terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CARGA PESADA

Muita gente está indignada com a charge de Chico Caruso que foi publicada ontem na primeira página d'"O Globo". Tem até blogueiro petista espumando que este é mais um golpe baixo da família Marinho em sua cruzada contra o governo. Eu não vejo assim. Até demorei a perceber que é a Dilma quem se espanta com o incêndio: pensei que fosse uma pessoa qualquer. Descontada a minha visão sofrível, é importante lembrar que charge não é sinônimo de piada. Sim, hoje em dia cerca de 99,9% dos cartuns veiculados pela imprensa se pretendem engraçadinhos, mas nem sempre foi assim. A charge é uma representação gráfica de um acontecimento recente que transmite uma carga opinativa, ou pelo menos uma emoção. É um mini-editorial sem palavras (ou com poucas, vá lá - o desenho é o mais importante). Muitas vezes é pura tiração de sarro, mas às vezes não é. Lembro da gritaria provocada por esta charge aqui, publicada pela "Folha de São Paulo" na época do tsunami que arrasou o Japão em 2011. O autor, João Montanaro, tinha então apenas 14 anos. Mas não foi ingênuo: simplesmente juntou a manchete do dia com um estilo milenar japonês. Não era para arrancar risadas, mas inúmeros leitores se ofenderam. Agora o escândalo é ainda maior, porque uma figura política está representada no desenho de Caruso. Mas eu não vejo ali uma acusação: vejo a presidente horrorizada como qualquer um de nós, sublinhada por um trocadilho óbvio e infame com o nome da cidade gaúcha. Tem graça? Nenhuma. Era para ter? Acredito que não. Inoportuna, insensível? Hmmm, pode ser. Estamos todos sensibilizados com a tragédia (cheguei a discutir no Facebook com gente que mal conheço só porque perguntei se a Kiss era uma boate gay - as primeiras imagens que vi numa TV sem som mostravam dois caras sem camisa e abraçados). Todo mundo erra, e tanto Caruso como "O Globo" podem ter errado ontem. Mas não vejo na charge um ataque político - apesar da palavra "charge" querer dizer "carga" em francês. A carga que se atira contra um alvo. E você, vê o quê?

31 comentários:

  1. Bom, eu não sou petista, mas o que a Dilma tem a ver com a situação? Desculpa, mas expedição de alvará de funcionamento, fiscalização de estabelecimento comercial, etc, são questões locais. Ela é a menos responsável de todos. Aliás, nem responsável é.

    Acho meio idiota jogar tudo pro governo federal, mas como vivemos num País em que noções básicas acerca de repartição de competências são inexistentes, é até esperado que o Chico coloque a presidenta no meio.

    De resto, achei a ideia de caixa de fósforo-presídio interessante. Foi mais ou menos isso mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, estou chocado, você não é PT mesmo?
      Favor trocar a foto do disco-voador pela do anorak vermelho-paixão.

      Excluir
    2. Querido, tem certeza que quer discutir sobre repartição de competências? :-0

      Excluir
  2. Chico Caruso se comunica por desenhos assim como a maioria de nós se comunica por palavras. Para mim, esta é a forma como ele externa a visão da tragédia, nada de errado. Outros escreveram poesias. Outros levaram flores ao local. Outros levaram balões brancos. Outros rezaram. Alguns dançaram (no funeral de uma colega da turma de dança de salão). Outros dispararam armas (no funeral do agente militar).
    É muito chato ficar vasculhando subtexto inexistente em todas as formas de manifestação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria ver se algum membro da sua familia estivesse entre as vitimas, se vc acharia tao chato assim.

      Excluir
    2. Se algum menbro da minha família estivesse entre as vítimas eu estaria ocupado demais para ler e me preocupar com as charges de qualquer jornal.

      Excluir
    3. Luciano, vc tem a opinião mais razoável q li até aqui. Concordo com vc.

      Excluir
    4. Para mim a charge expressa o horror e a indignação diante de uma boate transformada em grelha por imprudência,ganância, omissão perversa e/ou canalhice das pessoas ou órgãos (i)responsáveis. A perplexidade da Dilma emula o sentimento geral de desespero e dor, com a cumplicidade do chargista q a retrata na mesma linha de visão do próprio leitor, revelando uma subjetividade compartilhada.

