segunda-feira, 17 de junho de 2013

O OUTONO BRASILEIRO

Bom dia! Dormiu bem? Então vai jogar uma água no rosto, porque temos muito trabalho pela frente. Desde a manifestação de quinta-feira passada, estou com a renitente sensação de que o Brasil finalmente acordou. O movimento Passe Livre, do qual pouca gente tinha ouvido falar até duas semanas atrás, acendeu o estopim de uma revolta latente que já ultrapassou os meros 20 centavos do aumento da passagem de ônibus (e atenção, "meros" não quer dizer "poucos"). Assim como aconteceu na Turquia, a truculência da repressão policial foi um autêntico tiro no pé do próprio governo. E quando digo governo, quero dizer todos: municipal, estadual, federal, judiciário, legislativo, executivo. Roberto Requião, ex-governador do Paraná, tinha razão no tuíte em que avisou aos colegas para não se rejubilarem com a vaia que Dilma levou na abertura da Copa das Confederações: não foi só ela quem foi vaiada, foram todos os políticos. Todos mesmo, com pouquíssimas exceções. Está todo mundo de saco cheio das alianças espúrias pela tal da governabilidade, todo mundo de saco cheio da FIFA querendo mandar no Brasil, todo mundo de saco cheio ponto. É emocionante ver que as mega-manifestações que acontecem neste exato momento em São Paulo, Rio e Brasília também incluem protestos contra o PEC 37, que basicamente impede o Ministério Público de investigar qualquer político. Também estão reclamando contra a baixa qualidade do transporte, da educação, da gastança mal-direcionada. Agora, muita calma nessa hora: mais do que nunca, nada de depredar estações do metrô ou agências bancárias, que é para não dar razão ao inimigo. Fui contra o quebra-quebra desde o primeiro momento, e continuo contra. Além de injusto, é contra-producente. Mas já estava mais do que na hora desses governos todos despertarem da hipnose auto-induzida de que o Brasil é um sonho intenso, um raio vívido. Paciência tem limite. Winter is coming.

(Mais sobre este momento de inflexão na minha coluna de hoje no F5)

66 comentários:

  1. O BRASIL ACORDOU!!!! E EM 2014 TUDO VAI MUDAR!!!!

    ResponderExcluir
  2. Galera de Brasília fudendo o rôle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vendo pela TV. Invadiram a laje do Congresso. Se for só para acenar bandeiras, zuzo bem. Vamos ver como evolui.

      Excluir
  3. Pois eh. Clima muito tenso. Se partir pro vandalismo ferra tudo. Abraços Tony.

    ResponderExcluir
  4. Que coisa linda, gente.

    ResponderExcluir
  5. And the winter is coming... soon...

    ResponderExcluir
  6. Espero que saiam propostas concretas de todos este movimento, é esperar e pra ver como o sistema politico oficial vai assimilar estes movimentos, espero nao ter um "inverno" como os paises arabes, onde a revoluçao destituiu um sistema politico, e no vácuo, um outro sistema mais conservador ainda tomou o poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menas, gente. Rs.

      Mas também acho que tem gente demais pra causas de menos. Será mesmo que isso vai mexer com causas importantes no momento, como a PEC 37, a lei que dificulta a criação de partidos, o afrouxamento da Ficha Limpa? Gostaria muito, mas ainda tenho sérias dúvidas...

      Excluir
  7. O mio babbino caro
    Oque eu sei é que essas manifestações não favorecem em nada nossos inimigos que devem estar com o c* na seringa.
    Que vivan los estudiantes,
    Jardín de nuestra alegría,
    Son aves que no se asustan
    De animal ni policía.
    Y no le asustan las balas
    Ni el ladrar de la jauría.
    Caramba y zamba la cosa,
    Qué viva la astronomía!
    ...
    (MS)

    ResponderExcluir
  8. Acordou mais ou menos, né? Porque quem tem uma opinião divergente (como eu) sofre bullying no Facebook. Ou seja, democratas nem todos são.

