segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

DESDE CUBA

É fascinante perceber como ainda tem gente que apoia ditaduras. Parece hipnose coletiva, delírio de adolescente ou pura falta de informação. Primeiro senti muita vergonha alheia pelo grupo que foi receber Yoani Sánchez no aeroporto do Recife com faixas acusando-a de ser agente da CIA. Depois senti quase que peninha: mal pisou em terras brasileiras e Yoani já marcou um golaço nessa turma, pois o protesto lhe permitiu dizer que sonha com o dia em que os cubanos possam se manifestar contra algo sem medo de represálias. A mais famosa dissidente do regime castrista também se maravilhou com a velocidade e a liberdade da internet brasileira; esperamos para as próximas horas suas palavras de admiração pelos nossos abosrventes íntimos. Bem-vinda, Yoani, e aproveite para ir ao cabeleireiro.

39 comentários:

  1. Porque um bom picumã é fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Apóio a Yoani e não tenho nenhuma simpatia por Cuba. Deus me livre daquele lugar.

    Mas que ela tem uma bela ligação com a CIA é algo que vazou até no wikileaks. Dá uma procurada no Google.

    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Você anda copiando o que eu escreveria no meu blog, rs.

    ResponderExcluir
  4. Ué, mas você não é a favor da tortura? Pensei que curtisse ditadura. Ou práticas realizadas fora do território norte americano, à margem da constituição deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não sou a favor da tortura. Confesso que tenho "mixed feelings" quanto o que está em jogo é a vida de milhões de pessoas e a própria civilização ocidental. Isto não quer dizer que eu seja a favor.

      Excluir
    2. Né, gato?

      Juro que já quis muito conhecer o Tony, sentar num boteco pra bater um papo com ele. Mas, meudeus!, a cada dia ele parece ser o leitor que goza gostoso com Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo. Pre-gui-ça! Hoje só passo aqui por puro sadismo... Nego defende a Liberdade (de compra e venda, sobretudo), mas olha que lindo, antes do ponto final, lá está seu singelo discurso normalizador. Coerência mandou um beijo!

      Excluir
    3. Coerente é achar que Cuba é uma democracia quando alguém tem o pedido de passaporte recusado 20 vezes, não é mesmo?

      Excluir
    4. De qual democracia vc se refere? Ah! aquela do direito de ir e vir? daquela de falar o que bem quiser e a de ser ouvido?

      Please, get a life!!! e aproveite, volte pra escolinha! afinal, vc tem o direito!

      Excluir
    5. Sim, esta mesma. A que também tem eleições diretas, partidos livres, liberdade de expressão, religião e associação... Não é perfeita, longe disso, mas é bem melhor que o arcaico sistema cubano. Que aliás só se mantém em pé por causa da ajuda da Venezuela.

      Excluir
    6. You exists for one purpose only! You ensure that a proper discussion on the merits of the Cuban revolution and social development does not develop.
      You do this by dragging comments down to a tedious dichotomies: either/or, black/white,evil/not-evil.
      There are names for this behaviour, and us we know, no good comes of feeding it.

      Excluir
    7. hahaha O anônimo já disse, mas não custa nada mencionar novamente, em outro post você defendeu a tortura. Termino, mais uma vez, "kibando" opinião de outrem: "Criticá-la por ser uma fraude não implica defender o regime cubano".

      Você deixou claro que é a favor da tortura quando mais vidas estão em risco. Então por que não podemos defender uma ditadura quando a maioria de seu povo está satisfeito com ela? Ou não, por acaso estão nas ruas protestando e reclamando de um sistema tão igualitário para todos?

      Excluir
  5. Sério, vergonha total desses manifestantes. Tudo bem que, pelo menos em Salvador, falaram que eram só 7. A imprensa não mostrou direito as pessoas que a receberam (será que foram mais?).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas manifestações devem ser muito para o público interno. Para mostrar que Yoani foi "mal recebida" pelos brasileiros. Não duvido que as imagens sejam veciuladas na mídia cubana - isto é, se é que esta mídia admite a existência de Yoani Sánchez.

      Excluir
    2. Pois é. Acho que a imprensa brasileira deveria ter desqualificado um pouco esses protestos. Acho que deu muita trela...

      Excluir
    3. Ainda bem que o João, nosso representante carioca, não é pró-Fidel.

