terça-feira, 14 de maio de 2013

MULHER DE PEITO

O procedimento não é novo. Há mais de uma década que mulheres com casos na família de câncer no seio realizam a mastectomia preventiva. Mas nunca uma celebridade havia vindo a público contar que fez as cirurgias, ainda mais uma do quilate de Angelna Jolie. Confesso que sempre a achei um teco antipática, apesar dela estar envolvida em trocentas causas nobres. Talvez fosse inveja de sua vida perfeita ou de seu eterno ar de rainha dos vampiros. Mas dessa vez Angie merece todos os aplausos. Ao alertar os leigos sobre a existência de um gene defeituoso que propicia o aparecimento de tumores nos seios e nos ovários, ela provavelmente salvou alguns milhares de vidas. Sim, o teste para descobrir se alguém é portador do tal gene ainda é caríssimo, mas basta o histórico familiar para se verificar a tendência. Dois peitos não valem uma vida longa e saudável ao lado do marido e dos filhos, e, além do mais, Angelina já os reconstruiu. Talvez nem precisasse: peito é o que não lhe falta.

(O artigo que ela assina no "New York Times" de hoje pode ser lido aqui.)

7 comentários:

  1. Tony, varias outras ja fizeram isso e assumiram, ok q não tão famosas quanto ela. Christina Applegate, Giuliana Rancic, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou falando de mastectomia PREVENTIVA, antes do câncer se instalar. Christina e Giuliana fizeram depois.

      Na verdade, há uma celebridade que já havia admitido ter feito mastectomia preventiva: Sharon Osbourne. Mas a fama dela não chega aos pés da de Angelina.

      Excluir
  2. Eu sempre achei a Jolie muito manêra! Palmas e mais palmas pela atitude!

    ResponderExcluir
  3. Bem, a decisão é dela.

    O problema são cirurgias feitas em crianças sem seu consentimento.

    Circuncisão é uma delas. Tá fora de moda até nos EUA, mas ainda é o único país ocidental que a faz rotineiramente.

    Agora, um adulto, ok...escolheu

    ResponderExcluir
  4. Não vejo muita dúvida nisso porque ela já teve e adotou todos os filhos que queria e já é adulta.
    Conheço gente que fez a mastectomia preventiva e si E NAS FILHAS MENORES.

    ResponderExcluir
  5. Tony, o alerta dela pode salvar vidas, mas sem sombra de dúvidas vai levar a uma série de mastectomias desnecessárias, que é um procedimento de risco... Além disso, não há um consenso sobre a efetividade (levando em conta essa razão risco-benefício) em comparação ao acompanhamento e detecção precoce, que é a prática hoje em dia.

    ResponderExcluir