domingo, 30 de junho de 2013

MORDE E ASSOPRA

Com "The Walking Dead" já indo para a quarta temporada, Brad Pitt corria o sério risco de ter aderido tarde demais à onda dos zumbis. Além disso, a produção atabalhoada e a estreia sucessivamente adiada deixavam suspeitar que "Guerra Mundial Z" seria mesmo um desastre. Mas valeu a pena refazerem boa parte do filme: ele se tornou um "thriller" de alta voltagem, que não perde tempo com explicações pseudo-científicas nem insulta a inteligência do espectador. O mote já quase batido dos mortos-vivos é ressuscitado por ideias ótimas, como uma longa sequência em Israel com indisfarçáveis conotações políticas ou um ataque dentro de um avião lotado. Os zumbis de "Guerra Mundial Z" têm ainda menos personalidade que os da série da TV, mas são mais velozes e "massificados". Podem ser interpretados como metáfora para tudo, inclusive para a indignação contagiosa em época de manifestações. Aliás, já que tocamos neste assunto, é interessante como este tipo de filme não deixa de ser uma fantasia da direita: quando o estado se dissolve, é cada um por si e só os fortes sobrevivem. Ainda mais se forem louros.

12 comentários:

  1. Achei o filme um lixo, a história é cheia de buracos. Que merda é aquela do acidente de avião??? É muito fim de carreira pro Brad Pitt fazer um filme tão ruim como esse. Saí revoltado do cinema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah por favor um "lixo"? Não exagere, existem filmes muitoooooo piores que aí sim, merecem ser chamados como tal. Você não deve curtir nada de ação, suspense ou algo mais impactante num filme, só se o roteiro está perfeito. Se é assim prefira ver os filmes calminhos ou dramáticos que vez ou outra aparecem nos cinemas do Itaú.

      Excluir
    2. Vc está enganado, adoro filmes de ação e thrillers. Já vi filmes de zumbi com histórias muito melhores do que esse. Resident Evil é um bom exemplo. A história do World War Z é a mesma requentada de tantos outros.

      O seu comentário teria mais crédito se vc não se dispusesse a me atacar pessoalmente. Ficou ofendido com o fato de eu ter qualificado seu filme querido como lixo?

      Excluir
    3. E de onde eu te ataquei? Te fiz alguma ofensa pessoal? Apenas contestei que diferente de você não achei que o filme foi um lixo. Eu também gosto da série de filmes resident evil, até porque joguei os jogos dos quais eles são baseados quando era criança. Mas com relação aos filmes, eles desfocaram muito da história original e ao mesmo tempo quiseram misturar elementos dos jogos, assim acabaram por não deixá-los tão animadores. No entanto, assisti todos e vou assistir o último de qualquer forma. E comparando os roteiros ambos são fracos, então se fosse por isso, tecnicamente você deveria considerar os dois: serie RE e GMZ um lixo.

      Para finalizar, contestar sua opinião não é o mesmo que te agredir. Se você achou o filme terrível, tem todo direito de assim se expressar, bem como eu de dizer que você exagerou.

      Excluir
  2. Sério que você foi ver esse filme? Sério mesmo?
    Essa conclusão do final do post me veio a mente ontem mesmo. Estava revendo "Lord of the flies".

    ResponderExcluir
  3. o roteiro é meio furado mesmo, mas as cenas iniciais quase valeram o ingresso.

    ResponderExcluir
  4. Brad de cabelo comprido bebe!!!... foda-se o roteiro.. me de Brad na veia!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu vi ontem. Bom, levei dois sustos, teve bastante ação e foi empolgante, só por isso já valeu o ingresso. Mas como muitos já disseram apareceram os clichês, o que não importou muito. Só uma parte (que assim como em sua crítica, criei uma visão nas entrelinhas) que percebi por detrás da cena algo maior.

    SPOILER: Quando em Jerusalém o povo começa a cantar de maneira a louvar deus por serem felizardos de não serem atacados, entendi que assim chamaram a atenção dos contaminados que então começam a escalar o muro e persegui-los. Seria uma amostra de que não adianta louvar à uma entidade que não existe para se salvar? Ou que apesar de agradecerem aos céus sua sobrevivência e logo após serem atacados mostra que essa atitude não adianta para vencer o "mal"?
    Lembrando que o produtor, Pitt, é ateu e creio que outros mais cabeças do filme também sejam. Talvez seja só uma viagem minha, ou não rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso... o filme é cheio de mensagens ocultas! Super intelectual. Faça-me o favor!
      Não vale a pena nem em DVD num Domingo de chuva.

      Excluir
    2. Se para você não vale, ótimo, não assista, deixe quem gostou ou achou interessante pelo menos para um domingo com chuva, assistir.

      E se você não concorda com a mesma visão que eu tive, para mim não faz diferença alguma. Agora fazer ironia com relação a minha "intelectualidade" por causa de uma impressão que tive apenas para descontar sua falta de bom senso por causa do comentário que fiz lá em cima, para mim já significa outra coisa. Quem se ofendeu a toa foi você.

      Excluir
  6. "Guerra Mundial Z" é um filme que funciona no que toca ao entretenimento. É um thriller de ação. É tenso. E é para desligar o cérebro e curtir o momento.
    O filme é baseado em livro homônimo que é um conjunto de relatos de sobreviventes contra a guerra com os zumbis, que já dura uma década. E li em críticas que, tirando a idéia principal, pouco foi aproveitado do livro (o personagem de Pitt sequer existe, por exemplo).
    Traços gerais, é entretenimento que funciona, cumpre o que promete. Satisfaz. E com as bilheterias indo muito bem, a continuação já está garantida.

    ResponderExcluir