terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A TUA HOLANDESA NÃO PODE ESPERAR

Não resisto a uma casa real. Cheguei a votar pela volta da monarquia naquele plebiscito bizarro de uns vinte anos atrás, para horror da minha saudosa avó - o avô dela foi um dos líderes do movimento republicano brasileiro. Mas a notícia da iminente renúncia da rainha Beatrix ao trono da Holanda me deixou assim assim. Ela segue o exemplo da mãe e da avó, que também abdicaram por volta dos 70 anos. Até aí zuzo bem: é a tradição do país ter no trono alguém razoavelmente em posse de suas faculdades físicas e mentais. Acontece que a monarquia não é tradicional na Holanda. Ela foi imposta há 200 anos por Napoleão, que acabou com uma das mais antigas repúblicas da Europa. Pelo menos ele não conseguiu acabar com a atmosfera de tolerância e liberalidade do país, que vem desde o século 16. Além do mais, a família real holandesa deixa a britânica parecendo um convento. O atual príncipe-consorte recebeu propina num escândalo de venda de aviões. A futura rainha Máxima é filha de um general torturador da Argentina. E a brincadeira toda queima uma fortuna absurda: a monarquia holandesa é a mais cara da Europa. Custa quatro vezes mais que a espanhola. Ainda assim, Beatrix sai de cena com 80% de aprovação popular. Enquanto isto, do outro lado do canal da Mancha, a rainha Elizabeth II nem cogita o assunto. Os britânicos ficaram traumatizados com a renúncia de Eduardo VIII em 1936, para se casar com Wallis Simpson. Lilibeth vai reinar até o fim - nem que viva mais de 100 anos, como sua mãe. Aos 64 anos, o príncipe Charles já é o mais velho herdeiro que o país já teve. Quando o dia dele chegar, vai precisar de um trono de rodas.

70 comentários:

  1. A própria história dos países da BeNeLux é confusa. já foi tudo uma coisa só, foram 2, três, uma de novo, invadidos, separados. Tem trecho da fronteira Bélgica-Holanda cheia de enclaves e exclaves, com cidades meio lá, meio cá.

    E o Reino Unido é um país que se divide entre "conservadores" e "trabalhistas". só de pensar que Mitterrand e Tatcher se opuseram a reunificação da Alemanha mostra os britânicos são muito receosos de mudanças.

    E óbvio, não tinha idade para votar naquele prebiscito, mas até hoje sou pró-monarquia. Pelo menos o 2º reinado mostrou o que é o Brasil governado por gente interessada em proteger o próprio pais. República é governada por gente interessada em manter o emprego por 4 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que a suburbana é a favor da monarquia, porque acha bonito o cerimonial.
      Mas você está misturando as coisas... Não existem mais monarcas absolutistas!
      As monarquias atuais são constitucionais, e quem governa é um primeiro ministtro eleito (!) indiretamente na maioria das vezes.

      Excluir
    2. Aliás... desviar o assunto pra me chamar de suburbana... foi MELHOR que você conseguiu parir?

      Excluir
    3. A pessoa sai do subúrbio, mas o subúrbio não sai da pessoa.

      Excluir
  2. Mas a monarquia não presume tradição, e pior, conservadorismo social? No segundo reinado havia um governante "esclarecido" que manteve o terror da escravidão no mundo contemporâneo!

    E nem venham dizer que Pepeu II tinha intenção de abolir a escravatura. O governo de um país se perpetua na história pelas suas realizações e não pelas suas intenções.

    E pelo amor de Deus, só não me assustem dizendo que fazem parte TFP!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tem gente julgando a história de ontem com valores de hoje.... ZZZZZZZRONC

      Excluir
    2. O Anônimo está correto. Quem é pró-monarquia é conservador no Brasil. Essa é a regra.

      Entrem nos grupos monárquicos do Facebook e vejam o teor das postagens. Procurem na Internet.

      Sério, vejam as coisas de forma pragmática. Chega de nhenhenhém D. Pedro II blábláblá. É quase um Tea Party Movement brasileiro, querendo interpretar o presente com o passado. Ridículo.

      Excluir
    3. Aliás, nem todas as monarquias refletem conservadorismo. REfletem uma tendência à estabilidade. A Inglaterra já teve a sua guerra civil e já aboliu o absolutismo no século XVI. A rainha é só chefe de estado. Não chefe de governo. Mas o parlamento britânico sim se dividie em duas casas: uma baixa, eleita, e uma de lordes, hereditária.
      Não é muito diferente do nosso congresso com uma Câmara que se """"""renova"""""" a cada 4 anos e um Senado que se """"""renova"""""" a cada 8, com um senador com mandato fora de fase dos outros 2. A intenção é garantir estabilidade e proteger os estados com população menor. Normal em federações grandes como a nossa.

