quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

SERÁ QUE ELA É?

Olha a aparência da Zezé: dá para condená-la por assassinato? Segundo milhares de internautas, dá, sim. Desde ontem que Zezé Polessa está sendo linchada virtualmente nos comentários das notícias sobre seu suposto entrevero com um motorista da Globo, que logo em seguida teve um enfarte e morreu. Mesmo que ela tenha urrado com ele, é um pouco meio muito responsabilizá-la pela morte do cara: além de tudo, nem temos como saber exatamente o que se passou. Mas o episódio acaba revelando uma outra verdade, bastante incômoda. Somos um povo resentido e ignorante, e damos vazão a esses dois defeitos na internet. O ressentimento e a ignorância têm até razão de ser, pois descendem da escravidão, que durou mais de 300 anos no Brasil, e da desigualdade social que impera até hoje. Isto faz com que achemos que qualquer pessoa com um mínimo de notoriedade seja obrigatoriamente um crápula. Esta percepção piora se o famoso for um ator de TV: achamos que se trata de uma casta privilegiada, que trabalha pouco e ganha muito. Parte de nós quer se juntar a eles, através de BBBs e outros atalhos para a fama instantânea. O resto transborda sua inveja nas redes sociais, com deformado espírito justiceiro. Li comentários do tipo "Zezé Polessa tem cara de arrogante", como se isto fosse o bastante para condená-la. Não precisamos nem conhecer pessoalmente o artista ou saber dos detalhes. Ganha mais que eu? É mais famoso do que eu? Então, pau nele.

47 comentários:

  1. Acho pertinente a postagem. Ninguém sabe o que aconteceu muito menos como aconteceu. Seria muito mais responsabilidade se o cara tivesse ido pra casa e enfiasse uma bala na cabeça. Agora: ninguém pensa que o cara tava já fazendo cagada por estar passando mal, e passou mal devido uma vida inteira de costela gordurosa entupindo suas veias, cigarro ou bebidas. A culpa é da outra que tava brava e com razão por chegar atrasada.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, concordo com cada vírgula. E quase fui eu mesmo linchado no Facebook só porque relativizei essa "demonização" da atriz.

    ResponderExcluir
  3. Tony,

    E a resposabilidade do "jornalista" que "noticiou" a morte do motorista.

    A forma que isso foi divulgado, contribuiu e muito para esse "linchamento".

    Está valendo tudo por um click a mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao, falo de uma jornalista parisiense que vive a tomar vinho no alpendre!

      Excluir
    2. Fernando,

      Foi o Leo Dias, q se "diz" jornalista.

      a frase insparadora dele é: a fama tem seu preço, estou aqui para cobrá-la.

      Daí você pode imaginar a qualidade do "jornalismo".

      A Fabíola Reipert é a mesma coisa.


      p.s. Esse anônimo é apaixonado por vc ?

      Excluir
    3. Colunistas que vivem do lixo que por acaso sobra por aói. No caso Da Ripert, ela mesma cria o lixo quando ele não aparece.
      Há muito tempo não existem mais estrelas estereotipadas, são pessoas que trabalham muito e estão o tempo todo em contato com o público. O BBB é full time, em todo lugar.

      Excluir
  4. Uma vez respondi um comentário raivoso numa notícia da Folha e a pessoa me respondeu dizendo que tinha 13 anos e que não entendia muito bem do assunto em questão (algo ligado a sexo). Não duvido que metade dos comentários julgando a Zezé Polessa seja de adolescentes #chatiadus com a vida.

    ResponderExcluir
  5. Tudo o que vc disse com certeza deve estar se referindo a vc e do resto do povao porque a bunita aqui que vos lhes escreve e' phyna!!!, eu nao assito TV, seldom assisto filme e nao me interesso por popular arte.
    Meu maior interesse e' ganhar grana e nao perder tempo com TV e afins, facam como eu: estudem e ganhem grana, nada de perder tempo com TV/afins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Alô, Alô, Graças a Deus!!!

      Excluir
  6. Acho que ressentimento maior é rotular a população brasileira de ignorante e invejosa, relacionando esse rótulo à escravidão e desigualdade social. Está implícito em seu texto que os pobres e negros são essas pessoas que usam a internet para exalar seu despeito de quem é famoso e bem sucedido. Releia como se não fosse escrito por você. Seu texto é intrinsecamente preconceituoso. Inúmeros artistas no Brasil são idolatrados, colocados num pedestal e todos querem que eles sejam cada vez mais bem sucedidos, mas realmente ninguém gosta de pessoas que se julgam melhores que as outras, a ponto de se achar no direito de destratá-las, sejam elas artistas, funcionário público ou qualquer outra profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detectei um pouco de ignorância e bastante ressentimento neste comentário.

