sexta-feira, 26 de julho de 2013

AQUI E MALI

Hoje é dia de eleição no Mali, um dos países mais pobres do mundo. Mesmo assim, o que não falta é gente querendo ser presidente de lá: são nada menos que 28 candidatos. O Mali tem índices baixíssimos de desenvolvimento humano, metade do país é ocupada pelo Sahara e uma facção da al-Qaeda precisou ser derrotada por uma intervenção francesa para não tomar o governo.


Mas o Mali tem uma cultura riquíssima, principalmente musical. Tanto que algumas de suas estrelas até já tocaram no Brasil: o albino Salif Keita e os cegos Amadou & Mariam. Todos misturam sons tradicionais com elementos do pop moderno. "Talé", o novo disco de Keita, tem produção de Philippe Cohen Solal, do Gotan Project. E "Folila", do casal, tem pariicipações inusitadas como a de Jake Shears, dos Scissor Sisters, na faixa "Metemya".


Admito, não é para qualquer paladar. Veja se é para o seu, aqui e ali.

2 comentários:

  1. Eu adoro a Rokia Traoré, que foi filha de um diplomata e começou a carreira na Bélgica. Uma das vozes mais doces que já escutei.Tenho uma paixão por ela...rs
    Fica a dica.

    http://www.youtube.com/watch?v=ckjOR-CXDdw

    ResponderExcluir
  2. Tony, amo/sou total suas incursões pelo cinema, tv e musica, mas talvez por falta de hábito não suporto world music, tentei caetanizar e ter mais david byrne, omara e madredeus no áudio, nessa seara consegui digerir e ser bem-sucedido no meu intento porque realmente há pérolas preciosíssimas carecendo de serem ouvidas/degustadas c/ prazer, mas saindo do internacional padrão (inglês, espanhol) e às vezes os clássicos (em italiano ou francês), rokia traoré me lembra marca húngara de tratores rurais e salif keita só sei que existe por causa da citação da música do Chico César - À Primeira Vista - prontovomitei.

    ResponderExcluir