sábado, 23 de fevereiro de 2013

PARA QUEM EU DARIA DESSA VEZ

Bem-vindo à edição 2013 do "Mas Eu Daria...",  o tradicional post de véspera do Oscar que eu já faço há alguns anos. A corrida pela estatueta dourada está mais embolada do que de costume. Claro que há barbadas imensas, mas também categorias onde tudo pode acontecer. Então busque o casaco de zibelina da geladeira da Mme. Rosita, tire as jóias do cofre do banco e comece a fritar o Mandiopã, porque a noite vai ser boa. De tudo vai rolar.


Melhor Filme

Quem vai ganhar: "Argo". Ben Affleck tirou a sorte grande ao não ser indicado para melhor diretor. A boa vontade com seu filme é tão grande que ele levou até o César de melhor filme em língua não-francesa, entregue ontem em Paris.

Mas eu daria para... "Argo" mesmo. Revi o filme outro dia e ele resistiu muito bem. Meu segundo favorito é "As Aventuras de Pi", que eu também vi duas vezes.

Melhor Diretor

Quem vai ganhar: Steve Spielberg ou Ang Lee. É, bebé, não há favoritos. A Academia não revela porcentuais de votos, mas aposto que este páreo será resolvido no photo finish.

Mas eu daria para... Michael Haneke. Em termos puramente técnicos, nenhum diretor superou o deslumbramento que é "As Aventuras de Pi". Mas Ang Lee já ganhou uma vez, Spielberg ganhou duas, e Benh Zeitlin e David O. Russell podem esperar. Haneke é um nome importantíssimo do cinema contemporâneo e mais do que merece um homenzinho nu na prateleira.

Melhor Ator

Quem vai ganhar: Daniel Day-Lewizzzzzroinc. Já gostei muito dele, mas implico desde seu show de canastrice em "Sangue Negro". Acho-o totalmente over, e totalmente imerecedor de ser o primeiro cara a ganhar três vezes o Oscar de melhor ator. No fundo, acho que a Academia está premiando Abraham Lincoln.

Mas eu daria para... Hugh Jackman. Um talento completo que finalmente recebeu sua primeira indicação. Irretocável como Jean Valjean em "Os Miseráveis". Mas um personagem da literatura francesa vencendo o presidente mais reverenciado da história dos Estados Unidos? No way.

Melhor Atriz

Quem vai ganhar: Jennifer Lawrence. A indústria precisa premiar uma garota bonita e talentosa com uma longa carreira pela frente. Podia ser ela ou Jessica Chastain. Mas "A Hora Mais Escura" tem muita má vontade contra si, e "O Lado Bom da Vida" tem Harvey Weinstein a favor.

Mas eu daria para... Emmanuelle Riva. Por todas as razões: a performance em si, corajosíssima; sua carreira, cheia de filmes importantes; e sua idade, óbvio (ela completa 86 anos neste domingo). Imagine como vai ser emocionante ver seu discurso de agradecimento.

Melhor Ator Coadjuvante

Quem vai ganhar: Robert De Niro ou Tommy Lee Jones. Esta é a categora mais imprevisível de todas. Jones despontou como favorito na largada, mas De Niro está fazendo uma campanha pesada.

Mas eu daria para... Ninguém. Sério. Acho que todos os cinco indicados são atores excelentes, mas todos já venceram antes - uma situação inédita na história do prêmio. E nehum deles me parece estar precisando ganhar de novo. Eu ficaria mais contente se Eddie Redmayne ("Os Miseráveis") ou Matthew McConaughey ("Magic Mike") estivessem entre os indicados.

Melhor Atriz Coadjuvante

Quem vai ganhar: Dããã.

Mas eu daria para... Ela mesma. O take ininterrupto de Anne Hathaway se debulhando com "I Dreamed a Dream" em "Os Miseráveis" já entrou para os anais. Agora vamos ver se sai a esperada cinebiografia de Judy Garland, papel que Anne nasceu para fazer.

Demais categorias

Das que interessam, algumas já estão mais do que óbvias: "Amour" para filme estrangeiro, "Skyfall" para melhor canção... O resto é o resto. Nem por isto vou desgrudar o olho da TV,  até umas duas e meia da manhã. E segunda vou comentar a cerimônia no F5. Não ouse perder.

29 comentários:

  1. O lobo mau se chama Harvey Weinstein, não Michael.

    Can't wait for the Oscars.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca acerto o nome dele. Da outra vez chamei-o de Harvey Feinstein.