    ResponderExcluir
  9. Autoconsciência Já!17 de junho de 2013 às 21:49

    A educação é a parte mais prejudicada junto da saúde, claro. Sou professor e sei que todos aqueles belos índices que a propaganda governamental alardeia não passam de maquiagem, blefe. Qualquer professor na ativa e em sala de aula sabe do caos e das condições precárias em que qualquer escola brasileira se encontra, espero sim e com bastante ansiedade até, um inverno tenebroso, mas isso não quer dizer má notícia, quer dizer que o povo cansou de agir como mico de circo aplaudindo sempre e fechando boquinha, olhinhos e ouvidos quando é conveniente para ELES, os fanfarrões de Brasília.

    ResponderExcluir
  10. Tony, também vale lembrar que os protestos estão ultrapassando as nossas fronteiras. Brasileiros que moram no exterior também estão começando a se mobilizar para apoiar as manifestações.
    Nada como um mundo conectado...

    ResponderExcluir
  11. Eu havia digitado um mega texto e tentado postar, mas acho que deu erro, então aí vai de novo: tem muita gente tentando invalidar os protestos por causa da violência e depredação de patrimônio público. Violência é morrer em fila de hospital esperando atendimento, violência é ter que matricular filho em colégio particular ou em público e depois pagar cursinho pra passar na federal, violência é ser achacado todo dia, violência é ter que pegar ônibus lotado, velho e fedido e levar 2 horas até em casa. Violência é essa presidente inapta e sequestrada pelo PMDB. Violência é eu ter que ler, na minha timeline do Facebook, pessoas supostamente esclarecidas criticando os protestos por causa de meia dúzia de "arruaceiros" que estão fazendo quebra-quebra. Essas pessoas "esclarecidas" estudaram em colégios considerados excelentes, mas acho que faltaram às aulas de História. Faltaram em todas aulas, aliás. Ignorância define.

    ResponderExcluir
  12. NEM PT, PSDB, PDT, DEM, PCdoB, PSOL, PMDB, PSB...PELO BRASIL!!!!!
    VEM GENTE!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirley Love - Petista Convicta18 de junho de 2013 às 01:20

      Risos, ok Marina...

      Excluir
  13. Autoconsciência Já!17 de junho de 2013 às 23:12

    A Dilma seria uma debilóide de pensar que dentistas queimados vivos, violência desenfreada, corrupção da segurança pública (como se já não bastasse a corrupção política) poderiam ser, assim do nada, varridos pra baixo do tapete só porque Fifa quer um Brasil limpinho e ordeiro para o bel prazer do espetáculo futebolístico na ocasião de seus jogos, tô sentindo um troço grande vindo por aí, até inflação, aquele dragão velho e nojento, está dando às caras de novo... Não concordo c/ extremos de depredação pública mas a revolta é legítima, é verdadeira, preço de passagem foi só ponta de iceberg pra coisas que vinham engasgando e asfixiando o povo há tempos. Vai, Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirley Love - Petista Convicta18 de junho de 2013 às 01:18

      O que a Dilma tem a ver com as polícias? Polícia é algo organizado pelos estados. A violência em SP é culpa de uma pessoa: GERALDO ALCKMIN.

      Excluir
    2. Dilma não tem a ver com a truculência da PM em São Paulo, mas tem sim a ver com cada um dos problemas apontados pelo Autoconsciência Já! Merece todas as vaias que andou tomando.

      Acorda, Shirley! Você está se comportando exatamente como um político antiquado que não entendeu nada do que está acontecendo.

      Excluir
    3. Anastasia Beaverhausen18 de junho de 2013 às 10:45

      Realmente, a Dilma não tem absolutamente nada a ver com a truculência da polícia... só tem a ver com os problemas que geraram o protesto. DÃÃÃÃÃÃÃÃÃ

      Excluir
    4. Idiota cega, surda e burra tentando defender este DESGOVERNO!!! Nos poupe viu!!!!

      Excluir
    5. Shirley Love - Petista Convicta18 de junho de 2013 às 19:42

      Anastasia, sua burra, a PM de SP é organizada pelo estado de SP. Zero pra você, bobinha!

      Excluir
    6. Anastasia Beaverhausen19 de junho de 2013 às 11:03

      Shirleyzinha, eu até tentaria explicar, mas duvido que vc entenderia.

