quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

OS DESEMBOLADOS

Que pena. Eu estava crente que a corrida pelo Oscar deste ano seria uma das mais imprevisíveis dos últimos anos, sem francos favoritos em quase nenhuma categoria. Mas aí as indicações foram anunciadas agora há pouco, e pelo jeito os vencedores já estão meio definidos. A maior surpresa foram tanto Ben Affleck quanto Kathryn Bigelow ficarem de fora da disputa pelo prêmio de melhor diretor. A Academia a-do-ra atores que passam para trás das câmeras, e como resistir a indicar uma mesma diretora pela 2a. vez, fato inédito na história? Mas resistiram, apesar de "Argo" e "A Hora Mais Escura" serem, ambos, campeões de bilheteria e de crítica. Isto enfraquece as chances de Jessica Chastain levar o troféu de atriz, que agora está no papo de Jennifer Lawrence - além do mais porque o filme desta é produzido por Harvey Weinstein, o mais eficiente marqueteiro do Oscar de todos os tempos. Também acho que "Lincoln", Steven Spielberg e Daniel Day-Lewis vencerão em suas respectivas categorias. E, dado que Anne Hathaway é barbada das grandes, o único suspense sobra para os atores coadjuvantes. Muita gente boa (Javier Bardem, Leonardo Di Caprio) ficou de fora, e todos os cinco finalistas já ganharam antes seus homenzinhos de ouro. Tommy Lee Jones largou na frente, mas ainda falta mais de um mês e meio para a cerimônia de entrega. Vamos ver se há alguma reviravolta, ou se Weinstein vai levar tudo mais uma vez.

20 comentários:

  1. Anne Hathaway não é barbada, não. Sally Field já levou uns prêmios aí pela atuação em Lincoln. Vai ficar entre as duas.

    ResponderExcluir
  2. A Adele conseguiu uma indicação... Capaz de ganhar, inclusive!!!!

    ResponderExcluir
  3. Tony, vc trocou o Harvey... É Weinstein

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é verdade! Confundi o nome do fundador da Miramax com o daquele ator e autor sensacional, Harvey FIERSTEIN (e ainda errei na grafia do meu próprio equívoco).

      Obrigado, já corrigi.

      Excluir
  4. Jennifer Lawrence! Minha mais nova paixão cinematográfica, essa menina é maravilhosa, tomara que ganhe!

    ResponderExcluir
  5. Eu só assisti um clipe do filme da Jennifer Lawrence mas acho ela foda, torço pra que ela independente do marketing do gorducho.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, por mais que não tenha a menor chance de ganhar, torço por Emmanuelle Riva. Das 5, a melhor em todos os momentos. Gosto de Lawrence, mas tem muito tempo pra concorrer a outras estatuetas e, se é tão talentosa quanto afirmamos, garantir a sua!

    ResponderExcluir
  7. Veja Amour. Depois a gente conversa.

    ResponderExcluir
  8. Oi Tony, assisti ontem "As aventuras de PI" e posso estar ainda sob efeito, aliás eita filme que não sai da cabeça tão cedo. Enfim, você concorda que o ator indiano que faz o jovem PI merecia uma indicação? Sem o talento dele o filme não seria tão bom!

    ResponderExcluir
  9. Tony, não sei se vão dar o terceiro Oscar pro DDL assim, tão já... Não que ele não mereça, mas viu como foi com Meryl, né?
    Vou torcer muito por Ang Lee, apesar de achar que pra ele não rola.
    Se Tommy Lee Jones levar por essa, será que vai ser merecido? Porque o primeiro Oscar dele era do Ralph Fiennes.

    ResponderExcluir
  10. Cadê Intocáveis na lista dos estrangeiros? #xatiado

    ResponderExcluir
  11. E ignoraram Batman nas categorias técnicas... Sacanagem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este "Batman" (do qual, aliás, eu não gostei muito) ficou marcado por causa do massacre no cinema dem Aurora, no Colorado. Virou radioativo: todo mundo quer distância dele.

      Também já tem neguinho explicando que Kathryn Bigelow foi esnobada porque seu filme "A Hora Mais Escura" faria uma certa apologia à tortura como método de investigação. Sei não: Mark Boal, o roteirista do filme, conseguiu ser indicado.

      Excluir
    2. Esse Batman foi péssimo!! Roteiro feito por um college student padrão americano, cheio de referências estadunidenses idiotas...fora o filme em si, com várias cenas nitidamente de NY, sem qualquer preocupação em esconder a cidade...Gotham é uma cidade fictícia

      Excluir
    3. Mas Gotham City é só uma versão disfarçada de Nova York - e Gotham é um antigo apelido da cidade (data do século 19).

      Excluir
    4. Estadunidense é f*!

      Excluir
    5. Qual é o problema de ele ter utilizado "estadunidense"? É o termo perfeito...e tecnicamente mais adequado.

      Excluir
  12. apesar de ter escarrado a akdimya e eu nao ter visto o filme dele, vou torcer muuuuuuuuuiiiiiiiittttooooooooo pelo Joaquin Phoenixxx. adoro esse cara, de longe meu favorito. vai ser extremamente chato ver o peh no saco do daniel day lewis ganhar de novo, dont'cha???

    ResponderExcluir
  13. Como comentaram, difícil o Oscar sair pra o DDL. Mas ele merece. Sempre merece. Até hoje não aceito que ele não ganhou com 'In the name of the father' (mas também, ganhou uns dois ou três anos antes/depois - não lembro - com my left foot). Ou talvez ele até ganhe pq, diferente da Meryl, ele não faz filme direto e anda cada vez mais 'solitário'. Vai ser daqueles que se aposenta logo e vai viver na fazenda. Ou vai pra atrás da câmeras - que ia ser uma coisa ótima de se ver! Como diria George Clooney: "He sort of irritates all of us because he's so good. I'll tell you right now, I don't like him!"

    ResponderExcluir