      Excluir
  6. Cara , a Yoni tem liberdade de dizer todo tipo de baboseira q a CIA manda ela publicar e ainda consegue viajar o mundo inteiro e publicar livros sobre a "ditadura" cubana, que ditadura é essa que permite ela (como professores universitários e tantos outros com altos ou baixos cargos em cuba) publicarem livros, se encontrarem abertamente, organizarem protestar pacíficos e viajar o mundo gritando que cuba limita a liberdade de expressão deles ? Se não me engano conseguir fazer tudo isso é a própria definição de liberdade de expressão. Um país socialista falido como a Coréia do Norte (falido por ter abolido qualquer critíca e discussão q são a base do movimento de esquerda por uma ideologia messiânica e obscurantista que mecaniza o pensamento em "regras" do materialismo histórico dialético e permite a criação daquela aberração) que tem uma ditadura sim verdadeira, não permite tal liberdade de expressão, nem os americanos na guerra fria q eram uma democracia, um país livre com liberade de expressão, permitia que seus dissidentes falassem abertamente sobre outra forma de socialização. Yoni , Damas de Branco e tantos outros são movimentos fajutos , pessoas oportunistas pagas pela CIA e outras organizações que querem ver Cuba ruir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuba não precisa delas para ruir...

      Excluir
    2. não mesmo, o mundo inteiro se esforçando faz muito mais que umas organizações compradas

      Excluir
    3. E quando Cuba terminar de afundar, que eu espero que seja logo, ninguém vai nem notar ou sentir falta - já vai tarde.

      Excluir
    4. Mas que delírio, hein, Luciano?!

      Excluir
    5. @Anônimo,
      Eu tô no carro da iguana!

      Excluir
  7. Cuba "cataploft" sozinha.

    ResponderExcluir
  8. Risível esse anônimo das 19:25 dizer que em Cuba há liberdade de expressão. Em Cuba, para se passear ao estrangeiro, é necessário autorização específica do governo, que é sistematicamente denegada aos críticos do regime; a própria Yoanni teve essa autorização negada quase vinte vezes desde 2007, tanto que ela não pode ir a Espanha receber o prêmio "Ortega y Gasset" de jornalismo.

    A viagem dela só foi possível por conta da recente reforma das leis migratórias em Cuba; não por liberdade de expressão.

    Nem mando um idiota desses ir ler alguns jornais para se inteirar, porque isso é petista fazendo patrulhamento ideológico na internet e redes sociais, como aliás, esse blog já sofreu em diversas vezes em que redigiu críticas ao Petismo et caterva. Vai pra Cuba cortar cana então, kc...

    "O Brasil vai lançar foguete,
    Cuba também vai lançar,
    Cuba lança
    Cuba lança
    Quero ver Cuba lançar..."

    ResponderExcluir
  9. Também morro de preguiça de quem acha que Cuba é o pior lugar do mundo, como se não tivesse nada de bom ou interessante lá (talvez o Win Wenders ou quem procura tratamento médico discordem), ignorando as pessoas que vivem lá e amam seu país, inclusive a própria Yoani. Mas dá para entender: é gente que só gosta de ir para Miami fazer compras ou, talvez, ir para a Paris, "um dos lugares mais maravilhosos do mundo", como diria a Madame Sheila. Basta ler os relatórios da insuspeita Anistia Internacional para ver que em Cuba, tem, sim, violações de direitos humanos, mas não mais que no Brasil (onde matam juízes que julgam policiais) ou os Estados Unidos (que têm pena de morte e não têm, quem diria, licença maternidade legal).
    Também morro de preguiça em quem só enxerga a crítica possível como patrulha petista ou como "caterva" (ou outro qualificativo qualquer de antanho desencavado por colunistas retrógrados que cagam para os gays).
    Dito isto, acho muita falta de louça para lavar a pessoa ir até o aeroporto xingar uma mulher que nunca participou de governo nenhum e está visitando nosso país sem fazer mal a ninguém. Vergonha alheia total.

    ResponderExcluir
  10. http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/02/as-40-perguntas-que-yoani-sanchez-nao-ira-responder.html

    ResponderExcluir
  11. Petistas = evangélicos!!! Cada doido com sua mania!!! Deixem a moça falar o que quer!!

    ResponderExcluir
  12. Fascinante, eu acho, e' ver alguem em favor da tortura!

    For sure you do not use reason to form your beliefs, your beliefs is formed instead by an eclectic brew of formative influences, emotional hunches and selective concentration on evidence that supports your own prejudices. And you'd like to think that you've the good grace to change your mind if faced with incontrovertible evidence. (mixed feelings?)
    Resumindo: too much The Simpsons !!!?

    Alias, ao que eu sabia, a sra. nao e' nenhuma Anna Wintour, pra ficar mandando ninguem ir ao cabeleireiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é bom ter certezas absolutas, não é mesmo? Ah, a juventude! Estou caquético, não tenho mais nenhuma.

      Só a certeza de que Yoani precisa dar um jeito naquele cabelão de crente.

      E ainda bem que aqui no Brasil a gente tem a liberdade de poder mandar qualquer um ao cabeleireiro!

