segunda-feira, 15 de julho de 2013

QUEM QUER CASAR COM A DONA BARATINHA?

Um dos assuntos deste fim de semana foram os protestos que assolaram o casamento, no Rio, de Beatriz Barata e Francisco Feitosa Filho, ambos herdeiros de empresas de ônibus. Hoje a repercussão continua nas redes sociais, graças a este artigo de Hildegard Angel - a última colunista social carioca que ainda tem alguma relevância (e é bom ressaltar que, apesar da volúpia de detalhes com que descreve a festa, no final do texto ela se revolta com o Copacabana Palace, que recusou ajuda a um rapaz ferido). O episódio pode ter inaugurado uma nova fase das manifestações no Brasil: o bullying contra a ostentação acintosa feita pelos inimigos do povo. O duro vai ser definir quem são esses inimigos. Familiares de políticos corruptos e empresários malvados são alvos óbvios, mas, se a moda pega, daqui a pouco podem estar molestando os convidados do prêmio Contigo! ou os participantes da festa de Nossa Senhora Aquiropita. Tenho um pouco de pé atrás quando o simples recalque contamina o debate político, mas ele é uma força considerável. Quase tão grande quanto a das baratas, que se adaptam a qualquer situação e são dificílimas de matar.

25 comentários:

  1. Ué, Tony, não era você o defensor da "guilhotina" para todo mundo que estivesse à frente do Poder, mesmo que não tivesse responsabilidade alguma sobre o caos social?! Está afinando agora, com medo de que seus amigos herdeiros sejam hostilizados?

    ResponderExcluir
  2. Protestos murchando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. Sem mais: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1399724800239770&set=a.1393868734158710.1073741828.1393713314174252&type=1&theater

    ResponderExcluir
  4. Acho que o "simples racalque" não explica simplesmente o protesto nesse caso. Os noivos eram de famílias que exploram o transporte público em suas cidades. E a questão do transporte público foi uma das principais pautas dos protestos recentes.

    ResponderExcluir
  5. O mio babbino caro
    Tudo gente boa - Não é só por R$20,00!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas vão ver que estão sendo roubadas
      Vai haver uma revolução
      Ao contrário da de 64
      O Brasil é medroso
      Vamos pegar o dinheiro roubado da burguesia
      Vamos pra rua
      A burguesia fede (Cazuza). Depois de um Show do latino...

      Excluir
  6. Baratas que se adaptam a qualquer situação e são dificílimas de matar... Vc me mata c/ essas suas tiradas da hora, huahahahah...

    ResponderExcluir
  7. Tony, você nasceu no Rio, mas está radicado em São Paulo e talvez não saiba que os empresários cariocas do ramo transporte urbano deixam no chinelo os traficantes colombianos, a máfia siciliana ou japonesa, os piratas somalis, os tonton macoutes. Eles compram governadores, prefeitos, os deputados estaduais e vereadores, matam e esfolam, financiam as campanhas políticas e se garantem antes das eleições [quando o Brizolla era governador, o filho dele capotou na Baixada e foi levado para o hospital, deixando no carro uma mala de dinheiro, contribuição de um desses magnatas para a eleição].
    Entre a classe média da Zona Sul, que encontrei em festa familiar, não houve uma voz que saisse para defender os Barata. Imagine então na Zona Suburbana ou na Baixada.
    Apesar de achar esses casamentões uma babaquice, tive peninha da noiva, pois as mulheres levam a sério esse momento.
    E quanto a colunistas sociais, ja eram, e que Deus os mantenha longe do Rio, pois não precisamos deles.
    Ibrahinstorm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Brasília a podridão do transporte público é a mesma coisa tudo ilícito!!!!!! E mafioso!!!!!!!!!! Nossa a Hilde ainda escreve colunas!!!!!!!

      Excluir
  8. as vezes vc é tão direitista, tão católico apostólico romano, tão burgues que fica difícl te entender.
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que às vezes Tony é tão realista que fica difícil pra um anarquista proletário entendê-lo. E pra ser realista ele não precisa ser direitista nem burguês - só precisa ter um mínimo de coragem, inteligência e senso crítico.

      Os protestos na frente do Copa são a própria luta de classes em uma foto. Mas qual era o objetivo de quem estava ali? Tomar as empresas de ônibus e colocá-las sob controle do proletariado? Também sou "proletário", mas a essa altura considero Marx e Bakunin tão pueris quanto Rousseau e os irmãos Grimm.