      Excluir
    4. E em tempo: Holanda, a "monarquia conservadora social" do país MAIS LIBERTÁRIO da Europa.

      Cadê seu Deus agora?

      Excluir
    5. e pra quem teve preguiça de ler o que eu acho da abolição da escravatura no Brasil. clique aqui

      Excluir
    6. Por favor! nao confundam Holanda com Amsterdam! duas coisas completamente diferentes!
      So quem morou la sabe muito bem a diferenca entre os dois!

      Excluir
    7. Pois é e os Republicanos que fundaram esta republiqueta de bananas eram justamente os que queriam a escravidão, eles é que foram os maiores interessados na escravidão se perpetuasse mais ainda, viram que iriam perder e muito e todos viraram a casaca, foram dar uma de "bonzinhos" se tornaram republicanos dizendo que o império já era, hoje os que ocupam os altos cargos públicos no País onde se perpetuam no poder são podres, igual aos republicanos daquele tempo. Grande mudança que este País teve!!!

      Excluir
    8. Daniel, nem todas as monarquias refletem conservadorismo, mas o movimento monárquico brasileiro é conservador. Simples assim. Além disso, não veja a Holanda com os olhos de um turista deslumbrado. Tenho família lá e te garanto que as coisas não andam tão libertárias, não.

      Oliveira, tem que ser muito cego para não ver como as coisas mudaram. Ou morar em São Paulo, já que por algum motivo misterioso, quem mora abaixo do trópico de Capricórnio tende a achar que nada mudou. Acho que é de tanto ter crescido ouvindo gente falar mal do Brasil e simplesmente não conseguir mudar de ideia...assim como algumas pessoas com religião, sabe?

      Posso dar um milhão de exemplos para você, e continuar falando. Tenho parentes em Paris que vivem lá desde 2003. Nesse meio-tempo, adquiriram vários bens no Brasil. E quando visitam (ficaram 2 anos sem vir), ficam mais chocados ainda de como melhorou. Extremismo e baboseiras históricas não servem pra nada. Temos que ser pragmáticos: pensar no presente e no futuro, e dane-se a monarquia do século XIX. O mesmo pensam amigos de NY, e pessoas de vários outros lugares. Minha cidade está booming like never before, não só economicamente, mas também com muitos expatriados e estudantes estrangeiros super jovens (babado certo!).

      Beijinhos

      Excluir
    9. Ninguém aqui e nem eu quero a volta do passado Monarquia do Século XIX, você que entendeu tudo errado, a República o sistema político deste País está falido e carcomido pela corrupção isto é fato!!!! Não importa o partido político que sobe ao poder todos estão corrompidos isto é de norte a sul em todas as esferas!!!!!
      Abs.

      Excluir
    10. Oliveira, o problema não é a República. São as regras dessa República. Exemplo: voto proporcional, que deixa os estados do Norte e do Nordeste mais representados no CN do que os populosos Sudeste e Sul. Outra questão problemática: inexistência de voto distrital, que poderia fazer com que você elegesse uma pessoa para representar a sua região (seu distrito) lá em BSB, assim como nos EUA. Tudo isso é viável através de uma reforma política...

      Abs

      Excluir
    11. Então João aí eu pergunto eles o nossos estimados deputados querem mudar algo? Não!!!!! Eles querem manter do jeito que está, não mudar nada, e tudo continuar por décadas e mais décadas!!!! Reforma política no Brasil como reforma tributária vai levar tempo para isto ocorrer, não estaremos mais aqui!!!!!

      Excluir
    12. Já foi muito pior, Oliveira. Dou graças a Deus por ter nascido em 1989 e não antes disso. Sério mesmo. Esse país era uma republiqueta total. Graças aos anos 90 e 2000 as coisas mudaram.

      Mas não adianta discutir com você...a coisa tá entranhada.

      Bjocas

      Excluir
    13. Os Deputados são eleitos por voto direto! Aliás tem um ótimo Deputado Federal que nos representa muito dignamente, o Jean Willys. Enquanto os gays ficam delirando com monarquia, ele está lá trabalhando e defendendo os nossos interesses, mesmo não tendo sido eleito com o voto gay, como ele mesmo já disse. Se não somos capazes de votar corretamente, fica difícil criticar quem é eleito por nós mesmos, ou não.

      Excluir
  3. Sim, Daniel disse tudo!!!! Aqui no Brasil a República é governada por interesseiros aves de rapina gente da pior espécie, que quer a todo custo se manter no poder apenas isso. O Brasil sofreu um golpe trágico abolindo a Monarquia, poderíamos ser uma grande nação, não esta bagunça que vivemos desde a proclamação da republiqueta de bananas!!!! Esta republiqueta já era, está falida e carcomida pela corrupção, só um golpe para trazer de volta a Monarquia e este País voltar a ser decente, porque com um monarca a História é outra ele é preparado para este cargo e não AVENTUREIROS REPUBLICANOS E ESPERTALHÕES QUE SÃO PIORES MAIS QUE OS PILHADORES DA HISTÓRIA MUNDIAL!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Proclamação da República foi o primeiro golpe militar do Brasil.

