terça-feira, 11 de junho de 2013

FALTA MARKETING

Os manifestantes contra o aumento das passagens de ônibus estão precisando urgentemente dos serviços de uma consultoria de marketing. Alguém precisa dizer para eles que depredar o patrimônio público ou alheio é a maneira mais rápida de conquistar a má vontade de boa parte da população, por mais justa que seja a causa defendida. Já surgiu até mesmo a suspeita de que os protestos que acontecem em diversas cidades brasileiras foram orquestrados pelo governo e/ou interessados, justamente para colar no pessoal do "Passe Livre" a fama de arruaceiros. Eu não acredito nesses maquiavelismos, mas acredito em construção de imagem. E sugiro aos manifestantes que busquem inspiração no bom humor do movimento #OccupyGerzi na Turquia, onde até Darth Vader já deu as caras.

8 comentários:

  1. Super pacificos os protestos na turquia não...

    http://noticias.uol.com.br/album/2013/05/31/policia-turca-enfrenta-manifestantes-em-praca-de-istambul.htm?abrefoto=198

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma amiga que mora na Turquia está comentando no Facebook que essa violência súbita em Istambul parece coisa plantada pelo governo, e que a mídia local - até então quase ausente dos protestos - de repente resolveu cobrir o quebra-pau.

      Excluir
  2. A Globo está pintando as manifestações em São Paulo do mesmo jeito que a RBS TV plantou aqui em Porto Alegre. Detalhe: a RBS pediu desculpas em editorial pela cobertura "equivocada". Mas só depois que mais de 5 mil pessoas foram às ruas pela terceira vez.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não existe outra forma de chamar atenção do poder público, pois "protestos bem humorados" ou "petições online" soam como piadas nos gabinetes políticos, isso quando chegam a se tornar um assunto comentando. O que me espanta é o eterno e conveniente silêncio da digniníssima presidenta. Ela se faz de muda sobre qualquer assunto que não seja bolsa família e economia. De Infeliciano à passe livre. Ninguém ouve a voz dessa criatura, que mais parece uma Ministra da Fazenda do que a líder de uma nação. Um verdadeiro poste que não ilumina nada nem ninguém.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma inveja branca do Movimento Passe Livre. Eles conseguiram chamar muita atenção da mídia e pronunciamentos oficiais do prefeito e governador "por causa de 0,20" enquanto o movimento LGBT não consegue arrancar uma palavra, o que dirá uma atitude dos representantes do poder público sobre o Infeliciano na Comissão dos Direitos Humanos. Enquanto eles protestam por "0,20" (óbvio que isso foi apenas a gota d'água) nós vemos gays sendo agredidos, mortos, discriminados por homofobia e nos contentamos com a nossa micareta colorida na Av. Paulista.

    ResponderExcluir
  5. Claro que "passe livre" é uma forma de pedir X, esperando ganhar menos. Como em qualquer negociação você pede o braço, esperando levar só a mão. As manifestaçôes têm sido convocadas pela UNE, que sempre foi assim // com o PT. Mas foi a própria Dilma que pediu às prefeituras das capitais que segurasse o aumento até agora para segurar um pouco a inflação. O prazo dela acabou e o próprio prefeito peista Haddad está irredutível quanto ao aumento. Aí nessa hora entram leis e contratos particulares de cada cidade que determinam como deve ser o cálculo do aumento. No Rio tb foram 20 cenravos. Mais de 7% de aumento. Ou seja, acima da inflação. Nessa hora te pergunto de novo: algum empresário dono de viação sequer coçou a sua margem de lucro? Nunca vi empresa de ônibus no Rio ir à falência.

    ResponderExcluir
  6. hall of shame: http://classemediasofre.tumblr.com/post/52558847869/maldita-manifestacao-contra-o-aumento-da-passagem#disqus_thread

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me envergonho de nada, seu babaca. Não tenho vergonha de expor minhas dúvidas e meu conflito interno. E sim, tenho todo o direito de chegar a tempo no cinema. A pessoa (você?) que postou o meu texto grifou só as partes "reacionárias" (que contêm uma ironia aparentemente inalcançável para os de poucas luzes) e desprezou o outro lado. Fácil xingar, né?

      Não retiro uma palavra do que disse, mas veja como minha opinião evouliu ao longo desta semana. Continuo achando a violência uma merda e uma tática burra, mas hoje a polícia pegou pesado demais. Leia o post que subi agora há pouco.

      Excluir