sábado, 29 de junho de 2013

APERTEM OS CINTOS, A SERIEDADE SUMIU

Há anos que todo mundo cobra uma comédia rasgada de Pedro Almodóvar, no estilo das que ele fazia no começo da carreira. Aí, quando ele finalmente atende aos pedidos, todo mundo cai de pau. Só que "Os Amantes Passageiros" tem a mesma irreverência e mordacidade dos primeiros filmes do diretor: os tempos é que são outros. Para começar, não é para ser levado muito a sério. Lançado apenas um ano e meio depois de "A Pele que Habito" (Amodóvar costuma dar um intervalo de dois a três anos entre um filme e outro), "Os Amantes" tem toda a pinta de ter sido feito às pressas, com pouco dinheiro e pouco tempo para elocubração. E isto não é ruim, contanto que não se vá ao cinema esperando por uma epifania. Os diálogos absurdos, as cores fortes, a sexualidade destrambelhada, o obrigatório número musical: os clássicos almodovarianismos estão lá, interpretados por atores que marcaram todas as fases da trajetória do diretor. Há uma deliciosa inconsequência literalmente no ar (quase toda a ação se passa a bordo de um avião em pane), como as participações de Antonio Banderas e Penélope Cruz - praticamente jogadas fora numa rápida gag de abertura. "Os Amantes Passageiros" não é nenhuma obra-prima nem vai entrar para a história. É nitidamente um filminho de entressafra, um respiro entre mergulhos profundos. Quem for só para rir, rirá.

9 comentários:

  1. A maior contribuição do Almodovar para a humanidade foi ter me ensinado, em plena adolescência, que dois homens podem - e devem - fazer frango assado (isso em "A lei do desejo"). Mas gosto muito de "Ata-me" e alguns outro também. :)

    ivan

    ResponderExcluir
  2. Almodóvar é como sexo: mesmo quando é ruim, é bom.

    ResponderExcluir
  3. Quero ir hoje! Meus amigos espanhóis odiaram, mas eu quero ver assim mesmo para ter uma opinião. Vou ver onde está passando em SP.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei e nem achei excessivamente raso. O filme tem uma crítica política óbvia. Mas para mim a "moral" da história seria a celebração da vida diante da crise ou da contigência.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de assistir e só tenho uma coisa a dizer: morri de rir. E o número das Pointer Sisters é a coisa mais legal que vi em muito tempo. Recomendo. É um filme pra entreter, e faz isso MUITO BEM: não vi a hora passar e, tirando a parte em terra, não queria que o filme acabasse. Quero um seriado com a tripulação do avião! ;P

    ResponderExcluir
  6. Bom, pelo trailer o filme não pareceu muito engraçado. Talvez vendo-o integralmente as cenas deem um tom de graça.

    ResponderExcluir
  7. adorei o filme, nonsense puro,o Almodovar do início mesmo,mas não é raso não,mas depois de A Pela Que Habito tinha que vir uma coisa mais leve mesmo,e esse negócio de não vi e não gostei não tá com nada principalmente pra quem é realmente fã dele,vale conferir. Na cena em que as "comissárias" dublam o grupo The Pointer Sisters com a música I'm So Excited,fiquei imaginando o Almodovar lá nos anos 80,fazendo o mesmo em frente ao espelho de seu quarto.
    ANDRÉ L.

    ResponderExcluir
  8. Minha comédia rasgada almodovariana preferida ainda é 'O QUE FIZ PARA MERECER ISSO?'
    Mas 'OS AMANTES PASSAGEIROS' é engraçadíssimo.
    Recomendando.

    ResponderExcluir