      Excluir
    2. Oliveira, que tal abrir o jornal e ter um olhar mais crítico sobre o que você lê? Que tal conversar com brasileiros que moram fora do Brasil e que ficam chocados com os progressos do nosso país nas últimas duas décadas? Acho que vale a pena.

      Ah, vale a pena dar umas viajadas também, porque só gente ignorante falando mal do Brasil como você fala. Chega a ser patético, sinceramente, acreditar em fórmula mágica e achar que um modelo de governo necessariamente leva ao progresso. Se fosse assim, várias ex-monarquias estariam na merda, e não necessariamente estão.

      Excluir
    3. Afff... quanta bobagem. Vocês deitam e rolam na maionese. Ninguém se lembra que o Brasil foi um país escravocrata até 1888, que a nobreza brasileira era uma das mais atrasadas, que o império ficou falido depois da guerra do Paraguai.

      Excluir
    4. Patético João é viver em um País onde só tem corruptos, um sistema político falido, que não pensa na população e só em benefício exclusivo deles mesmos, de norte a sul das pequenas prefeituras até a Presidência da República é só corrupção, nosso sistema político está falido e carcomido pela corrupção!!! Progresso as custas de corrupção e muito roubo jamais visto como antes. Muito melhor viver em um País onde se cobra muito imposto mas têm o retorno a olhos vistos em todos os sentidos!!!!

      Excluir
    5. Oliveira, lamento, mas qualquer visão extremista (como a sua) é necessariamente errada. É patética, aliás. Viaje um pouco, estude fora (se puder), e conviva com pessoas intelectualizadas e que ocupam cargos altos fora do Brasil para você ver que mora num lugar muito melhor do que você imagina. País só de corruptos? Desculpa, mas não sei do que você tá falando.

      Qualquer país tem méritos e deméritos. A questão é equilibrar as coisas. O Brasil não é o caos, como também não é um país desenvolvido. Mas certamente está muito mais do lado positivo da balança do que do lado negativo. Pense nisso; pondere. Extremismo não leva alugar algum.

      Excluir
    6. O Brasil tem muita coisa errada mesmo e precisa melhorar demais em vários setores. Não acho que devemos ficar satisfeitos pelos poucos passos que demos na direção do desenvolvimento. Agora, o que me choca é alguém achar que a MONARQUIA é a solução para os nossos problemas.

      Excluir
    7. Escravidão existe até hoje. Se chama salário mínimo. Abismo social.

      Sério... fez diferença o 13 de maio? Muito pouca. Até porque naquela época, nos grande centros, muitos escravos já eram forros.

      enquanto isso, em MG, ficais do trabalho são MORTOS quando descobrem trabalho análago ao escravo.

      Excluir
    8. Ah, tá bom, Daniel...realmente o mundo inteiro vê o crescimento da renda do brasileiro, menos Vc.

      Excluir
  4. Hola Tony,

    Entre outras coisas a Rainha Beatrix anda bem cansada física e mentalmente desde que seu filho sofreu uma avalanche esquiando e está en Coma no Hospital London Bridge en Londres e parece que ela quer estar mais proxima do filho. Me parece além do mais, uma atitude coerente e sensata. Aqui na Espanha a Monarquia está passando por um mau momento com histórias de corrupçao entre o Genro do Rey el Duque de Palma, Ignacio Urdangarin e uma a Fundaçao Noos, entre outras coisas. O povo se pergunta porque manter uma instituiçao tao cara enquanto existe gente na pindaíba !!!
    Com relaçao a História brasileira...Li um livro chamado " El Império eres Tu !" de Javier Moro, que foi o Prêmio Planeta de 2011 e conta a Saga de Familia Real Portuguesa no Rio de Janeiro, em especial a Vida de Pedro I. É um romance, mas está basado em fatos históricos reais. Sou um leigo em história, mas confesso que ler o livro me ajudou a entender de verdade tudo aquilo que tinha estudado sobre Brasil e Portugal e claro suas repercussoes aos dias atuais no modus operandi da estrutura político administrativa do Brasil nos dias atuais. Se nao estou equivocado já existe uma traduççao em português. Saludos desde Tenerife !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro do Javier Moro foi muito mal recebido no Brasil, porque ele adulterou vários fatos históricos. Não virou best-seller e logo foi esquecido, apesar de haver um mini-boom de romances históricos por aqui.

