quarta-feira, 13 de março de 2013

IMBROGLIO

Religioso homofóbico é convocado para comandar organização que deveria defender as minorias. E não, não estou falando do Marco Feliciano na CDH. Que ninguém se iluda: o novo papa sem dúvida que é mais simpático que seu antecessor (o contrário seria impossível), mas tampouco é flor que se cheire. A ficha corrida de Jorge Mario Bergoglio é de dar medo. Ele é acusado de ter colaborado com a ditadura militar de seu país e convocou um guerra santa ao casamento igualitário. Também disse que que crianças adotadas por casais gays seriam discriminadas de antemão, por estarem privadas de um "papá" e uma "mamá". Por este mesmo argumento, todos os filhos de viúvos ou solteiros deveriam ser arrancados de suas famílias e entregues à adoção. Claro que estou sendo ingênuo para caralho e não tenho a menor razão para estar decepcionado. O-bó-vio que a Igreja não iria eleger um cardeal moderninho, dos quais, aliás, há bem poucos. Mas confesso que também estou curioso: Francisco (acho que ainda não se deve usar o 1o., só quando houver um 2o.) é o primeiro jesuíta no Trono de São Pedro, por incrível que pareça. A ordem fundada por Santo Igancio de Loyola no século 16 para servir de infantaria contra a Reforma protestante já foi poderosíssima, tanto que se tornou quase que uma Igreja paralela. Já o nome adotado pelo novo pontífice remete a outra ordem, a franciscana, famosa pela pobreza material. Outro fator curioso é a idade do papa recém-eleito, 76 anos, na contramão de quem esperava alguém mais jovem. Agora resta saber se ele é da turma do malvado Tarcio Bertone, o camerlengo, grande responseavel pela corrupçnao que campeia na Cúria e provável causa da renúncia de Adolf I. Consta que o candidato dessa facção era o brasileiro Odilo Scherer. Aliás, que alívio que não elegeram um brasileiro, hein? Já pensou no carnaval que a nossa imprensa estaria promovendo? Vamos esperar para ver o tamanho do imbroglio que será este papado berogliano. E torcer para que o próximo escolhido queira dar um de João Paulo e homenageie com o nome seus dois antecessores imediatos: Sua Santidade, Chico Bento.

22 comentários:

  1. Respostas
    1. Sempre me confundo e cada vez escrevo de um jeito. Obrigado, já corrigi.

      Excluir
  2. Tony, a homenagem não é a Francisco de Assis mas sim a Francisco Xavier (fundador da ordem jesuíta junto com Inácio Loyola e Le Fèvre)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jornal Nacional apresentou essa questão e, ao final, o correspondente em Roma confirmou a referência do nome ser São Francisco de Assis. Meno male.

      Excluir
    2. Cobertura trash do JN, por sinal. Uchôa falou em "papa do terceiro mundo". "Terceiro mundo". Expressão mais batida que "globalização" e "sistema". Além de totalmente fora do contexto atual. Devia ter sido mandado de volta imediatamente esse jornalista.

      Excluir
  3. Algumas informações desencontradas. Li que ele era a favor da adoção de crianças por casais gays - pelo menos foi o que a Astrid Fontenelle escreveu no Twitter... ehehehe

    ResponderExcluir
  4. E DIZ QUE ELE ROUBAVA CRIANÇAS NA DITADURA! "PAPA CHICO" NUNCA FOI TÃO ADEQUADO! .bit.ly/YsfpVC e bit.ly/14XFMqm

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHAHAAHAHAHA
    Papas gonna papar (ooops, isso saiu engraçado)

    Alguém REALMENTE esperava uma nova reforma pró-gay, pró-aborto ou sequer pró-camisinha ou pró-divórcio?

    Not this time. Isso foi só um aceno à América Latina, onde estão 2/3 dos católicos do mundo (sem perder um pé na Europa, afinal ele é mezzo italiano, confere? Assim como Odílio Scherer é halb alemão).

    A Igreja ainda vai ter que perder MUITOS fiéis para acordar da idade média onde se encontra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como você é americanizado! Foi alfabetizado em inglês?

      Excluir
    2. Of course! I'm a fully americanized middle-class Brazilian.

      Excluir
    3. Preguiça das bichas que usam comentário pra praticar o que aprenderam no Fisk.

      Excluir
    4. HAHAHAHAHA BEST COMMENT EVER, Anônimo!

      Excluir
    5. E mo fim das contas nao fala nem um nem outro.

      Excluir
  6. Os jornais noticiam que ele mostrou humildade ao participar de uma cerimônia em que lavou os pés de doentes com AIDS. Mas ele é radicalmente contra o uso de preservativos.
    Isso tem um nome... ah, lembrei! É hipocrisia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os doentes de AIDS não sabem se lavar? A Igreja é um lixo, mesmo.

      Excluir
    2. O que mais me impressiona é que há católicos sinceros que ficam comovidos com esse gesto!

      Excluir
  7. Já notaram que a Globo, católica, só foca o lado 'positivo' do assunto: a liturgia, os rituais e a humildade do novo Papa; e a Record, evangélica, foca os escândalos da igreja?

    ResponderExcluir
  8. Uma visão lúcida e esclarecedora ... Chico Bento foi a melhor do dia ...

    ResponderExcluir
  9. A verdade é que nunca a igreja vai aceitar tais mudanças, casamento igualitário, uso de camisinha, ordenamento de mulheres e por aí vai, a estrutura dela não permite nada disto!!!! O melhor mesmo é lutar pelas mudanças das leis e pressionar o Congresso e para que o judiciário garanta os direitos iguais á todos!!!! Principalmente aqui no Brasil, o que vale é o documento judicial em vários sentidos.

    ResponderExcluir
  10. Lucas virei seu fã dps desse comentário. Adoro!

    ResponderExcluir
  11. Papa Chico é mais agradável de se olhar e sorri mais vezes por dia, gostei dele. Não espero de modo algum que algo vá mudar, seria esperar demais... Comunidade gay é uma solitária gritando palavras de ordem no deserto.

    ResponderExcluir