quarta-feira, 5 de junho de 2013

VOCÊS REGAM E A GENTE CRESCE


A "primavera turca" já tem sua imagem-símbolo: uma elegante mulher vestida de vermelho, que resiste impavidamente ao spray de gás lacrimogêneo despejado nela por um policial. Não chega a ser um ato de bravura comparável ao do ativista que barrou o avanço de um tanque na praça Tianamen em Beijing, em 1989 - um protesto histórico que, aliás, completou ontem exatos 24 anos. Mas encapsula perfeitamente o conflito que está acontecendo na Turquia, entre a parcela laica e ocidentalizada da população e o governo islamicista e autoritário. Tanto que as fotos deram origem a uma ilustração que já está se espalhando em posters por Istambul, onde a mulher aparece enorme, como se fosse uma planta que foi muito bem regada. Mesmo assim, é bem possível que esse movimento todo acabe em pide, a pizza turca. O primeiro-ministro Recep Tayyp Erdogan foi eleito (e reeleito, e reeleito) democraticamente, e dificilmente irá renunciar. A oposição está fragmentada, e os fundamentalistas religiosos ainda têm muito apoio junto às classes mais baixas. Mas existe um segmento considerável que está descontente com os abusos do poder e disposto a ir para as ruas reclamar, mesmo debaixo de gás e cacetete. Quem dera existisse também na América Latina, onde países inteiros parecem anestesiados diante dos desmandos crescentes de seus líderes.

6 comentários:

  1. A Venezuela bem que tentou, perder uma eleicao de 51% a 49% nao me parece anestesiada... A Argentina tambem tem panelacos frequentes... O unico pais a meu ver ue eh adormecido e onde a populacao nao faz nada eh o nosso, isso sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim aqui no Brasil não fazem nada pois as pessoas estão preocupadas com suas vidas só isso, e a outra parte foi comprada e está sendo comprada, enquanto isto este DESGOVERNO deita e rola no bem público!!!! Um dia o povo acorda e o estrago será pior que na Europa!!!!Aguardem!!!

      Excluir
    2. Venezuela e Argentina não estão anestesiadas porque atualmente estão numa situação bem pior do que a nossa. Pra colocá-los no mesmo patamar do Brasil, você deve ter ficado uns 10 anos sem ler ou ouvir o noticiário...

      Excluir
  2. Olha, acho que pode sair alguma coisa desse protesto, sim. A bolsa turca já andou caindo; além disso, a Turquia recebe milhões de turistas todos os anos, e certamente protestos e a proibição de comprar bebida à noite não são propriamente chamarizes de turistas. Não sei, espero não estar sendo otimista demais.

    ResponderExcluir
  3. O governo turco tem mesmo que é se quebrar todo. Já chega desse maldito Islã querer continuar seu plano diabólico de querer controlar tudo e todos.

    ResponderExcluir