      Será que a culpa pela situação é da barata, ou de quem espalhou lixo onde não devia, favorecendo o crescimento dela? Ou de quem viu o lixo naquele local todos esses anos e nunca moveu uma palha? Matar a barata vai alterar essa realidade de que maneira? Que melhoria teremos nos transportes daqui a 1 ano por obra desses protestos analgésicos, que só atacam o sintoma?

      Para bom entendedor, o texto do post apenas evidencia a inutilidade desse tipo de protesto. Essas mesmas dezenas de pessoas provavelmente conseguiriam muito mais acompanhando e fazendo barulho em torno de coisas como as licitações, a fiscalização, as regras e todo o ambiente que deixa as baratas se multiplicarem. Mas temo que isso seja exigir demais de quem ainda acredita em Robin Hood...

      Para finalizar, acho que qualquer um tem direito de protestar na frente de qualquer casamento. Só não precisa ser ingênuo a ponto de achar que assim vão ser resolvidos os problemas do transporte na cidade...

      Esse recado também serve pra o anônimo da "classe média tradicional", ali embaixo.

      Excluir
  9. Shirley Love - Petista Convicta16 de julho de 2013 02:14

    Tenho certeza que essa família é toda ligada ao PSDB, o câncer do Brasil.


    Família petista jamais faria uma festa assim em pleno 14 de julho, dia memorável na história da luta de classes.


    Mas é claro que a iniciativa privada tem que ter espaço nessa questão do entretenimento, porque ela gera, sim, muita riqueza.


    Esse é o meu PT.


    Beijos,

    Shirley Love, mulher independente e petista

    ResponderExcluir
  10. O nome do noivo é Francisco Feitosa Filho, não Luis! É primogênito de Chiquinho Feitosa, ex suplente do outrora Senador Tasso Jereissati e cunhado do Ministro Gilmar Mendes do STF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá por dentro, hein? Obrigado, já corrigi.

      Excluir
  11. Gilmar Mendes, casado com dona Guiomar, que é irmã de Chiquinho Feitosa. Chiquinho Feitosa, líder político no Ceará, que já foi governado por Tasso Jereissati. Tasso Jereissati, membro do PSDB, cujo ex Presidente FHC nomeou Gilmar Mendes para o STF. Entendeu as relações familiares? Entendeu a ira do povo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc está enxergando demais. O casamento aconteceu no Rio, bem longe do Ceará e qualquer afiliação política da família do noivo, então para com essa bobagem de achar que é revolta contra o PSDB. A revolta é contra a ostentação da família Barata, que pagou por tudo com os lucros que obtém explorando transportes coletivos no Rio.

      Excluir
    2. "Acredita-se que a grande maioria das mulheres com essas roupas sensacionais, vestidos de alta costura, grandes marcas, fosse de convidadas do Ceará, que ocuparam vários apartamentos no hotel. O Copa bombou na festa e na ocupação."

      Excluir
  12. E por sinal, o noivo é belíssimo! Cata

    http://www.frontstage.com.br/fotos/2013/07/115,4324543/casamento-de-chiquinho-feitosa-e-beatriz-barata-no-rio-de-janeiro.html

    ResponderExcluir
  13. Tony,

    O tom do seu texto não condiz com alguém que vive do próprio trabalho e, no máximo, pertence a classe média tradicional. Penso que essa tendência dos gays de se pretenderem sempre mais ricos, influentes e bonitos do que são (além de membros de um grand monde imaginário) beira o caricato e não combina com o homem inteligente que você representa em minha imaginação (tão bem desenhada pela maioria dos seus textos).

    :-)

    ResponderExcluir
  14. Nao tem jeito..Ostentacao nao é invejavel, o que é invejavel é conteudo, lastro.. Por pura falta de verniz e lastro, as nova ryca jamais entenderao que ostentacao é uma tremenda de uma falta de classe. Quem nasce pobre e emerge, tem essa necessidade.

    ResponderExcluir
  15. A gente já duvida do bom gosto das pessoas quando a atração principal é o Latino. É demais, até mesmo pra uma festa de casamento.

    ResponderExcluir
  16. 01 comparação: Narcisa Tamborindeguy ->>>> DIVA!!!!
    Família Barata --->>> Protestos!

    Então não é bem recalque.

    Mas olha.... O álbum desse casamento deve realmente ter saído um cocô!!! HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  17. vi as fotos com os convidados..
    o banheirão deveria estar uma delicia..
    Cada bofe incrível.

    ResponderExcluir