terça-feira, 22 de janeiro de 2013

SENECA FALLS, SELMA, STONEWALL

Quem diria que o Obama citaria um bar gay em seu discurso de posse do segundo mandato? Stonewall é o marco zero da luta pelos direitos igualitários: o bar onde, em junho de 1969, as bichas se revoltaram. Cansados de irem presos simplesmente por estarem ali, os frequentadores do lugar formaram barricadas e atacaram com o que tivessem à mão os policiais que queriam levá-los em cana. Este episódio deu origem às paradas gays (que, na maior parte do mundo, acontecem em junho) e à mobilização política que nos permitiu sair do armário. E ontem foi alçado ao mesmo patamar de duas outras datas simbólicas: a primeira reunião das militantes americanas pelo voto feminino, em 1848, na cidade de Seneca Falls, no estado de Nova York; e o ataque brutal da polícia contra uma manifestação pelos direitos civis dos negros em 1964, na cidade de Selma, no Alabama. Mulheres, negros, homossexuais: lutas distintas, a mesma luta. Mas é óbvio que Obama só disse tudo isto porque quer ficar do lado da maioria. É bom lembrar que, enquanto lhe foi conveniente, ele não se posicionou a favor do casamento gay. Coisa parecida se passa com os nossos políticos, que se gabam do apoio dos homofóbicos e sancionam leis pelo resgate dos valores espirituais. Mas um dia o vento muda, e eles terão que mudar também.

14 comentários:

  1. Antes tarde do que nunca. Foi lindo ver os jornais daqui noticiando que Obama deu prioridade no discurso aos direitos civis de mulheres, gays e imigrantes. Queria ver a cara de muita gente quando assistiu isso.

    ResponderExcluir
  2. Vejamos como ele se sai agora que não precisa mais de uma reeleição.

    Aliás, eu fiquei meio chocado sobre como o espaço entre a costa leste e a oeste é um grande.... vazio!
    Vou elaborar isto num post meu. Tks4daTip

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tal conhecer os EUA?

      Excluir
    2. Muito simplista o seu raciocínio. É o mesmo que dizer que não existe nada no Brasil fora de São Paulo!
      Talvez pareça ser um vazio de idéias progressistas por conta do eleitorado conservador, mas isso está mudando rápido por conta das mudanças demográficas nos maiores estados do meio dos USA.

      Excluir
    3. Não é tão simples assim, até por que EU NÃO MORO EM SÃO FUCKING PAULO. Aliás, tento manter uma rotina de viagens pelo Brasil e mundo afora em locais não convencionais.

      Mas sério.... Cruzar os EUA de uma costa a outra durante o dia é uma experiência esquisita. Quando você vivenciar isso, aí você me dá um toque.

      Excluir
    4. Mate a minha curiosidade e me diga que locais "não convencionais" tem visitado ultimamente ?

      Excluir
    5. Eu moro nos USA há 15 anos, bem no meio do país. Já cruzei o país inteiro muitas vezes, inclusive.
      Você veio aqui algumas poucas vezes, e olhe lá, e vem posar de especialista. É muita pretensão!

      Excluir
    6. Isso é coisa de gente deslumbrada, desacostumada a viajar desde cedo e a conviver com pessoas que viajam com frequência, e que na primeira viagem aos EUA se sente estrela. Basicamente isso.

      Excluir
  3. Finalmente um post de militância em que vc não está pessimista quanto ao futuro!

    ResponderExcluir
  4. Não posso concordar, e não é implicância compulsiva, com o paralelo entre Obama e "nossos políticos", ainda mais empregando essa expressão absolutamente pejorativa. "Nossos politicos" são Renan, Sarney, Maia, Alves... e francamente Obama não merece isso.
    Você imaginaria o casal Obama indo à praia, ele com um isopor na cabeça e ela com um maiô branco com um burro azul estampado na frente?
    Acho que Obama agiu como um grande estrategista, pois não foi com sede ao pote para não perder os dedos e os anéis. Mas, em compensação, já na posse, ou ainda na posse, pegou de - sem precedentes - Selma, Seneca e Stonewall. E sai de baixo.
    Pode ser que ele não consiga nada, mas falta de vontade política não parece ser.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí,NÃO AO PRECONCEITO.O Obama está de parabéns.Sou mulher hétero,mas detesto qualquer tipo de preconceito,seja ele qual for.VIVA A LIBERDADE DE TODOS!

    ResponderExcluir
  6. Stonewall tem o Cosmo mais caro que eu paguei em NYC! :-/

    ResponderExcluir
  7. O mio babbino caro
    Acredito que ele construiu o momento de se declarar a favor do casamento gay, tão pouco tenho histórico de Obama se gabando do apoio dos homofobicos.

    ResponderExcluir
  8. @ Daniel: Mate minha curiosidade 2: e o dim dim vem daonde?

    ResponderExcluir