      Excluir
    2. Ressentimento algum meu caro, você está novamente julgando errado. E olha que você está apenas julgando uma pessoa que não conhece, mas dialoga com você. Pior quando se faz isso colocando um número indeterminado de pessoas num grupo chamado por você de "povo brasileiro" e o classifica como ignorante e ressentido. um povo que inveja o sucesso alheio pelo passado de escravidão e presente de desigualdade social. Acredito que o nome disso seja "PRÉ CONCEITO", certo? É intrigante que gays sejam preconceituosos e nem percebam ou admitam.

      Excluir
    3. Claro que toda generalização é estúpida. Quando eu falo em "povo brasileiro", não estou me referindo a cada um dos habitantes deste país. Um termo mais preciso talvez fosse "cultura brasileira", "índole brasileira"... ainda generalizantes, mas um pouco mais certeiros.

      A escravidão deixou marcas profundas na nossa psiquê coletiva. E a desigualdade permanece, com poucas pessoas tendo acesso a ensino de qualidade e oportunidades.

      Eu fico espantado com os comentários que leio todo dia na internet. Não são todos, é óbvio, mas uma porcentagem imensa é de gente sem a menor noção do que quer que seja. Cheios de erros de português e ainda mais cheios de preconceitos.

      Este é um assunto longo e complexo, e não sei se tenho o gabarito para discuti-lo. Mas é um fenômeno do Brasil de hoje: uma fatia enorme da popualção passou a consumir, o que é ótimo, e a ter acesso à internet, o que é ótimo. Mas muitos são pessoas com informação, mas sem formação (atenção: não é culpa delas!). Trazem seu despreparo e seu conservadorismo para as discussões. Entre outras coisas, condenam uma atriz porque ela teria "cara" de arrogante. Este foi um dos comentários mais leves que eu li, e o caso da Zezé Polessa nem é tão grave assim. Tem coisas muito piores rolando por aí.

      Excluir
    4. Tony, entendi melhor o seu ponto de vista. Quando leio notícias na Folha de São Paulo e entro nos comentários, também fico espantado com o número elevado de comentários de teor quase fascista, mas não diria que aquilo é um retrato da população brasileira ou seja fruto da acensão da nova classe média. Veja bem, alguns dos comentários mais chocantes que li recentemente foram durante as eleições municipais, com críticas atrozes direcionadas a periferia da cidade. Quem são esses leitores? Pessoas ressentidas com nosso histórico de escravidão e desigualdade social? Não me pareceu, pois estavam justamente defendendo que as coisas continuassem exatamente da forma como estão. São comentários de teor muito semelhante aos críticos da luta por direitos LGBT. Acredito que muitas dessas pessoas sejam graduados e pós graduados, mas não deixam de ser pessoas ignorantes na minha concepção.

      Excluir
    5. O lance é que a Folha podia seguir o exemplo do NYT e tirar a possibilidade de se comentar. Period. Ou podia usar o Facebook para tal...as pessoas ficam bem mais mansinhas quando os comentários são através do FB.

      Excluir
  7. A Zezé Polessa está sendo investigada pela Promotoria de Justiça do Rio de Janeiro. Deve ser inveja da promotora, só porque ela não ganhou um papel na novela da Glória Perez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a promotora já esclareceu que é obrigada a investigar de qualquer jeito. Leia a notícia direito.

      Excluir
    2. Vamos lá: "A Promotora de Justiça Christiane Monnerat determinou que a 32ª DP (Jacarepaguá) investigue a conduta da atriz, que destratou o motorista Nelson Anderson Lopes, de 63 anos, durante o trajeto para o Projac, na última segunda-feira. Após o ocorrido, Nelson deu entrada no Hospital Lourenço Jorge, na Barra, com infarto e morreu uma hora depois. Monnerat citou o primeiro parágrafo do artigo 96 do estatuto, que trata de humilhação, menosprezo e discriminação ao idoso e cuja pena prevê reclusão de seis meses a um ano e multa."

