domingo, 9 de junho de 2013

OFRA ARRASA

Um amigo me mandou esta tarde o link para um vídeo curioso: Ofra Haza, aos 21 anos de idade, cantando na TV israelense aquele que viria ser o maior sucesso de sua carreira, "Im Nin' Alu". O programa é de 1978, mas passaria por 1958 tranquilamente. Para quem não está ligando o nome à p'ssoa: Ofra foi a primeira estrela internacional nascida em Israel. Reza a lenda que seus pais emigraram a pé do Iêmen para a Terra Santa, e ela já era bastante conhecida em seu país quando DJs londrinos se meteram a remixar "Im Nin' Alu" em 1988. A música (na verdade, um cântico religioso do século 17) estourou no mundo inteiro e Ofra cantou até mesmo na Hebraica, em São Paulo. Engraçado como o vídeo acima parece pré-histórico, e não só por causa do preto-e-branco, enquanto que o de baixo, apenas 10 anos mais novo, ainda passa por atual. A cantora morreu de AIDS em 2000 - dizem que foi contaminada pelo próprio marido, que era usuário de drogas e morreu de overdose pouco tempo depois. Mas seu legado sobrevive. "Im Nin' Alu" toca por aí até hoje e chegou a ser incluída no show "Confessions" da Madonna. Ofra Haza foi uma pioneira da "world music" e abriu os ouvidos de muita gente para os sons do Oriente Médio. Inclusive os meus.

8 comentários:

  1. Ah, Tony... vc me deixou triste agora. Não sabia que ela tinha morrido.

    ResponderExcluir
  2. Palestina Libre! Fora invasores!

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro exatamente onde estava quando ouvi Im Nin' Alu pela primeira vez e fiquei paralisado. Na Túnel do Tempo, em São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. curioso que lembrei dela outro dia, nem sei pq; e joguei no youtube numa vibe 'por onde anda'... e também descobri que ela tinha morrido. mas tão triste quanto foi ler à respeito de sua morte, foi saber que apesar de toda fama e talento sua vida foi bem difícil, problemas com a família, a religião e esse péssimo casamento; parece que a presionavam a ter uma vida calma e religiosa e não a de uma pop star. até sua morte foi complicada, sua autópsia foi cercada de sigilo.
    e mais triste ainda foi ler que esse marido teria sido seu único homem.

    ResponderExcluir
  5. SEMPRE GOSTEI DAS CANÇÕES DE OFRA, SUA MUSICA TEM UM MISTICO DE DOÇURA E LIBERDADE, AMO SUAS CANÇÕES E VOZ... OS VERDADEIROS POETAS DESTE MUNDO SÃO TOMADOS CEDO DEMAIS...

    ResponderExcluir
  6. Até o dia de hoje, eu não sabia de sua morte.infelismente carregamos a morte em nossas vidas! Ninguém escapa da problemática existencial que acaba nos matando!

    ResponderExcluir
  7. Hoje me lembrei dessa maravilhosa voz que se calou a 22 anos eu não sabia que ela tinha morrido é uma daquelas coisas que a gente custa a entender e aceitar mas a morte é para todos. Infelizmente a dela foi de uma forma nefasta e inacreditável. Acredito que temos um tempo aqui cada um tem sua sina Infelizmente ela se envolveu com um usuário de drogas e drogas o nome já diz só leva a destruição.

    ResponderExcluir