      Excluir
    7. Shirley Love - Petista Convicta19 de junho de 2013 às 14:01

      então mostra coragem na sua cara e explica, boboca!

      Excluir
    8. Anastasia Beaverhausen19 de junho de 2013 às 15:05

      É ruim de vc entender, hein honey? Sua religião petista não permite.

      Excluir
    9. Shirley Love - Petista Convicta19 de junho de 2013 às 23:33

      Sua religião PSDBista tb n permite ser RAZOÁVEL e ver os lados positivos de Lula, assim como vejo o lado positivo da Era FHC...

      Excluir
  14. Shirley Love - Petista Convicta17 de junho de 2013 às 23:56

    Vcs não sabem do que estão falando! Isso tudo é orquestrado pela mão invisível dos partidos de oposição (DE DIREITA!) junto com os malucos do PSOL e do PSTUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!! ACORDEMMMMMM!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga petista, você está se deixando enganar como boa parte de seu partido (e de quase todos, aliás).

      Os tempos estão mudando. Leia o que diz Eliane Brum:

      http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2013/06/quanto-valem-20-centavos.html

      Excluir
    2. Shirley Love - Petista Convicta18 de junho de 2013 às 01:18

      Tony, a direita tá apoiando essa protestada toda. Isso mesmo: os Felicianos e Bolsonaros estão adorando esse terremoto!! Prepare-se!!! O futuro é sombrio!!!

      Excluir
    3. Shirleyzinha, nos poupe!

      Excluir
    4. O futuro é sombrio para quem esteve mamando nas tetas da nação, Rosemeris e Erenices da vida, Delúbios e Freuds da morte. Quem rala não nada a temer, só a ganhar.

      Excluir
    5. Shirley Love: CHUUUUPA que é de uva!

      Excluir
    6. Tentar convencer gente como a Shirley e como tentar convencer fundamentalistas. Pérolas aos porcos.

      Excluir
    7. AH sua VACA, VAI DAR A BUNDA PRO LULA IDIOTA!!!!!!!! VAI SER PUTA DELE!!!!

      Excluir
    8. Anastasia Beaverhausen18 de junho de 2013 às 12:14

      Fárlley, fundamentalistas não são só religiosos mas políticos também. Nota-se que o petismo é a religião da Shirley.

      Excluir
    9. Shirley Love - Petista Convicta18 de junho de 2013 às 19:41

      Vc tá do lado do Feliciano? Só pode estar, pra achar que dar a bunda é uma coisa ruim...

      Excluir
    10. Desculpa, gente, mas o Lula foi um dos maiores presidentes deste país, assim como FHC também foi super relevante. Deal with it, gente.

      Excluir
    11. Anastasia Beaverhausen19 de junho de 2013 às 11:05

      Shirleyzinha, vc pode desenhar pra mim? Não entendi seu último comentário.

      Excluir
    12. Shirley Love - Petista Convicta19 de junho de 2013 às 14:39

      Utilizar "vai dar a bunda" como ofensa significa chancelar uma ideia de que o coito anal passivo é algo ruim, negativo, humilhante. Dar o cu não é pena; é prazer.


      BJOKS!

      Excluir
  15. Roberto Requião, é ex-governador do Paraná. O atual governador do Paraná é Beto Richa

    ResponderExcluir
  16. Sem duvida nenhuma que essa baderna e' patrocinada pela EXTREMA DIREITA, esta' mais do que claro!!!

    Enfim, ja havia previsto isto faz muito tempo, pra mim pouco importa, soy mui ryka, ganho horrores quando o U$$ sobe!, quanto mais baderna melhor ainda: vcs me deixam mais rico!

    O certo seria protestar contra o proprio povo e nao contra o governo, afinal, quem os eleje?

    Quando e' que vcs vao se dar conta que o Brasil nao tem jeito? pode entrar a direita ou esquerda, todos roubarao feitos loucos, com uma pequena diferenca, a saber: a direita so beneficia uma pequena parcela de milionarios que ficam mais ricos se a economia do pais estiver fraca enquanto a esquerda por sua vez beneficia uma parcela maior se a economia do pais estiver forte, portanto sao mais competentes na economia do que a direita.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem à noite vi uma manifestação no vão do MASP em DEFESA do aumento da passagem de ônibus. Aquilo sim devia ter patrocínio da extrema direita, não os protestos como um todo.