      Luciana Lopes, de 30 anos, filha de Nelson: "Eu não quero acusar a Zezé de nada, mas o que ela fez contribuiu, sim, para a morte dele. Meu pai tinha pressão alta e acredito que ele tenha se sentido constrangido com a situação, o que agravou seu estado de saúde”. “Hoje, eu não gostaria de encontrar essa pessoa. Mas, se eu a encontrasse, pediria para ela rever as atitudes dela com os funcionários. Essa não foi a primeira vez que meu pai atendeu a atriz."

      Segundo o colunista Leo Dias (ok, Ele é maldoso, mas não é burro para mentir num caso desse) "Zezé comentou no Projac que o motorista era um POBRE COITADO. A produção de ‘Salve Jorge’ está revoltada com a atriz. É sabido que nenhum motorista do Projac gosta de buscar Zezé em casa. Os profissionais do transporte sempre fazem um jogo de empurra na hora de cumprir a tarefa." Satisfeito, sr. Tony? Sou contra linchamento público, mas existem fatos que estão sendo investigados. Não acho que ela seja uma assassina, mas parece que ela não é exatamente um amor de pessoa e pra mim pouco importa a relativa fama que ela tem. Pra mim é mais uma "Famous Who?".

      Excluir
  8. As pessoas gostam de linchar os outros, julgar sem provas, etc. Por isso existem as chamadas garantias, muitas delas presentes em nossa Constituição. Demorou para o Ocidente desenvolver esse sistema, que existe justamente em razão desse comportamento-padrão. Agora tudo faz sentido?

    ResponderExcluir
  9. Provavelmente ela deve ter tratado o coitado como lixo, e o senhor que transita por esse meio a taxa como injustiçada. Como apresenta no seu texto, que o país tem um povo ignorante e invejo, deva pensar, que talvez esse povo não teve as mesmas oportunidades que o senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Provavelmente"? Você estava lá? E mesmo que tenha tratado, ela sabia que o motorista era cardíaco? Fez de propósito?

      A injustiça que se comete neste momento com Zezé Polessa é dizer que ela tem "cara de arrogante", como se isto fosse uma prova de um crime.

      E o povo brasileiro é ignorante porque não teve acesso a boas escolas, por causa da desigualdade que impera até hoje no país - o que também não deu ao povo o acesso a boas oportunidades. Achei que isto estava claro.

      Excluir
    2. tony tem um detalhe , ela é uma atriz conceituada e mesmo assim se chegar atrasada para uma gravaçao leva uma bronca horrorosa dos diretores, cagadas na cabeça mesmo e nao pode dar um pio, sei de cada uma ( e se ela tivesse passado mal por causa da cagada do diretor, iriam dizer que o diretor era tirano, metido etc...)é o que sempre digo todo mundo quer opinar, mas nao tem gabarito para isso.beijo.fabio tabalipa

      Excluir
  10. FALOU E DISSE! NÃO GOSTAMOS DE QUEM FAZ SUCESSO E GANHA DINHEIRO COM ISSO HONESTAMENTE. ENTRETANTO, AMAMOS E NÃO COMBATEMOS QUEM NOS ROUBA DIARIAMENTE. MUITAS VEZES COM O APOIO DE "GRANDES INTELECTUAIS".

    ResponderExcluir
  11. Viu essa, Tony: Zezé Polessa é denunciada pelo Ministério Público

    NA verdade, ela não foi denunciada. Apenas será investigada a participação dela no evento morte.

    Edson Guedes

    http://br.tv.yahoo.com/blogs/notas-tv/zez%C3%A9-polessa-%C3%A9-denunciada-pelo-minist%C3%A9rio-p%C3%BAblico-ap%C3%B3s-132821064.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim. Primeiro vem o inquérito policial, o qual é encaminhado ao MP, que aí sim apresenta a chamada denúncia ao Juiz, que pode recebê-la ou não. Recebendo, começa a ação criminal.

      Excluir
  12. Eis um comentário de direita. E tome isso como elogio, pois direita, pra mim (e você sabe bem disso, meu amigo), é ver as coisas como elas realmente são e deveriam ser dentro do campo da lógica. Amei o post e repliquei trecho, fazendo a devida menção, é claro, no blog através do qual pretendo voltar a destilar meu veneno (brasilorota.blogspot.com - que você visitou).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Direita o quê? Ainda mais no Brasil? Hahahaha. Antes sêsse.