      Obrigado, já corrigi.

      Excluir
  2. Concordo muito sobre DDL, a minha preguiça dele começou no Nine. AMEI Zero Dark Thirty, talvez até mais do que Argo. Daria melhor filme para o Les Mis. Can't wait either!!!

    ResponderExcluir
  3. O Oscar é passatempo de cinéfilo pop de segunda linha. Hollywood não faz arte. É indústria: faz entretenimento. Pessoas inteligentes não perdem tempo com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo? Nossa, que bofetada na minha cara. Quanta humilhação.

      Pessoas inteligentes de verdade perdem tempo com meu blog na madrugada de sábado para domingo...

      Excluir
    2. Só gosto de filmes áridos passados em países onde não existe água potável. Sou desses.#profundamentechato

      Excluir
    3. Será que a anônima tava bêbada?

      Excluir
    4. Seriam os deuses astronautas?

      Excluir
    5. Desde quando arte e entretenimento são excludentes ?

      Meu querido, você não é um Nightmare, no máximo a "bad dream".

      Excluir
    6. Ela nao deixa de ter um pouco de razao...'e um premio que so valoriza a cultura americana.

      Excluir
    7. Talvez por ser um prêmio da INDUSTRIA AMERICANA!

      Excluir
    8. Dudu, que tal acentuar corretamente as palavras?

      in-dús-tri-a

      proparoxítona, todas são acentuadas.

      Bjs

      Excluir
    9. vc entendeu o que eu disse dudu braga, nao faz a desindendida...

      Excluir
  4. Gosto muito da Jennifer Lawrence, espero que ela ganhe!!

    ResponderExcluir
  5. Será que algum site com tradução simultânea vai transmitir ao vivo? Pois ver o Oscar pela global é um saco, ainda mais depois do LIXO bbb minúsculo mesmo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Site não sei,mas o canal pago TNT transmite a cerimônia completa (incluindo o "red carpet", a chegada dos artistas) com tradução simultânea.

      O pior é que a Globo não altera a própria programação para exibir o Oscar. Lá só começa depois do "BBB", quando a cerimônia já começou há mais de uma hora.

      Excluir
    2. Obrigado Tony Lindão!!!! Descobri que o site Terra vai transmitir veja: http://cinema.terra.com.br/oscar/terra-acompanha-ao-vivo-cerimonia-do-oscar-neste-domingo,029a1a250c30d310VgnCLD2000009ccceb0aRCRD.html

      Ainda bem!!!!!

      Excluir
    3. TNT com Regina Pierantoni McCarthy (assim espero).

      Tô louco pra ver quem vai errar na roupa! hahaha *evil*

      Excluir
  6. My picks: Argo, Ang Lee or David Russel, Daniel Day Lewis, Jennifer Lawrence, Robert de Niro, Anne Hathaway.
    E roteiros? Django (embora zero dark thirty é o "correto") and siver linings playbook (embora acho que a campanha de Life of Pi tenha sido bem forte).

    ResponderExcluir
  7. se eu daria para ele eu não sei, mas que o Tony merece, merece!

    ResponderExcluir
  8. Eu torço muito contra Lincoln...filme chato e careta! Tony na sua opinião qual o pior filme entre os indicados??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão chato quanto Amistad e Munique. Falando de história, Spielberg só acertou em A Lista de Schindler.

      Excluir
  9. vc nao falou das animaçoes...a minha preferida é detona ralph

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi NENHUM dos longas de animação indicados, acredita? Meus sobrinhos cresceram...

      O mais cotado pelos sites especializados é mesmo "Detona Ralph". Aguardemos.

      Excluir
  10. Essa história de 'não daria pro fulano porque ele já ganhou' e bem pensamento da academia. E daí se o cara é bom e merece ganhar de novo? Como disse uma vez Bette Davis: "Por que tenho que pedir desculpas por ser brilhante?". Tomara que o Ang Lee leve de novo!

    ResponderExcluir
  11. Anne hathaway se remoendo...poderia estar levando o oscar de melhor atriz se nao tivesse recusado o papel em "o lado bom da vida" pra fazer batman. E agora tem que se contentar como coadjuvante...

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre leio suas previsões para o Oscar no dia seguinte à premiação, já é tradição, nunca leio antes.

    Vc poderia, por obséquio, fazer um post com os próximos números da loteria? hehe

    Te amo!!!! S2

    ResponderExcluir
  13. Geralmente vc volta aqui para comentar seus acertos, e bem, seus equivocos! Cade?

    ResponderExcluir