quarta-feira, 26 de junho de 2013

O CANTO DO CISNE

Hoje foi um dia histórico para a causa LGBT nos Estados Unidos (e possivelmente no mundo inteiro, dada a repercussão global de quase tudo o que acontece por lá). A Suprema Corte americana repeliu o DOMA ("Defense of Marriage Act"), que proibia que casais homossexuais legalmente unidos recebessem benefícios federais, como a possibilidade de fazer declarações conjuntas de imposto de renda. Também derrubou a famigerada Prop 8, que proibia o casamento gay na Califórnia e havia sido aprovada num plebisicito agora considerado inconstitucional (isto foi em 2008; se o mesmo plebiscito acontecesse hoje, a Prop 8 seria amplamente rejeitada). Ao contrário do que tem acontecido no STF brasileiro quando o assunto é viadagem, a decisão de lá não foi unânime. Os quatro juízes conservadores, indicados por governos republicanos, se opuseram. O mais estridente foi Antonin Scalia, de longe o mais troglodita do bando. Em seu parecer, o derrotado disse que os homossexuais praticam "sodomia" (não sei como as lésbicas conseguem) e acusou seus colegas liberais de pintarem "qualquer pessoa que se oponha ao casamento gay como inimigo da decência humana". Ô dó. Essa auto-vitimização é o canto do cisne dos homofóbicos, quando percebem que sua batalha está perdida e não há mais nada fazer. "Vou me fazer de coitadinho, quem sabe alguém fica com pena", choramingam os malvados, como se fossem eles que tivessem sofrido séculos de perseguição. Não tenho a menor pena desses cisnes moribundos. Prefiro o pavão mysteriozo.

11 comentários:

  1. Tony, você é um poeta!
    Falando em cisnes moribundos, a "mulher maravilha", aquela que não usa tanguinha estrelada, já fez extamente o que você previu. Fez declaração dizendo que foi mal interpretada, que tem amigos gays e blá blá blá, mas que defende a sua liberdade de expressão. Ô dó. Esse tipo de discurso está ficando tão manjado... Falta de criatividade.
    Morra cisne, morra.

    ResponderExcluir
  2. Evolução e dignidade para muitas pessoas daqui para frente!!!! Que em breve venham mais direitos para cá também!!!!!

    ResponderExcluir
  3. pessoal, os manifestos contra o projeto do cura-viado estão rolando, vamos participar! Esses políticos estão com tanto medo da pressão popular que estão aprovando qualquer coisa que se peça para evitar protesto. É agora que a Infelicity se explode, vamos pra Paulista!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gata, os Estados Unidos não é mais o centro do mundo já tem longos anos. Feliz 2006!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, e onde fica o centro do mundo mesmo?

      Excluir
    2. Os americanofobos podem espernear e gritar, mas o centro do mundo ainda está nos Estados Unidos, e vai ficar lá até aparecer alguma potência global que o suplante. A China ainda não chega perto do poderio econômico, político, diplomático e militar americano. E em 2030 a gente conversa pra ver se a China vai realmente alcançar o mesmo status.

      Excluir
  5. Ai vida, pena que todo movimento e a grande maioria dos ativistas ficam chatos, retrogrados tanto quanto quem os opõem, pra quem nao sabe gaysXheteros e igual que os gays sao minoria, e heteros maioria, o negocio ta mais parecendo pular num poço sem fundo do que conseguir direitos, o mesmo fanatismo e fundamentalismo religioso, efim como e brasil onde nas escolas nao é ensinado patriotismo nacional, e a informacao e mal acabada da nisso, nosso mundo ta cheio de gente burra, nao excluindo a bicha que fica na fila pra ver sasha fierce on stage.
    E uma coisa ate astral, quem nasce com determinado signo quer defender o que acha nunca aceita a lei do desdigo, assim caminha a humanidade.

    ResponderExcluir
  6. Enquanto isso, no Brasil (uma notícia importante):
    Entenda Melhor: Eleição do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT - SP
    O que é?
    No ano de 2010, o Governo do Estado de São Paulo instituiu o Conselho Estadual LGBT (Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) formado por 10 representantes da sociedade civil e 10 representantes do poder público.

    No próximo dia 29 de junho, acontece a eleição dos membros da sociedade civil que vão formar este conselho.

    Vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, o conselho tem atribuições como participar da elaboração de políticas públicas que assegurem a promoção dos direitos da população LGBT; elaborar, avaliar e apresentar sugestões em relação ao desenvolvimento de programas e ações do poder público neste sentido, denunciar, receber e encaminhar denúncias de episódios de discriminação, propor e incentivar a realização de campanhas em favor da promoção da diversidade sexual, entre outros. O trabalho do conselheiro é voluntário, portanto, não pode ser remunerado.

    ResponderExcluir
  7. Tony, uma pequena correção: *indicados por, não "apontados por". :)


    E, sim, foi algo grande; histórico.

    ResponderExcluir