sábado, 19 de janeiro de 2013

NOSSO BAJOFONDO

O tango eletrônico se tornou um grande produto de exportação para a Argentina. As lojas de CDs de Buenos Aires já tem seções inteiras dedicadas ao gênero, com dezenas de bandas imitando a mistura pioneira do Gotan Project e do Bajofondo. Aqui no Brasil até que rolam experiências parecidas, que misturam nossa música tradicional com programadores. O resultado muitas vezes é uma bossa nova/lounge aguada e pseudo-moderna, sem um traço do impacto comercial ou cultural que nossos vizinhos conseguiram. Mas existe um grupo que se sobressai: é o trio Bossacucanova, que desde o final dos anos 90 relê alguns clássicos de maneira heterodoxa. O quarto disco dos caras, "Nossa Onda É Essa!", acaba de ser lançado e é o melhor até agora. Não há músicas inéditas e os vocalistas convidados não são exatamente cutting edge - embora do naipe de Elza Soares ou Emílio Santiago. Mas a pegada é definitivamente contemporânea, realçada por aquela impressão deliciosa de que estão todos se divertindo muito. Ouça aqui faixa por faixa, no site da revista "Rolling Stone", e depois me diga se a versão deles de "Deixe a Menina", com a participação de Maria Rita, não é mesmo a definitiva.

7 comentários:

  1. Só me POUPE de Marcelinho da Lua, por favor!

    ResponderExcluir
  2. Tony Goes,o Jornalista que é um show de informações.Parabéns,tô curtindo muito seu trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Tony, assisti hoje na pré-estréia Silver Lining Playbook e achei o máximo. É super simples mas super bem-feito. Entrou pro meu TOP 10 fácil, fácil. Amei.

    ResponderExcluir
  4. nada a ver com o post, mas outro dia um humorista falava do preconceito q a expressão "gay-friendly" carrega. não é verdade? e se uma pessoa, ou uma loja/restaurante, dissesse q é black-friendly? nordestino-friendly, obeso-friendly? soaria no mínimo estranho.

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ler pensando "o Tony vai descer a lenha naquela versão insuportável e pretensamente blasé da Maria Rita" e levei um choque...

    ResponderExcluir
  6. Tô lascado! Por conta dessa dica acabei de abrir conta no iTunes.

    ResponderExcluir