      Nem me considero esquerdista, mas para os expoentes da nossa direita, ser de direita é ver as coisas como elas realmente são e deveriam ser dentro de um campo visual que nunca passa de 3 graus.

      Excluir
  13. Não acredito que ela tenha ofendido o cara ao ponto dele sofrer um infarto. Deve ter sim ficado nervosa, mas não chega a tanto. O fato é que acusam-na de ser medica...meu, e daí? se o cara tivesse caído duro na frente dela e tivesse negado socorro, beleza!!! mas bem sabemos que não foi isso. No mais concordo com cada linha do seu texto.

    Vejo que sempre da sua opinião sobre cinema...assisti Indomável Sonhadora...e coloquei uma pequena resenha no meu blog, que ficaria lisonjeado se lesse. Senão espero vc assistir e comentar por aqui pra ver se bate com minha opinião.

    abração.

    ResponderExcluir
  14. Esse povo de tv é quase tudo sem humildade. humilde mesmo é Zeca Pagodinho que é rico e sabe tratar bem as pessoas.

    ResponderExcluir
  15. Sim, será aberto um inquérito policial e a promotora já adiantou que até homicídio culposo não está descartado, caso ela soubesse da condição de cardiopata dele.

    Me reservo ao direito de não tecer comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, quem trabalha no MP tem que ser discreto...

      Excluir
  16. Que coisa ridícula, usar o dinheiro público para uma besteira dessas.
    A atriz teve seus motivos para ficar irritada, pois chegou atrasada. O motorita foi incompetente e levou uma bronca por conta disso, não existe nada de criminal nisso. Ninguém carrega uma ficha médica para mostrar que tem problemas cardiácos. Aliás, se o motorista era tão suceptível a ofensas, ele deveria estar em casa trancado, e não na rua enfrentando o trânsito maluco do Rio.
    Não vai dar em nada.

    ResponderExcluir
  17. gente, calma. o cara era um tapado mesmo e mereceu um ACORDA PRA JESUS. Só q ele levou ao pé da letra.

    ResponderExcluir
  18. É isso aí gente. Gays unidos pelo direito de ser grosseiro com as pessoas. Pelo direito de faltar com o respeito com idosos e para trancá-los em qualquer lugar que não incomode ninguém. Vamos agir exatamente como os evangélicos fazem contra nós e usar os mesmos argumentos que eles.

    ResponderExcluir
  19. em tudo existem dois lados,mas acho que se ela tivesse ido se queixar a um superior dele não estaria passando por isso,e essa conversa de inveja porque todos gostariam de estar na Globo ou é na midia também é uma generalização. É sabido que esses atores da Globo e as subcelebridades (e me refiro a gerações mais novas,gostam de fazer tipo o tempo todo e nem sempre são simpáticos com o público ou em lugares públicos) o que me estranha é que a Zezé é de outra geração,a pessoa que ela é não sabemos,agora com certeza por algum tempo será vista como uma bruxa,uma megera,mas não demora isso caíra no esquecimento.

    ResponderExcluir
  20. Sem entrar no mérito da culpa ou não da Zezé Polessa, o episódio vai resultar no desemprego de qualquer pessoa que tenha mais que 60 anos ou esteja se aproximando dessa idade. Qual empresa ou mesmo emissora se arriscará a sofrer um processo porque um idoso pode sofrer um ataque cardíaco quando admoestado ou censurado?

    E , agora entrando no mérito. Na hipótese de alguma grosseria, e/ou ataque de histérico e de estrelismo da atriz, isso configura falta de educação e urbanidade , e não um ato criminoso. Se o Ministério Público entende que o fato deva ser investigado, que investigue, mas que tenha o mesmo zelo com TODOS os idosos que faleçam após algum discussão ou aborrecimento com outra pessoa.

    Agora, que a Zezé Polessa tem cara de antipática, tem mesmo, né gentchi?

    ResponderExcluir
  21. menas bichas! bem menas, bastaria que o motorista fosse um viadinho que vocês pediriam a cabeça da atriz a navalhadas! qualquer um pode infartar depois de um coió bem dado, eu você e até ela. imaginem a voz de gralha aos berros em pleno projac é de infartar mesmo! se o seu fulano negão, pobretão e comedor de costelas gordurosas desse umas tapas na bruaca estaria pregado na cruz. então é isso pau nela!

