gera jurisprudência p/ o Jô? Sim o apresentador da Globo é doce de pessoa entrevistando coisa e tal, mas muito nojento com colegas humoristas que o imitam... Acho que qualquer pessoa pública no caso dele, de SS e demais colegas da TV (Regina Casé, Pedro Bial) deviam encarar isso como prova de popularidade e parar de fazer a ofendida.

    ResponderExcluir
  4. Tony, quando você vai postar algo sobre isto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=10o1G51Hoek ?

    No Facebook, mais de 50.000 compartilhamentos...daí o vídeo SUMIU. Foi, então, postado no YouTube. Estranho...

    Só que no YouTube predominam os comentários de conservadores/conservadores evangélicos.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solto um post daqui a pouco. Fique ligado.

      Excluir
  5. É... Para merecer o nome de democracia ainda temos várias pedras no nosso caminho. Algumas até maiores e mais vergonhosas que a do Pânico x Silvio: http://oglobo.globo.com/economia/turma-do-tjdft-mantem-censura-ao-estadao-8466986

    ResponderExcluir