domingo, 16 de junho de 2013

OTIMISMO CAUTELOSO

Quatro anos atrás, meu blog se tingiu de verde em solidariedade aos manifestantes pró-Moussavi no Irã. O clérigo reformista foi descaradamente roubado nas eleições presidenciais de 2009. Apavorado com possíveis mudanças, o regime dos aiatolás forjou a reeleição de Ahmadinejad já no primeiro turno, provocando enormes levantes populares nas grandes cidade do país. E também a mais infeliz das declarações de Lula em política externa: o ex-presidente comparou os protestos pela democracia a uma reles briga entre torcidas de futebol. Dessa vez parece que o resultado da eleição foi o melhor possível, para o Irã e para o mundo. Digo "parece" porque é muito difícil ler nas entrelinhas da política iraniana. Já me disseram que quem manda mesmo é violenta Guarda Nacional e que o "líder supremo", o aiatolá Khamenei, é pouco mais do que uma rainha da Inglaterra. Por outro lado, Ahmadinejad foi, além de extraordinariamente mal-vestido, um presidente tão incompetente que não conseguiu nem que seu favorito tivesse a candidatura aprovada. Esta é outra peculiaridade do sistema de lá: só seis políticos puderam concorrer, nenhum muito conhecido e nenhum à esquerda. A campanha durou apenas duas semanas (o que não deixa de ser um alívio) e no final venceu Hasan Rowhani, o único mais ao centro. O que vai acontecer agora? Boa parte da população está exausta das restrições impostas pela república islâmica, e talvez a cúpula do poder tenha percebido que precisa começar uma abertura gradual. Mas talvez não: o Irã ameçou se liberalizar outras vezes, mas nunca conseguiu.

8 comentários:

  1. É aguardar para ver, mas com tanto fundamentalismo por lá e cegueira religiosa duvido, mudanças só daqui muitos anos, no futuro. Melhor mesmo se a família Imperial de lá não tivesse sido banida de lá, na época deles tinha corrupção e muita, mas a liberdade de lá era bem sentida e vivida.

    ResponderExcluir
  2. Em se tratando de país islâmico, nunca se sabe e em especial o Irã, com um regime tão pesado e fechado, capaz de eleger e reeleger o seu George W. Bush e depois ejeta-lo.
    Vide a Turquia, que parecia ter se livrado da praga dos vizinhos, Com esse Erdogan, pode estar em uma recaída

    ResponderExcluir
  3. Jura que o Irã é o assunto do dia aqui?
    Que falta de timing!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o assunto de ontem, e é importante para caralho.

      Se você acha que eu deveria estar falando das manifestações Brasil afora, leia minha coluna de hoje no F5:

      http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/tonygoes/2013/06/1296336-conversao-de-datena-mostra-o-espanto-da-midia-com-as-manifestacoes.shtml

      Excluir
    2. Achei estranho um dia como hoje passar em branco aqui no seu blog, mas mandou muito bem na coluna do F5.

      Excluir
    3. O dia ainda não acabou. Vamos ver o que acontece de noite...

      Excluir
  4. Oi Tony. Vc já declarou ser irmão do competente Zico Góes. Sendo assim, gostaria de saber se as noticias sobre a derrocada da MTV ñ merecia um artigo seu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vou falar aqui no blog sobre a MTV. Mas preciso esperar até que a situação fique mais clara, ainda mais porque não sou isento neste assunto.

      Excluir