quarta-feira, 10 de abril de 2013

VOCÊ PARECE A FERNANDA LIMA

Há muitas diferenças visíveis entre a Istanbul que eu conheci há mais de 14 anos e esta em que estou agora. Elas vão muito além dos novos arranha-céus e da invasão de Starbucks. A fauna que circula pela cidade também mudou. Agora,como em muitas outros lugares da Europa, também há dezenas de negros africanos. Outra coisa que salta aos olhos a quantidade de muçulmanos linha-dura: os homens de barbas longuíssimas, as mulheres cobertas de negro dos pés à cabeça. Mas, para um brasileiro, nada é mais perceptível que as presença maciça dos nossos conterrâneos. Agora, graças à novela e aos voos diretos, estamos por toda parte, das filas para entrar na Hagia Sofia (que nem existiam antes) aos corredores do Grand Bazar. Claro que os vendedores também já perceberam, e aprenderam algumas palavras em português. É difícil andar pelo mercado sem ouvir gritos de "amigo", "oi, tudo bem?", "por favor" e "obrigado". Teve um até que, sem nunca me ter visto antes, arriscou me chamar de "Antonio", e acertou. Soa simpático num primeiro momento, mas na décima-sétima vez a gente já quer jogar todos no Bósforo amarrados à cabeça da Medusa. Se bem que há momentos impagáveis: um comerciante de tapetes achou que seduziria uma amiga minha, morena e de cabelos curtos, ao dizer que ela se parecia com Fernanda Lima, de quem obviamente ele jamais viu uma foto sequer.

8 comentários:

  1. Será que ele não tava tentando dizer que ela é chatinha? :P

    ResponderExcluir
  2. Impressiona o patrimonio historico pela imponência e riqueza, mas de conservaçao meio precaria, invadido por hordas de turistas. Filas interminaveis. Os habitantes locais -pouco afeitos ao banho- sao interessantes de observar pelas ruas,o som das preces misturado ao ruidos do transito soa surreal, as vitrines das docerias sao lindas, mas de sabores monótonos, a comida boa esta fora da area turistica, mas irrita demasiado o assedio sofrido por turistas em cada porta de restaurante ou loja. Abordagem insistente e chata. No primeiro dia fui educado. No segundo, ja os evitava quando possivel. No terceiro, e ultimo, os ignorava completamente.

    ResponderExcluir
  3. Ai... me convenceu... ano que vem estou aí!

    ResponderExcluir
  4. Tomara que sua amiga nao leia o post. ELa pode até nao parecer a Fernanda Lima... mas tbm nao precisa reafirmar isso ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga é lindíssima. Só que é morena e de cabelo curto.

      Excluir
  5. O legal é que eles falam português né?

    ResponderExcluir
  6. É incrível como se acha brasileiro em tudo quanto é canto.

    ResponderExcluir