domingo, 7 de abril de 2013

EIS TIN POLIS

"Para a cidade". "Na cidade". "A cidade". Era mais ou menos assim que os gregos medievais se referiam a Constantinopla. Os turcos entenderam mal e acabaram rebatizando o lugar com uma corruptela, "Istanbul". Vim para cá pela primeira vez em 1998. Desde então, a cidade entrou na moda, surfando na boa fase econômica da Turquia. Há novidades por toda a parte: do enorme aeroporto às dezenas de prédios modernos, além de muitos hotéis, restaurantes, galerias, o escambau. Também há um voo direto para o Brasil, que teoricamente sai de São Paulo às três da manhã. O nosso atrasou porque vinha de Buenos Aires, onde chovia muito, e partiu às quatro - um horário surrealista, com direito a café da manhã após a decolagem. Chegamos às 22h, hora local, e depois da meia-noite em nosso hotel, em Sultanahmet, o coração da cidade. Ainda tínhamos o plano de encarar a night (tem uma boate com o sugestivo nome de X-Large), mas quem disse que econtramos forças? Bora dormir, que amanhã tem mais. Güle güle.

11 comentários:

  1. vc foi a trabalho ou a passeio? beijos e capriche nas fotos e curiosidades....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pssseio, mas vou continuar escerevendo aqui no blog e no F5.

      Excluir
  2. Helôoooooooo! Nosso Tony foi traficado!

    ResponderExcluir
  3. Istanbul e seus terraços... *suspiro*.
    Encontrem o seu terraço preferido. O meu é no Café Konak (perto da Torre Galata). Um narguile no patio do seminario otomano - Erenler. Baklava no Baklavacı Güllüoğlu - se for comer baklava, o lugar é aqui. :P Recomendo!
    http://goo.gl/maps/nYH1e

    ResponderExcluir
  4. Vai num hammam babado (procurando acha) e depois dá a dica pra gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afff que coisa decadente. Tem coisa muito melhor pra fazer em Istambul do que perder a tarde numa sauna cheia de gente decrepta.

      Excluir
    2. ROBERTO NAO SEJA IGNORANTE, O BANHO TURCO É UMA COISA CULTURAL E BACANA PARA UM TURISTA CONHECER.

      Excluir
    3. DA DICAS DO HOTEL QUE VC FICOU, SE É CARO? ENFIM...

      Excluir
  5. Aproveite para ter umas aulas de Turkish Oil Wrestler. Você vai gostar. E depois conta o que a mão boba tem de fazer lá dentro, para o cara ser declarado vencedor.

    ResponderExcluir
  6. Decadente pra vc, Roberto, que deve ter problema com sexo. Hammams são uma tradição turca, alguns históricos com arquitetura belíssima, e se nesse clima todo rolar um babado com turco bem gostoso...why not? Vai fazer terapia, veado.

    ResponderExcluir
  7. escambau
    orig.obsc.; talvez relacionado com a raiz de cambada, com alt. de sufixo para -al 'grande quantidade' e depois grafado com -u, seguindo a pronúncia do -l final, predominante no Brasil, *os cambal > *o scambal > o escambau, ou ainda da raiz de 1cambo/1camba, por processo semelhante; levantou-se ainda a possibilidade de o voc. originar-se de *os cambau > *'s cambau > *scambau > escambau, hipótese que se poderia admitir do ponto de vista da fonética sintática, mas que seria de difícil sustentação do ponto de vista semântico
    houaiss

    ResponderExcluir