quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O LONGO E TENEBROSO INVERNO

Quem lembra dos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980? Foram uma merda. Os Estados Unidos boicotaram para protestar contra a invasão soviética ao Afeganistão ocorrida um ano antes, e, sem adversário à altura, a URSS ganhou um quaquilhão de medalhas. Quatro anos depois, a merda se repetiu. Os russos "convenceram" seus satélites na Cortina de Ferro a boicotar as Olimpíadas de Los Angeles, que também se esvaziaram. A merda ameaça ser reprisada nos Jogos de Inverno de 2014, previstos para acontecer na cidade russa de Sochi. As absurdas leis locais contra a "propaganda" gay estão causando justa comoção no Ocidente, e já tem gente pedindo até mesmo que o evento seja mudado de lugar. Acho quase impossível. Há contratos com TVs do mundo inteiro, patrocinadores peso-pesado e uma granalhaça horrorosa envolvida. Que ninguém se iluda: o Comitê Olímpico Internacional está cagando para o "espírito olímpico" do Barão de Coubertin, aquele conceito tão século 19. Os cartolas podem até expulsar do certame os atletas que desfraldarem bandeiras do arco-íris no pódio, porque são proibidas quaisquer manifestações de cunho político. Mas o estrago começou. Os fabricantes da vodka Stolichnaya já estão pedindo água. A cada nova imagem de uma bicha apanhando em público, mais celebridades se juntam às vozes contra os Jogos. Acho bom mesmo. A Rússia merece levar um ferro. É um país paranóico, que já foi invadido por todos os lados. Quase não tem fronteiras naturais: só estepes planas que são verdadeiras estradas pavimentadas para as hordas de mongóis ou as tropas de Napoleão. Tanta vulnerabilidade fez com que os russos partissem para o ataque, conquistando quase todas as terras ao seu redor para se sentirem com um mínimo de segurança. Essa mentalidade gerou um horror a tudo o que vem de fora. Some-se a isto o chauvinismo da Igreja Ortodoxa e uma preocupação razoável com o despovoamento do país, e está posta a mesa para uma das homofobias mais violentas do mundo. Que pode ter muitas causas, mas nenhuma justificação. Os Jogos de Sochi precisam ser um fracasso retumbante, e grandes anunciantes como a Procter & Gamble ou o Mc Donald's, apesar de se fazerem de fofos, só entendem a linguagem do dim-dim. O que a Rússia está fazendo contra os gays é tão grave quanto o apartheid da África do Sul, que transformou o país em pária internacional. Sanções já.

17 comentários:

  1. Do ponto de vista de um morador do hemisfério sul, olimpíadas de inverno sempre foram irrelevantes para mim.

    E a Rússia e seus oligarcas do petróleo não estão nem aí para esse boicote que vai durar tanto quanto o nosso contra a PepsiCo.

    ResponderExcluir
  2. infelizmente acho que ontem eu vi na madrugada um video na deep web, um suposto adolescente homossexual sendo torturado, os mamilos dele foram arrancados e ele sangrava, mas e deep web né nao e possivel rastrear, de verdade alguma potencia como os estados unidos, canada ou mesmo a australia poderiam criar uma politica de migração para homossexuais, como acontece de asilo politico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Carlos, queria tento aprender a entrar na deep web, pesquisei mas achei deverás complicado. Dá umas dicas aí. Thanks!

      Excluir
    2. NAO de forma alguma, não vou ficar soltando informações apesar de ser muito fácil de entrar, Deep Web so serve pra mim pra duas coisas pra pegar livros que não se acha na internet ou nas lojas de livros usados e pra aqueles jornalistas pra se comunicarem naqueles países que árabes ou africanos onde tem conflito com o governo ou com grupos terroristas, o fato e que as pessoas são nojentas e mentalmente instáveis, claro que o anonimato na internet não ficaria livre disso, la so se encontra informação ruim quem quer e quem vai fundo procurar, deep web e como a internet no começo da sua existência, serio, voce deve ser gay ou lésbica, nao procure informações ruins, va assistir Confessions Tour, vai pra balada beijar umas mona, não fique nessa de deep web, e agradeça por viver num pais onde a democracia existe, apesar de nao ser a melhor de todas.

      Excluir
    3. A mesma curiosidade que você tinha em saber o que é e como é, eu também tenho, apenas isso.

      Excluir
    4. E tem que ter muito cuidado a possibilidade de ter seu note ou PC infectado por virus é grande, nem vale apena mesmo, tô fora!!!!

      Excluir
  3. Né? Tem uns vídeos na internet de bully por lá bem tensos. http://www.howaboutwe.com/date-report/wp-content/uploads/2013/02/18.gif

    ResponderExcluir
  4. Tony, você viu isso? http://www.youtube.com/watch?v=H0D4_zGNy24

    ResponderExcluir
  5. A Folha deveria te colocar entre os articulistas que escrevem no começo do jornal e não apenas um colunista de veleidades. Não sabem o articulista político que estão perdendo. Inteligente, culto, moderno, sem preconceitos e engajado nas causas LGBT. Sua análise sobre a Rússia conseguiu resumir precisamente mais de mil anos de história da geo-política do país continente para os leigos. Que visão, que percepção, que conhecimento. Emocionei.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado! Quem sabe um dia eu chego lá?

    ResponderExcluir
  7. Acho mais inteligente protestar durante os Jogos de Inverno, quando o mundo inteiro estará olhando para a Rússia, com trocentas transmissões ao vivo, do que boicotar a competição. Aliás o mesmo deve acontecer no Brasil em 2014. Se bem que para os brasileiros: Jogos de Inverno, who cares?

    ResponderExcluir
  8. Wladimir Putinha merece esnobada mundial pra ontem, mas acho mesmo que estão dando tiro no pé. Obama se posicionou lindamente pró-LGBTs e disse o que tb acho sobre o assunto, que com isso só aumentam o abismo político e dificultam relações diplomáticas que nunca foram fáceis não só com EUA mas c/ qualquer nação civilizada do ocidente. Parabéns por sua análise que de modo algum foi rasa, aliás muito bem embasada.

    ResponderExcluir
  9. O mio babbino caro
    Então além de todo o postulado por Kaplan, a Geografia também serve à Homofobia.

    ResponderExcluir
  10. fica o chavão: quem desdenha, quer comprar e pagar caro, bem caro

    ResponderExcluir
  11. Eu lembro das Olimpíadas de 1980, a abertura foi linda, eu assisti, e olhe que eu assisti em uma tv de marca Telefunken, quanto a URSS a coisa está feia por lá, não demora teremos mais e mais conflitos, eles estão é na idade das trevas mesmo!!!!

    ResponderExcluir