    ResponderExcluir
  22. E se fosse um parente de vocês? Outra, e se fosse o contrário, fosse o motorista a distratá-la?
    Aposto que o ' ignorante' , como vocês consideram os menos favorecidos que trabalham em sub empregos, já estaria atrás das grades! Se houve pré julgamento dos internautas com opniões equivocadas, da parte de vocês blogueiros não foi diferente! Ela não tem cara de arrogante, ela é e ponto! Lógico que ela não teve a intenção! Mas o grande porém agora, qual versão vai prevalecer, dela uma global, ou dos outros motoristas que atestam e mais, fazem jogo de empurra para não ter que atende-la?

    ResponderExcluir
  23. Eu acho pessoas que vivem de notoriedade devem saber preservá-la, e não devem ser poupadas justamente porque ganham para isso. Se "artistas" são crápulas, que sejam linchados mesmo. Se não podem dar exemplo, que abandonem a carreira fútil que escolheram.

    O "ressentimento e a ignorancia de 300 anos que vem do tempo da escravidão", não esta nos comentários dos internautas, mas na tremenda falta de classe e educação em tratar subalternos com grosseria e crueldade, mas isso é coisa que emergente não absorve, porque nasceu pobre, sem a instrução que a "elite" deveria lhe dar porque essa mesma elite não possui nenhuma.

    Sociedade evoluida é aquela na qual o lixeiro se senta num bar com o cirurgião em pé de igualdade para jogar conversa fora - como nos países do norte europeu, porque nenhum se acha melhor que o outro - questão de educação (jantenlove). E pobre de que acha que ser "artista" de novela da Globo seja motivo de inveja.

    ResponderExcluir
  24. Mais um raro post equivocado.

    1) Os comentários levianos na Internet vieram para ficar, e não acho que sejam exclusividade do Brasil (lembra do hate-watching?). Como falaram acima, a única forma de combater isso é obrigando o comentarista a mostrar a cara.

    2) Ressentimento e ignorância descendem da escravidão, abolida há 120 anos? Será que os descendentes de escravos nos EUA também são "ignorantes" como aqui, ou será que a escravidão não tem nada com isso? Será que a parcela de comentaristas da classe média tradicional que certamente também espinafrou a atriz é descendente de escravos?

    3) Será que fomos tão cautelosos ao julgar DSK, Russomano + Almada e outros casos obscuros?

    4) Extrapolando um pouco, será que ficamos tão chocados porque queremos manter nosso direito de destratar o garçom ou o atendente em vez de reclamar com o gerente? (Isso sim é o que eu chamo de ignorância.)

    5) Talvez você esteja especialmente irritado com os comentaristas por causa do nível do que eles dizem em sua coluna na Folha (parece que escolheram sua coluna a dedo). Mas eles estão longe de representar a totalidade dos comentaristas (seu blog não me deixa mentir), e mais ainda a sociedade brasileira em geral.

    ResponderExcluir
  25. Muitos dos comentarios são lindos,mas gostaria de assistir os donos na situação!!!Não acrdito que ela seja culpada.Se o motorista prestasse atenção nos seus devees não teria o pq de levar bronca.Ele pode errar e não levar bronca?Ela pode chegar atrasada e levar bronca por causa de um erro cometdo por outra pessoa?
    Será que nas escolas as professoras não vão poder gritar,por medo te ter um aluno cardíaco o sei lá o q?
    É bom ter base antes de comentar algo,pq a família do motorista falou em seu depoimento,que ele já estava passando mal,e que iria ao médico após deixar a atriz no seu local de trabalho,infelismente não teve tempo.
    Concordo com tudo o que vc tc Tony,temos uma cultura ridícula,não ofendendo todos,eu já ouvi gete falar ''Ela ganha muito,tem que meter o pau mesmo''.Isso seria o que?Inveja?Seeeerá?

    ResponderExcluir
  26. Não entendi ainda a sua posição nessa história Sr. Tony Góes,a sua veemência em defender essa senhora,sim pq se ninguém viu o que aconteceu não se pode formar nenhum juízo de valor.
    Ou é pq ela é funcionária da Rede Globo e o Sr. prefere não entrar em atrito com o canal de televisão mais visto do país? Como fez o Sr.Leo Dias do Jornal O Dia? O Sr. tem o rabo preso com alguém de lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você comparar o Tony com este fulano que você
      citou mostra que você não sabe poha nenhuma
      de jornalismo cultural,mesmo.

      Excluir