      Excluir
    5. Ninguém duvida que a carioca Globo ultimamente tem se dedicado com afinco a corroer o PT de todas as formas possíveis. A Presidente foi levar solidariedade pessoal as familias das vitimas. A Globo publicou a charge para debochar e diminuir a atitude da presidente. A coluna do Noblat foi infeliz, escolheu o momento errado para fazer politica.

      Excluir
    6. Não sei onde. Aqui no Rio, a carioquíssima Globo é superamiga dos governos do aliado PMDB.

      Excluir
    7. "Carioquíssima" com uma fortíssima base em SP. Vide aquela múmia Waack (Waak, sei lá) ultraconservadora...

      Excluir
    8. Meu caro Bleu indignado, ninguém tem se dedicado com mais afinco a corroer o PT por dentro e por fora, por cima e por baixo, do que o próprio PT, seu alto-clero, médio-clero, baixo-clero e clero rastejante.

      Excluir
    9. Pois e' Luciano, com toda certeza vc estaria muito ocupado pra se importar com charges, etc..., assim sendo, vc assume ser legitimo demonizar as vitimas e suas familias. Nice!

      Excluir
  3. Pra mim, tudo normal. Não achei tão agressivo assim.

    ResponderExcluir
  4. resumo em uma palavra: desnecessário

    ResponderExcluir
  5. Mas, João, quem disse que a charge está jogando a resposnsabilidade no governo federal? Quem disse que a charge tem algo a ver com distribuição constitucional de competências ou burocracias do tipo? A charge mostra o horror, e a presidente ali representada como símbolo do Brasil se espantando com o mesmo - afinal, a Dilma esteve em Santa Maria, se desincumbindo, de forma correta, de uma das dimensões simbólicas de seu cargo que é representar o povo brasileiro e participar do luto de seus cidadãos. A Dilma da charge está a cumprir esse mesmo papel: ela é apenas a encarnação de toda a coletividade em uma pessoa (afinal, ela não é quem de direito representa o povo brasileiro?), exclamando uma interjeição de espanto, para representar um horror coletivo. Não tem nada a ver com responsabilização do governo federal, é apenas uma figuração do espanto geral. Uma leitura política da charge é uma leitura errada.

    ResponderExcluir
  6. Em se tratanto de brasil, ja estava esperando por algo assim: irracional, bad taste. Vamos ver o que mais vai surgir...
    Por favor, se coloquem no lugar dessas pessoas, vcs gostariam de estar passando o que elas estao?
    Que pessoal mais doido por ibope e' esse!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o post acima: desnecessário. E além de tudo banaliza uma situação que deveria ser um divisor de águas nas atitudes de cada um dos brasileiros. Esta tragédia deveria ter nos sacudido realmente para não mais colaborarmos passiva ou ativamente com a corrupção generalisada que impregna e define este país. Cada um dos pequenos e quase "inocentes gestos" que particamos ao burlar as leis de trânsito, impostos, vagas preferenciais, furar filas, propinas, favores escusos, indicações ilícitas, fraudes, imitações, etc mataram e feriram os jovens de Santa Maria. Eu estou chocado comigo mesmo. Com minha bestialidade cotidiana e cada brasileiro deveria refletir sobre isso! No mínimo!!!

    ResponderExcluir
  8. Achei a charge ofensiva e grotesca!

    O jornaleco mais o tal do chargista terao obrigacao moral em pedir desculpas!

    ResponderExcluir
  9. Boa pergunta, que aliás poderia ser feita ao leitor de qualquer imagem, seja desenho, charge ou fotografia. Eu não me incomodei com a representação da Dilma, nem com a frase 'Santa Maria!', mas me incomodei bastante com a representação da gaiola pegando fogo. Por quê? É difícil explicar. Mas sinto que está aí a insensibilidade. Como se não bastassem as inúmeras reportagens, as fotos do local, as fotos dos mortos, ainda temos de ver essa mesma tragédia reduzida a uma gaiolinha, pequena mesmo,como se o autor tivesse a intenção de mostrar que o evento em si é sem importância, mas as consequências (a fumaça, olhem bem!) são muito maiores, para os políticos ou para a sociedade. Os mortos foram reduzidos a uma caixinha.

