terça-feira, 27 de agosto de 2013

BOLÍVIA PALITO

Não é fácil ser boliviano. Quase todos os países têm hinos e narrativas de glórias militares, mas do que é a que Bolívia pode se gabar? Ao longo de seus duzentos anos de existência, ela perdeu mais da metade de seu território original para os vizinhos. O Brasil ficou com o Acre (em troca de um lindo cavalo branco, reza a lenda contada por lá) e um naco da fronteira com o Mato Grosso. O Chile, no que talvez seja o maior trauma para os bolivianos, levou todo o litoral do Pacífico. Até o fracote Paraguai arrancou um pedaço, a região do Chaco. Esse fatiamento contumaz explica um pouco da paranoia nacional, além do garbo atabalhoado com que Evo Morales defende o que sobrou da soberania. Temos engolido muitos desaforos nos últimos anos, mas o fato é que essa história da fuga do senador Mariano está bem mal contada. Quem ajudou quem? Quem sabia de tudo e quem topou fechar os olhos? Bolívia e Brasil têm uma relação estreita e complicada, onde os dois pisam em ovos e trocam pontapés ao mesmo tempo. Dessa vez, até que reação de lá tem sido razoavelmente comedida. Talvez porque os bolivianos estejam fartos de saber que a corda sempre se rompe do lado deles.

22 comentários:

  1. You know nothing, Jon Snow.

    ResponderExcluir
  2. Tony, faça um favor a si mesmo e preserve o respeito que conquistou falando sobre celebridades, moda e futilidades em geral: pare de comentar sobre política, diplomacia, relações internacionais e outros assuntos de certa complexidade nos quais seu "achismo" não se mostre (tão) ridículo. Seu encadeamento de fatos históricos, as relações de causa-consequência que você enxerga, aliadas a sua visão sectária de cultura e sociedade, quando aplicadas a temas desse gênero, demonstram uma soberana ignorância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obviamente, o fato de o Tony, ao tratar desses assuntos sérios, não rezar pelo catecismo petista, é o fato que mais te incomoda, não é? Daí as opiniões dele serem "achismo"... Só as baboseiras oficiais do Partido são a expressão da verdade?

      Excluir
    2. O fato de você reduzir o termo política às posturas e ideologias desse ou daquele Partido coloca sua opinião no mesmo patamar que a do Tony. "Achismo" fundamentado em Wikipedia e Editoriais de jornais historicamente parciais não é uma análise digna de apreciação. É como se fosse a Valesca Popozuda falando sobre filosofia e história da arte com menos erros de ortografia e com emprego da norma culta da língua portuguesa.

      Excluir
    3. Tony, continue a escrever sobre qualquer tipo de assunto. Se o anÔnimo não gostou, basta não acessar mais o blog.

      Excluir
    4. Como sempre, a pessoa não tem argumentos pra rebater a crítica e fica nervosinha. Assinou o atestado de ignorância.

      Excluir
    5. "Jornais historicamente parciais" é ótimo...me diga um que não seja parcial, cara pálida...e Tony, continue a escrever sobre o que quiser, essa miscelânea é o charme do blog...Um petista é, acima de tudo, um chato...

      Excluir
    6. como é o nome do blog..hummm ..deixe-me ver...TONY GOES!!!hummm ...estao é a opiniao e as idéias de TONY GOES ok, se sao certas, erradas, distorcidas, sectarias ou sei lá mais o que, nao importa...pq o blog é dele e é a visao dele, aceitem isso...ok

      Excluir
    7. Preconceito hein anonimo, quer dizer que o fato de comentar rotineiramente sobre sobre cinema, musica e atualidade impede o dono do blog de ter outros interesses ou opiniões? Todo mundo tem de ser limitado, é isso? Faz favor p/ humanidade, quando quiser teclar qualquer coisa p/ causar, não tecle.

      Excluir
    8. Danny, pele vermelha, realmente não posso citar um periódico que não tenha sido parcial, mas, aqui entre nós, seu argumento foi de apoio ou repúdio ao que escrevi? Você realmente acha que editoriais de jornais sabidamente parciais (cite-se o mea culpa oficial das organizações Globo sobre a ditadura de 1964 do último domingo) podem servir de embasamento à análises críticas fiáveis? Se sim, honestamente, volte algumas casas... Quanto às demais citações sobre meu suposto "preconceito" com cineastas, músicos ou pessoas ligadas às artes, acho que deixei bem claro que minha crítica era dirigida diretamente ao proprietário deste Blog. A extensão fica por conta de quem extrapola a literalidade do meu texto. Quanto ao blog ser do TONY e portanto qualquer coisa que ele escreva é dele e ninguém tem nada com isso, acho que até a mais simplória observação de que ele, TONY, reserva um espaço a comentários e críticas é capaz de derrotar o argumento. Entretanto, tenho que cumprimentá-lo por ser evoluído o suficiente para permitir a exibição de críticas que não o favorece, ainda que postadas por alguém anônimo.

