sexta-feira, 14 de junho de 2013

AS CURVAS DA ESTRADA DE LULU SANTOS

Eu estava esperando uma releitura mais radical dos repertórios de Roberto e Erasmo Carlos por Lulu Santos. Tipo, "Se Você Pensa" transformada em mambo, ou "Festa de Arromba" em versão tribal para as pistas. Mas Lulu foi para outro lado. Apesar dos arranjos serem muito diferentes dos originais, ele decantou o DNA das canções escolhidas. Fez uma espécie de redução culinária, até chegar à essência do que elas são: rockinhos melodiosos, com forte pegada de blues. Claro que essa generalização não se estende a todo o cancioneiro da dupla. As baladonas de Roberto têm outra genealogia: vêm do bolero, do samba-canção e dos standards americanos. Mas o recorte escolhido por Lulu privilegia o lado mais dançante, com muita coisa dos tempos da Jovem Guarda. Inclusive uma que nem foi composta por Roberto e Erasmo: a brego-dramática "Você Não Serve para Mim", ressuscitada há alguns anos por Marisa Monte e aqui defendida com o auxílio de Jorge Ailton. "Lulu Canta e Toca Roberto e Erasmo" também conta com as presenças de Késia Estácio e Marquinhos oSócio, que eram do time de Lulu no "The Voice Brasil", e nasceu de um show. Devolvido aos holofotes graças ao "reality" da Globo, Lulu preferiu lançar este produto de entressafra agora e guardar suas inéditas para o ano que vem. Não fez feio: este é um bom disco. Mas agora quero ouvir Robero e Erasmo em clima de valsa ou reggaetón.

12 comentários:

  1. Voce escreveu: "LULA" canta e toca Roberto e Erasmo???????? Tem ate medo de imaginar o que o Alckimin vai tentar gravar pra reaver a imagem dele...

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca gostei de Lulu Santos. Um cara grisalho chamado Lulu? Não prestaria nem aqui nem nos 7 reinos! Cantando Roberto e Erasmo? Não, obrigado, prefiro ir para a Paulista arder meus olhos com gás lacrimogêneo!

    ResponderExcluir
  3. "Lula (sic) Canta e Toca Roberto e Erasmo"?

    ResponderExcluir
  4. Tony,

    Lá no meio do texto saiu "LULA Canta e Toca Roberto e Erasmo". Fiquei pensando na possibilidade...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, gente! Já corrigi.

      Será que foi meu corretor ortográfico, ou ato falho mesmo? Mas as possibilidades são intrigantes...

      Excluir
    2. Mas oque eu digo, as normalistas vêem a oportunidade de defenestrar.
      Não é o caso, porém vale a pena lembrar."língua existe para servir o indivíduo, e não para escravizá-lo...". (FP)

      Excluir
  5. Anastasia Beaverhausen14 de junho de 2013 18:24

    Será que o RC vai censurar?

    ResponderExcluir
  6. Não tem UMA pessoa próxima pra dizer a ele que esses coletes não ficam legais comprimindo peitinho e barriguinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver que ele gosta assim.

      Excluir
    2. Anastasia Beaverhausen15 de junho de 2013 16:20

      Acho que o fotógrafo que fez a capa não é fã do Lulu. Ou queria cometer suicídio artístico.

      Excluir
  7. Isto posto, a versão dele pra "Se você pensa" do álbum 'Eu e Memê, Memê e eu' de 1995 é espetacular. Verdade seja dita todos os covers daquele disco são muito inspirados ("Fullgás" citando "Billie Jean", "Descobridor dos 7 mares" citando "Disco inferno"...). Já gostei muito de ouvir Lulu. Hoje tenho dificuldade de abstrair da personalidade chata e pretensiosa.

    ResponderExcluir
  8. Que bacana essa materia, Lulu 'e uma grande referencia mesmo! Tenho um projeto musical com bastante referência dele e queria convidar quem curte esse estilo, a dar uma escutada nesse meu projeto tb. Espero que curtam! Abracos e parabens! ;)

    ResponderExcluir