    ResponderExcluir
  10. Estamos todos emocionalmente mexidos, machucados pela dor própria ou dos outros. Humor negro nesta hora? Sem comentários.

    ResponderExcluir
  11. Um olhar simples - mas não simplista - sobre a charge pode ser um caminho, pois consigo ver nela a representação do que aconteceu, as pessoas estavam enjauladas mesmo, culpa da incompetência dos órgãos públicos, donos, etc, e a Dilma ali representa o horror que todos nós brasileiros sentimos com o acontecido.

    ResponderExcluir
  12. A charge é desnecessária. Somente isso. Não ofende a ninguém. Se alguém vê isso como um ataque ao Governo deve ser por que está na hora de visitar o psiquiatra. O mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  13. Caso pior: quando o MESMO Chico Caruso desenhou o então vice-presidente Itamar Franco como um palhaço e ele não gostou.
    A charge seguinte foi o mesmo Itamar com uma caneta atravessada na garganta.

    O povo pode ter boa memória do Itamar, por ele ter se afastado do Collor cedo. Por ele ter implantado o plano real (ok, FHC ministro). Mas ele tentou dar carteirada pra entrar no cinema com a namorada! HAHAHAHAHA! Nem o Dilmão faria isso.

    eu diria que o Brasil finalmente alcançou os países desenvolvidos... nos anos 90.

    ResponderExcluir
  14. O Chico é sem dúvida o cartunista mais talentoso que conheci e seus trabalhos me despertam antes de tudo a admiração pelas abordagens absolutamente originais de fatos correntes e vulgares. Sua cobertura do mensalão é exemplar, mas o cartoon em questão ficou a desejar bastante.
    Muito bom e adequado foi o da Folha, com um mapa do Brasil centrado no Rio Grande do Sul e nesse, vazio, apenas o que seria o município de Santa Maria representado por um mapinha do Brasil na cor branco.

    ResponderExcluir
  15. Concordo plenamente com os comentários de que a Rede Globo faz de tudo para desacreditar e achincalhar com o governo do PT perante a opinão pública,se a Presidente foi prestar solidariedade foi um
    gesto dela claro que como chefe de estado também,mas como pessoa humana que se comoveu com o fato. O que faria o jornal O Globo se fosse um governo tucano? Publicaria a charge? tenho minhas dúvidas!!

    ResponderExcluir
  16. A CENSURA está cada vez mais perto deste país.

    Não vejo absolutamente nada demais. Vejo na charge o que realmente aconteceu.

    Não gostou, pule para o próximo.

    ResponderExcluir
  17. Não achei assim tão ofensivo. As pessoas se indignam com uma charge, e esquecem de ir atrás de verdadeiros culpados. Bombeiros, prefeitura, banda, donos da casa...todos tem seu quinhão. Voltar-se para o Caruso é até infantil. Selecionar dentro da tragedia alguém ou algo pra se mostrar indignação é tão superficial quanto Val Marchiori falar de politica.

    Me assusta mais comentários no twitter do tipo: Caucho não curte churrasco, então...domingo tinha de montão...

    Isso é baixar o nível, isso é piada infame, isso é desrespeito. O Caruso pode não ter sido feliz com o que publicou, mas tenho certeza que estava tão chocado qto todos nós.

    ResponderExcluir
  18. Muito ao contrário não estou censurando nada quando digo que O Globo e na verdade não só o jornal mas as organizações Globo não aprovam o Partido dos Trabalahdores,isso é mais do que sabido desde a era Collor,é claro que a charge deveria ser publicada,seria tolher o trabalho do cartunista se assim não o fizessem,as organizações Globo são a ultra direita nesse
    país,e censura meu caro Er é querer ouvir ou concordar apenas com opiniões semelhantes a nossa e é isso que as organizações Globo fazem emitem uma opinião e tentam manipular a opinião pública.

    ResponderExcluir
  19. Eu vi na TV: advogado dono da boate dos leões em SP, que também é herdeiro de famosa construtora, defende na justiça o funcionário da prefeitura, responsável pelos "Habite-se", acusado de ter cerca de 100 imóveis em seu nome, conseguidos ilegalmente. Piada pronta! Daria uma charge polêmica?

    ResponderExcluir