domingo, 3 de março de 2013

LEMBRARAM DE MIM

Está acontecendo uma discrepância mercadológica com "Colegas". Ele não está sendo vendido como o que realmente é: um filme infantil. O diretor Marcelo Galvão quis fazer uma versão de "Thelma e Louise" estrelada por atores com síndrome de Down, mas o resultado está mais para "Esqueceram de Mim". O tom de fábula, as piadas de pastelão e os muitos, enormes furos do roteiro, todos remetem a um universo infantil. Eu me frustrei um pouco, pois saí do cinema sabendo pouco mais do que já sei sobre Down. Não tenho nenhum caso na família, nunca convivi, sou quase um leigo absoluto no assunto. Claro que "Colegas" mostra que os portadores da síndrome são capazes de muito mais coisas do que se imaginava há até pouco tempo, e isto é ótimo. Mas não há nem sombra de discussão sobre o preconceito ou os problemas enfrentados por esse pessoal, e eu fui assisti-lo com essa expectativa. O que "Colegas" quer é arrancar um "ownnn" coletivo da plateia, e consegue. Mas não faz a gente sair pensando do cinema.

10 comentários:

  1. Não vi o filme, mas se você não saiu pensando do cinema... isso pode bem ser uma qualidade dele.
    Se você quer informações sobre a síndrome, procure a Wikipedia.

    ResponderExcluir
  2. Hola Tony,

    Te recomendo o filme español " Yo, tambien !" Com Lola Dueñas y Pablo Piñeda. Ela una atriz consagrada y el um hombre com Sindrome de Down, formado e Nivel Universitário. Os dois ganharam o Premio Concha de Ouro do Festival de Cine de San Sebastian. Um filme que trata do tema Tabu sexo , ao considerar que os Portadores da Síndrome de Down sempre sao considerados crianças. Un abrazo e Saludos desde Tenerife.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tony, isso mesmo que o Marcus falou, o filme "Yo, también" é ótimo, o ator Pablo Piñeda foi o primeiro portador com síndrome de Down formado por uma universidade na Europa.
    Tá aqui o trailer!
    http://www.youtube.com/watch?v=zl8Ayvg1wXU

    ResponderExcluir
  4. E o Sean, veio? :). Para o Anônimo acima: se ele quiser saber algo sobre algum assunto científico, procuro um artigo de divulgação de ciência. Até meu cachorro sabe que apesar da wikipédia ser um projeto interessante, nunca é 100% confiável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que seria 100% confiável e de fácil acesso? Já que falamos de um assunto específico, a sindrome de Down, vc pode recomendar algum "artigo de divulgação de ciência"?

      Excluir
  5. Colegas é um filme ruim. Só isso. Mas não pode falar porque todo mundo se ofende.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do filme. Não acho que a função dele seria documental ou informativa. Acredito que ele foi fiel a propostas e ainda contou isso num tom bem lúdico.

    ResponderExcluir
  7. Dica: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Down

    ResponderExcluir
  8. TONY VC JA VIU O FILME FRANCES O OITAVO DIA?

    ResponderExcluir
  9. Oi Tony, engraçado que temos opiniões parecidas e as verbalizamos de modo diferente.

    Tb comentei a respeito do filme, e se der a graça de passar no blog, fique a vontade pra me limar se achar que fui bonzinho demais com a produção...rs.

    Abração e sabe que sempre é bem vinda sua visita lá na minha casa, digo, blog...rs

    ResponderExcluir