terça-feira, 16 de abril de 2013

ΓΕΙΑ ΕΛΛΆΔΑ

Conexão foi feita para perder mala. Morro de medo de fazer conexão. Hoje tivemos que fazer uma, em Istambul, vindos de Nevşehir, na Capadócia, e indo para Atenas. Não deu outra: uma das nossas quatro malas não chegou junto conosco. Mas hoje em dia tem tanto tracking e código de barras que é muito difícil uma mala sumir, e não é só porque sumiu a que tinha todos os presentes e o meu nécéssaire que eu não vou aproveitar meu primeiro dia na Grécia. Já viajei e conheço países bem fora de mão, mas nunca havia estado aqui antes. Todo mundo me preveniu contra Atenas: a cidade é horrenda, só tem a Acrópole, foge daí para alguma ilha asim que você puder. Acontece que Oscar e eu somos doidos por arqueologia (mais ele do que eu, verdade), portanto vir para cá é quase tão bom quanto ir ao Beto Carrero World nos anos 80. A arquitetura ateniense moderna realmente é de um sem-gracice ímpar: pense naqueles bairros de Buenos Aires onde brasileiro nunca vai. Mas cacete, é Atenas, e um reles rolé ao cair da tarde já foi um tapa na cara atrás do outro de tanta história. Fiquei especialmente encatado com a Torre dos Ventos. Voltamos cedo para o hotel, exaustos e felizes. E ficamos ainda mais quando a mala fujona chegou.

14 comentários:

  1. Eu gostei muito , concordo quanto a arquitetura ser meio feiosa , mas achei a cidade legal. E em termos de putaria , tenho q admitir q fiquei passado com a pegação nos parques, e a policia nem aí. Não sei se hj em dia , continua assim, já tem uns 10 anos q não volto. E como vc falou , em termos de história , é muito legal , além de jogar na nossa cara , como a cidade, ou a civilização helenistica , foi violentamente saqueada , para o prazer ocidental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo esse revisionismo histórico de hoje em dia. Antigamente era assim, uma civilização ou país era conquistada, não tinha esse mimimi de destruição cultural, etc. Era simples assim, a civilização superior subjugava a inferior. Entenda-se superior e inferior como um conjunto e não como coisas pontuais.
      A civilização helenística foi simplesmente subjugada porque não conseguiu se defender.

      Excluir
  2. Nossa aproveite mesmo, e que imagem linda a da foto, gostei, sei que aí no verão é horrível, também detesto conexões, ainda mais no quesito perder a mala, ainda bem que chegou a mala, que alívio né.

    ResponderExcluir
  3. Dizer que Atenas é horrenda e só tem a Acrópole é coisa de gente que viaja sem pesquisar, hein? Além da Acrópole e do museu dedicado a ela, as ruínas da Ágora, da Ágora romana, da biblioteca de Adriano, do templo do Zeus Olímpico e da necrópole de Keramikos são bem interessantes. O Museu Nacional de Arqueologia têm esculturas lindas, algumas reproduzidas em nossos livros de história. O moderninho bairro de Kolonaki são os Jardins de Atenas, com cafés, restaurantes e lojas. Lá fica o Museu Benaki, uma coleção privada que atravessa a história grega. Também se pode subir nos vários morros que pontuam a cidade para vistas lindas. Fomos no Lykavittos, em Kolonaki também, de onde dá para ver até o porto de Pireus, e ainda vimos um pedaço de um casamento que acontecia na capelinha lá em cima. Para sair, Gazi tem movimento toda noite, inclusive para o público gay.

    ResponderExcluir
  4. E o Museu Arqueológico Nacional é uma maravilha, impressionante, tanta beleza junta.
    Não sei porque as pessoas têm tanta birra com Atenas, adorei ver a troca da guarda na frente do parlamento (praça Syntagma), com aqueles guardas de saiote e pompom no pé.
    Tomar café frio em Gazi, Psirri ou Plaka, assistir uma missa numa igreja ortodoxa, enfim, acho que é só saber explorar a cidade e ter a cabeça aberta...
    E o tanto que os caras aí são bonitos?? hehehee, só isso rende um post...

    ResponderExcluir
  5. meus amigos gregos todos disseram que esta super violento.
    A crise esta mudando o pais muito rapido.

    sentiu algo de brasil no ar ou ainda parece pais desenvolvido?

    ResponderExcluir
  6. -Ai que pobreza!
    -Primeira vez na Grecia?
    Velha conhecida!, mas reconheco que nem todas sao Athina O.

    ResponderExcluir
  7. WHAT??? beto carrero!!!!!

    Byyeei, nice to meet you...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que não sabe o que é ironia.

      Excluir
  8. Processa, querido. Um dos casos mais fáceis de se ganhar. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem a ver com danos à mala, mas sim o simples extravio. Claro que quando quebra é melhor ainda...

      Excluir
  9. Poxa, acho atenas linda, super interessante! VCs tem que passear por Plaka, e pelo vilarejo cicládico que fica embaixo da Acrópolis. REcomendo muito entrar em algum cinema ao céu aberto. No bairro de Plaka há alguns e é uma experiencia incrível. Eles costumam passar clássicos do cinema em original (ou com legendas em Ingles) e de quebra com a visao da Acrópolis ao fundo. Vale muito a pena.

    ResponderExcluir