      Excluir
    2. Que bom ter essa liberdade ne!, mas com toda certeza ela ira seguir seu conselho!, porem, acredito que ela o fara quando estiver na Europa, sabe como e' aquela coisa do deslumbramento..., afinal, os bons dolares estarao a disposicao (de onde surgiram?, misterio?), e talvez la, ela tb possa perceber porque Cuba ainda permanece "na sombra", sera por causa de decadas de sancoes econom. impostas pelos EUA?
      Porque a esquerda socialista na America Latina esta sempre a ganhar as eleicoes? simples: o modelo economico socialista democratico latino-americano esta dando resultados!, milhoes foram tirados da miseria, direitos humanos estao firmes nas agendas e em progresso, temos as eleicoes mais confiaveis do mundo ocidental, e acredito que num futuro bem proximo Cuba estara a caminho disso, apesar de pessoa/te achar que eleicoes sao feitas pra trocar um governo ruim por um menos ruim. Nao estou dizendo que tudo esta perfeito, temos muito o que fazer, mas desejar a ruina de um pais/povo, acredito que seja muita ignorancia, senao caquetico.
      Espero que o sol cabloco faca bem a essa moca!

      Excluir
    3. Cuba é um desastre econômico que não se explica apenas por causa do bloqueio dos Estados Unidos - que já deveria ter acabado há muito tempo, aliás.

      O "socialismo real" simplesmente não deu certo. Não há exemplos de países que o adotaram e garantiram prosperidade e liberdade para suas populações. Vide o que acopnteceu comoantigo bloco soviético. Vide o que acontece na China, que hoje mistura o pior do capiutalismo selvagem com autoritarismo.

      Porque ninguém defende países como Canadá, Noruega, Suécia? Lá existe educação e saúde para todo mundo, alto padrão de vida e liberdades inéditas mesmo nos países ditos de esquerda (casamento gay, por exemplo). Talvez porque esses países atingiram este patamar sem o glamour de uma revolução. Foi um processo longo e meio entediante, que nnao incendeia o coração da garotada.

      Excluir
    4. Seriam estes (glamurizacao de revolucoes) os novos argumentos de reacas neocons?

      Excluir
  13. Já vazou até que o nosso MRE andou de tico tico com a embaixada de Cuba pra espionar e "viralizar" uma campanha contra ela.

    Mas Cuba ainda tá na era da internet discada, então a ligação caiu.

    ResponderExcluir
  14. Tem gente que ainda defende a ditadura de Cuba? Oi? E eu que achava que o mundo girava...

    ResponderExcluir
  15. Gente , serio que existe alguém que pensa que a CIA se importa com Cuba? Msm? Alguém conta pra essa galera que a guerra fria acabou a mais de 20 anos e que desde então (desculpem o vocabulário chulo) a CIA não da um punheta pra cuba? Que o regime faliu e que o capitalismo não sofre mais nenhum tipo de ameaça por parte dele?

    ResponderExcluir
  16. Que tal decifrar essa suposta blogueira sem ideologizar e partidarizar ? Criticá-la por ser uma fraude, não implica defender o regime cubano, e simplesmente criticá-la por ser a fraude que de fato ela é. Curioso ver como as pessoas que a defendem, sequer se importam com a situação de Julian Assange, que é muito mais ameaçado e pressionado que a suposta blogueira.

    A diferença entre ambos é que enquanto Assange é um contestador autêntico e espontâneo sem vínculos políticos, a Yoani foi uma criação da SIP - Sociedade de grandes carteis de mídia (Clarín, Globo, Grupo Cisneiros etc) da America Latina com sede no gheto anticastrista de Miami, com largo histórico de participação em golpes militares e ditaduras de direita. De que modos, que é de uma ingenuidade cínica crer nas boas intenções da blogueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuba só tem esse "status" por causa do embargo americano. No dia que isso acabar, acaba o glamour.

      Excluir
  17. Fui uma admiradora de Castro até o dia em que li "Antes que Anoiteça", do cubano Reinaldo Arenas. No livro, que acabou virando filme com Javier Bardem, o autor conta como os dissidentes foram censurados e perseguidos desde os primeiros tempos da ditadura castrista. Muitos dos melhores cérebros do país, incluindo aqueles que apoiaram a luta contra Batista, foram reduzidos ao silêncio e à humilhação pública por discordarem dos desmandos do novo regime. Arenas foi um dos intelectuais que cumpriram pena em lugares sórdidos porque era gay, porque era um artista independente e porque se recusava a fechar os olhos frente a negra realidade de seu país.

    ResponderExcluir
  18. Esse pessoal que fica defendendo Cuba, este regime podre, falido, um paiseco atrasado e fuleiro, então vão pra lá, e virem capacho dos ditadores de lá ok.
    Deixem a blogueira viajar pelo Mundo em Paz e mostrar a ditadura que é lá. Todos estes protesto são financiados por eles mesmos e com apoio deste governeco Brasileiro, o demônio de nove dedos está envolvido nisso!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Blogueira coxinha responde blogueiro coxinha:
    http://oglobo.globo.com/mundo/yoani-meu-cabelo-tao-independente-livre-quanto-eu-7647494

    ResponderExcluir