segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DE MALI A PIOR

Acho curiosa a maneira como a maior parte da imprensa noticiou o final do sequestro dos funcionários daquele campo de gás na Argélia: dezenas de reféns assassinados, terroristas prometendo novos ataques, caos e destruição. Claro que tudo isto aconteceu, mas não foi só isto. Do jeito que saiu na mídia, parece que o atentado foi uma vitória da al Qaeda. Não foi. Não só muitos militantes foram mortos, como nem uma nesga do objetivo da ação foi atingida. Que era nada menos que a retirada das tropas francesas do Mali: os islamitas queriam simplesmente que o Ocidentes permitisse que eles se aboletassem naquele país africano, tão pertinho da Europa. Não colou, e nem vai colar. Pelo contrário. Em menos de duas semanas, o exército francês já recuperou boa parte do território do chamado "Azawad", a porção norte do Mali que proclamou independência no ano passado. Era para ser uma república tuaregue, livre do controle das tribos do sul (as fronteiras do Mali, como as de quase toda a África, são artificiais, por culpa do colonialismo), mas o novo país logo caiu nas mãos do Ansar el Dine e outros grupos islamofascistas, com membros e armas vindos da Líbia e de outras partes do Maghreb. Azawad é uma região desértica, pouco povoada e meio esquecida: um lugar perfeito para o islamofascistas, que conseguiram lançar bases no Afeganistão no final da década de 90 (o que resultou no 11 de setembro) e tentaram fazer o mesmo em lugares como o Iêmen ou a Somália. Mas nada disso vai acontecer, e era importante a imprensa dar esta boa notícia. Porque a al Qaeda e seus similares merecem todo pau que houver neste mundo: eles querem apenas instalar uma ditadura religiosa global, proibindo a música, cortando as mãos dos infiéis e apedrejando os homossexuais. A Argélia reagiu de forma brutal e atabalhoada, mas, a princípio, correta. Com essa turma não se negocia.

4 comentários:

  1. vai ser entendido assim lá em casa. totoso. tao cute-cute, preocupado com a questao no azawad. aown.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse blog reserva surpresas. Entre as Britney Spears e Madonas da vida saltitante, salta, por exemplo, como pièce de résistance, uma análise profunda da queda do Kadhaffi.

      Excluir
  2. Tony:blogueiro hiper,mega,super,muito criativo,show !Sempre surpreendendo com as notícias mostradas de um ângulo,que em nenhum outro lugar se vê,só aqui!

    ResponderExcluir
  3. É no Mali também que fica a lendária Timbuktu - que fica, aliás, nesta parte norte do país. Triste ver essas coisas,

    ResponderExcluir