sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O OGRO DO OSCAR

Há anos que acompanho na internet alguns profetas do Oscar, que fazem previsões sobre quem vai ser indicado ou não. Gosto tanto do esporte que eu mesmo me arrisco a uns palpites de vez em quando. Assim como meus mestres, eu também levo em consideração o histórico das temporadas anteriores, as tendências que estão no ar, os prêmios precursores. E tanto eu como eles invariavelmente nos esquecemos de incluir um dado crucial na equação: Harvey Weinstein. Este excelente produtor fundou, ao lado do irmão, o estúdio Miramax, responsável por alguns dos melhores filmes americanos dos anos 90. Depois venderam o troço para a Disney e ficaram um tempo na moita, até ressurgirem com a Weinstein Company. E voltaram em grande estilo: papando tudo que é Oscar que lhes passa pela frente, para ajudar na bilheteria de seus filmes. Só para dar uma ideia, foram as estratégias de marketing boladas por Harvey que trouxeram o prêmio máximo para "O Paciente Inglês", "Chicago" e "Shakespeare Apaixonado" - este último, aliás, entrou para a história como o filme que arrancou a vitória do favorito "O Resgate do Soldado Ryan". E adivinha quais filmes eles promoveram nos últimos anos? "O Discurso do Rei", que venceu em 2010, e "O Artista", que venceu em 2011. Agora eles apostam todas as fichas em "O Lado Bom da Vida", que não está fazendo boa carreira nos cinemas americanos. Não só conseguiram indicações para o filme e o diretor David O. Russell (desbancando pules de dez como Ben Affleck e Kathryn Bigelow), como para todo o elenco principal. É a primeira desde "Reds", em 1981, que um filme consegue emplacar finalistas a melhor ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante. Portanto, talvez o caminho não esteja tão livre assim para o "Lincoln" de Spielberg. Há um ogro no meio dele.

5 comentários:

  1. "Chicago" e "Shakespeare Apaixonado" não mereciam ter ganho o prêmio de jeito nenhum. Mas eu torço demais pela Jennifer Lawrence, basta ter assistido Inverno da Alma e Hunger Games pra ver que ela manda muito bem, e é simplesmente hilária quando entrevistada. Apaixonei.

    ResponderExcluir
  2. Só eu que acho esse tipo de homem (ogro) lindo? A masculinidade, a brutalidade, a barba por fazer. Ursos são tudo mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Ô, Tony, maldade colocar "O Paciente Inglês", um filme belíssimo, no mesmo balaio que "Chicago" (eca) e "Shakespeare Apaixonado" (eca, eca). ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou julgando a qualidade desses filmes, só dizendo que todos foram produzidos por Weinstein e devem muito de seus Oscars às campanhas que ele promoveu ferozmente.

      Excluir
    2. Olha lá a piscadinha no final do meu comentário, Tony. Estava só te amolando. :)

      Excluir