      Excluir
  3. Eu não sabia que a Bolívia tinha sido tão estuprada por todos vizinhos muy amigos.
    Lembro-me que, quando criança, ouvia no rádio um programa com músicas desse país, chamado 'Mosaico de Bolívia', com abertura e fechamento feitos por uma voz feminina cantando 'Es mi tierra/ Fuerte y poderosa... Dá pena esse país!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolívia é o mais sem amor proprio do continente, muito disso deve-se extrema pobreza e desemprego, ter orgulho de que em tal contexto? Acrianos detestam bolivianos pela questão histórica de disputa, povo do Acre foi o único a pegar em armas p/ ser brasileiro e no entanto é o mais zoado, dívida histórica. Na fronteira eles louvam aos céus quando nós deixamos nossos reais por lá, é que nossa moeda para eles é como o dólar p/ o resto do Brasil, eles só faltam estender o red carpet p/ gente passar, rsrsrsrs...

      Excluir
  4. Houve um pronto pronunciamento de ministro boliviano afirmando que o senador era merreca diante dos 2(ou 3) bilhões de dolares das trocas entre os dois países. Depois optaram por fazer cu doce.
    É certo que a rebeldia do diplomata resolveu o problema de muita gente. Morales ficou sem um opositor incômodo, a Bolívia sem um prisioneiro incômodo, o Brasil sem um asilado incômodo e a Dilminha sem um ministro incômodo enquanto incompetente. E, se comissão de investigação do governo federal não pune ministro corrupto e ladrão, o diplomata Saboia já está absolvido e poderá ser recompensado logo mais à frente. Mas não resta dúvida que ele é corajoso.

    ResponderExcluir
  5. Essa história na verdade veio muito a calhar porque estava gerando um desgaste. Ele estava asilado na embaixada brasileira de lá, mas sem salvo conduto (e vamos combinar que asilar alguém processado por corrupção? PRFVR! Não que a Bolívia seja um mar de democracia, longe disso), mas acho se meter muito nos assuntos do vizinho. O asilo dele estava para vencer (e agora que será limado mesmo). O STF estava enrolando com a barriga um Habeas Corpus sobre o caso. Acho que ele vai voltar rapidinho pra lá e quem sabe Evo baixe o preço do gás natural pra gente.
    Patriota acabou premiado indo pra Washington, isso sim.

    A lição que fica é: não faça nada sem o OK da Madre Superiora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vai para NYC, não? O prédio da ONU não é lá?

      Excluir
    2. Ops. I stand corrected. NY, não DC. (Avisem pra ele que a embaixada é grampeada)

      Excluir
  6. Nem sempre né? A quebra do contrato com a Petrobrás para a exploração do gás na Bolívia foi um sapo que o Lulinha teve que engolir do Evo Morales. Ponto para os bolivianos!

    ResponderExcluir
  7. Mudando de assunto... Já uviu falar desse FDP, Tony:
    http://www.bulevoador.com.br/2011/09/psiquiatra-da-autoajuda-flavio-gikovate-regurgita-ignorancia-homofobica-em-palestra/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o Flávio Gikovate?!? CU-RU-ZES... Esse mundo tá estranho demais, se não sabe brincar não desça p/ o playground...

      Excluir
  8. Mais uma lição de geopolítica, como vc fez dias atrás com a Rússia. Resumiu tudo de uma maneira simples e concisa para o público leigo. E só pode fazer isso quem tem conhecimento profundo de história, geografia e suas inplicações na política e na sociologia. Mais uma vez me deixou perplexo. Espero lê-lo em breve entre os editorialistas da Folha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes que João da via láctea venha distribuir chutes e coices edificantes sobre a língua portuguesa, aceite de coração: *iMplicações, ah e a propósito tb concordo c/ vc o charme do Tonygoes.blogspot é a vastidão de assuntos que ele aborda.

      Santíssimas tardes a todos

      Excluir
  9. Dei risada aqui com o "Bolívia Palito". ;)

    ResponderExcluir