      A história está repleta de exemplos de governos competentes de direita e terríveis de esquerda. Antes que algueem me acuse de qualquer coisa, deixa eu dizer que o contrário também é verdadeiro.

      E vem cá: "protestar contra o povo" soa de uma direita atroz...

      Excluir
    2. Pode ate soar de uma direita atroz, mas o raciocinio e' pra la de logico: quem eleje o governo sao vcs!, portanto deem mais atencao em quem vcs votam!!!

      Excluir
  17. Eu só não entendo uma coisa: se baixar os $0,20 isto vai parar ? Porque por tudo que já vivi não acredito que vão conseguir reduzir a corrupção, cancelar a Copa, mudar políticos, Impeachment da Dilva ou qualquer outro problema maior. Parece que é só protestar por protestar, ser do contra ... sem objetivos a coisa se perde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha essa dúvida, mas vi a coisa dum ponto de vista mais macro. Não há objetivo em si, o que há é indignação. Estamos indo para algum lugar, podemos não saber pra onde, mas é um lugar melhor do que estamos hoje.

      Excluir
    2. É incrível como as culegas que estudaram em colégio católico tem dificuldade em entender questões sociais.

      Excluir
  18. Minha opinião:"...Também estou achando que estes protestos no Brasil estão acontecendo porque alguns setores da sociedade estão se tornando "fundamentalistas". Podemos ver que protestos assim acontecem em nações "fundamentalistas" ou com setores fundamentalistas, até mesmo no EUA.Fundamentalistas contra negros, gays, etc. Países que respeitam os direitos dos indivíduos e dos vários setores são mais pacíficos e tem menos protestos. Não estou dizendo que os protestos são ruins, mas só que pode ser um reflexo do fundamentalismo crescente no nosso país."
    Parte da minha resposta ao Caio em um post sobre os evangélicos, aproveito e comento aqui também.

    ResponderExcluir
  19. Vamos ver quanto tempo dura esse entusiasmo. Alguém se lembra do Milagre Brasileiro dos anos 70? Pois é, desde então temos Maluf. Alguém lembra do Diretas Já? Pois é, desde então temos Sarney e Lula. Alguém se lembra dos cara-pintadas que derrubaram o Collor? Pois é, desde então temos Lindbergh Farias e o próprio Collor também voltou.
    Vão cancelar o aumento das tarifas de ônibus e os ânimos se acalmarão, e vamos ver a nova safra de corruptos do futuro surgir. É um ciclo que se renova, uma beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este entusiasmo vai durar até o ano que vem em 2014 onde ocorrerão as eleições e teremos mudanças a vista!!!!! O momento atual já morreu!!!!! O POVO ESTÁ SATURADO!!!!

      Excluir
  20. QUEM FAZ DEPREDAÇÃO SÃO OS POLÍTICOS DE MERDA DESTE PAÍS TODOS OS DIAS!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Tadinho do governo brasileiro, ficará estremecido diante das demais nações. Queriam projetar uma copa grande, organizada e estruturada, mas na verdade o povo vai dar o troco. A maquiagem não dura muito. O verdadeiro rosto deste país está sendo mostrado. Quero mais é que estes políticos se explodam por toda a robalheira em nome de um evento que frente a nossos problemas internos não é nada importante.

    Pelo que vejo o povo vai continuar na luta até termos uma resposta e claro, ações concretas. Mesmo que baixem a passagem, acho que ainda terão que fazer muito mais para acalmar o povo.

    ResponderExcluir
  22. Não adianta protestar, porque essas bichas todas vão continuar achando "cool" pagar R$ 40 num drink, R$ 100 para ir a uma festa, etc, enquanto no mundo desenvolvido é tudo mais barato e ng acha "cool" pagar caro.

    ResponderExcluir
  23. ESSA TAL DE PEC pode ser importante sim, mas se vocês acham que o MP vai investigar muita coisa -- como investigou nesses 513 anos de Brasil -- ah, lamento informar, vocês vão dar apenas mais toddy para o inimigo... Os procuradores entram em acordo com os políticos, e recebem parte do bolo -- ah, não, jura que você não sabia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente.

      Por isso a OAB apoia a PEC 37 :)

      O MP está super politizado. E convenhamos: quem vai a uma delegacia de polícia vê que os MPs estaduais não fazem lá muita coisa para fiscalizar se os policiais estão fazendo tudo certo.

      Acho que o lado de quem a poia a PEC deve ser ouvido também!

      Excluir
    2. A solução é tão simples...
      Bastaria haver o controle -- a priori e não a posteriori -- dos bens e propriedades de todos os que lidam com dinheiro público ou responsabilidades públicas... Políticos, fiscais, juízes, procuradores... Mas quem está disposto a propor isso? Quem vai desmontar um esquema que fez tantos milionários e até bilionários? O judiciário compõe, sim, as maiores fortunas do país... Mas quem quer divulgar isso?

      Excluir
  24. Brasil se vc tivesse vergonha na cara não iria a um jogo de copa do mundo... se vocês brasileiros que amam tanto futebol.. mandassem esse recado pra DIlma e pro mundo...estádios vazios!!!!!... quem sabe cairia a ficha de alguém que com o dinheiro desses mega estádios ridículos poderíamos dar saúde e por comida na boca de muita criança carente.. quem sabe o mundo achasse que temos um pouco de seriedade e um pingo de bom senso!!!!

    vocês votam em quem votam e agora tem que tomar bala de borracha na rua .. pois eu voto nulo faz muitossss anosss.. se tem algum politico descente nesse país ainda não nasceu... sim nulo... e dai que vocês votam NELES.. eu só posso fazer a minha parte e nada mais.. e ser conivente com essa patifaria nem fudendo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirley Love - Petista Convicta19 de junho de 2013 às 14:40

      Vc mora no Brasil e acompanhou a ascensão da classe C? Hj em dia todo mundo faz compras, todo mundo tem dignidade!!! Vc lembra dos anos 90??

      Excluir
    2. Sim, lembro. Foi quando FHC fez o Plano Real, que acabou com a inflação galopante e permitiu que milhões de pessoas passassem a consumir mais. Frango, iogurte...

      Ah, o PT foi contra, lembra?

      Também foi nos anos 90 que FHC lançou o Bolsa-Escola, depois ampliado pelo PT no Bolsa-Família.

      Shirley, para com essa BALELA de que a classe C só começou a subir com Lula. Foi um processo que começou antes.

      Excluir
    3. Shirley Love - Petista Convicta19 de junho de 2013 às 23:32

      É que o Brasil não é São Paulo, Tony.

      Pode ter certeza q no resto do BR não foi bem assim tão rápido...

      Um é a evolução do outro. Manter uma política tb é mérito, Tony. Deixa de ser anti-PT de graça...

      Excluir
    4. Não sou "anti-PT", Shirley. Não ponha palavras na minha boca. Já votei várias vezes no PT e tem muita gente decente lá. Mas nunca fui petista (nem afiliado a qualquer outro partido), e acho que o PT perdeu muito de seu encanto e credibilidade depois de tantas merdas que fez.

      Excluir
  25. Analfabeto politico. Votar nulo é delegar responsabilidade. No minimo deveria sair candidato então.

    ResponderExcluir
  26. O PT é como pobre em casa de rico... quando entra na mansão fica tão embevecido que rouba até papel higiencio!!!!... foi assim quando finalmente chegaram no planalto... nunca se roubou tanto... a DIlma e companhia.. são quadrilha liderada pelo Ali Baba..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena que você lê tanto jornal...

      Só repete frases prontas...

      Excluir
  27. Titia Muito Séria Porém Sacana20 de junho de 2013 às 23:28

    Só consigo pensar numa coisa lendo as sandices de Shirley Cocksucker Petista: QUE PUTA MAIS BURRA E ALIENADA, misericredo!!
    :

    ResponderExcluir