      Excluir
    2. Uau, sofreu uma avalanche... To pensando aqui, como é sofrer uma avalanche?! O moço derreteu? Saiu rolando escada a baixo? Se pirulitou? kkk

      Excluir
    3. É que em español se disse assim , porque ele estava esquiando e veio a avalanche e lhe cobriu, por isso sofreu a avalanche de neve. E claro, meu português está cada vez pior. O livro do Javier Moro aqui foi bem recebido e inclusive premiado. :O)

      Excluir
    4. Leia o que o Tony escreveu aos 07:58,El Burron.

      Excluir
  5. pra quem gosta de parasitas: monarquia, o prato do dia!

    Mas estou muito impressionado como os brasileiros entendem muito bem da Historia Europeia, Norman Davies e Eric Hobsbawm ficam no chinelo!

    Esperando pelo livro do aclamado Prof. Dr. Daniel, so espero que ele escreva os nomes corretos das figuras históricas, Thatcher, so pra começar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parasita são os que mandam neste País atual que vive das arrecadações dos altos impostos que este País arrecada e não são investidos em nada neste País, só em benefício próprio!!!!! Quer situação pior do que das prefeituras, ao Congresso Nacional a Presidência onde só tem roubo e inchaço de cargos comissionados, gente vivendo ás suas custas!!!!!

      Excluir
    2. Ai bee, acorda! Conta uma novidade. O que me espanta é você achar que a solução é coroar a Paola de Orleans e Bragança para resolver todos os problemas do país. Em que reino você vive, Alice?

      Excluir
    3. Ai, Oliveira, tá bom. Tá bom.

      Então compra uma passagem nesse site aqui: www.cvc.com.br e dá uma viajada. Faz uns amigos inteligentes fora, lê um pouco, e volta menos crítico em relação ao Brasil.

      PS: de cargo comissionado o Daniel entende, já que ele tem um cargo comissionado. Acho que não é legal achar que todo mundo que tem cargo comissionado é necessariamente corrupto; é uma acusação grave.

      Excluir
    4. Eu não disse isto, e esta Paola nem seria e nem será a a coroada, você é que é bem mal informado, procure saber quem seria o coroado!!! Vivo no mundo atual, você que está misturando tudo imagina Paola kkkkkkkkkk!!!! E nem estou afirmando que a solução para o País é a Monarquia arcaica!!!
      Não preciso comprar passagem nenhuma de CVC, posso ir por conta própria, e crítico sempre serei em relação ao Brasil, pago meus impostos em dia e muitos para sustentar tanta CORRUPÇÃO!!!! E se o Daniel tem cargo comissionado isso é problema dele, você conhece ele? É vizinho dele? Bem que você gostaria de ser um né anônimo!!!!

      Excluir
    5. Além de equivocada, não tem senso de humor! Preferi citar a Paola. Preciso explicar porque né... Preguiçaaaaaa!

      Excluir
  6. Alguém disse que seria bom a Monarquia voltar ao Brasil porque teríamos pessoas preparadas para o poder e não aventureiros espertalhões. Bom, em primeiro lugar procurem saber mais informações sobre a família Orleans e Bragança, depois a gente conversa. Quanto a monarquia parlamentarista no mundo, não fiz uma pesquisa sobre o assunto, mas de maneira geral vejo as famílias reais como figuras exóticas que representam o poder, mas não o exercem de fato. Não vejo a menor graça em armar esse caríssimo circo só para se sentir parte de uma corte real e parece que esse é o grande barato das pessoas com pensamento medieval. Na prática é um sistema arcaico e desnecessário. Voltando ao Brasil, acredito que um dia vamos acordar e começar a escolher gestores eficientes e não políticos demagogos para administrar os nossos recursos e nos prestar serviços de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício sim vamos acordar daqui uns outros 513 anos e ainda mesmo assim engatinhando!!!! Nem eu nem você nem a sua terceira geração vai ver isso aqui mudar!!!!

      Excluir
    2. Bom, eu tenho 23 anos e vi mudar muito, Oliveira. Acho que daqui a mais 23 vai estar melhor ainda.

      Excluir
    3. Detalhe, eu nunca disse que a atual família Orleans e Bragança seria a mais indicada para ocupar um eventual reinado.

      Até porque a família se dividiu em dois ramos: o de Petrópolis e o de Vassouras. Na época mesmo do plebiscito, ninguém sabia quem seria o governante.

      Excluir
    4. Então quem deveria ser o monarca?

      Excluir
    5. Eu me candidato. Casamento igualitário entraria em vigor no 1º dia de reinado.

      Excluir
  7. Quanta bicha aloprada aqui! todas gostariam de andar, digo, desfilar (afinal, bicha nao anda, desfila!) com uma tiarinha na cabecinha!, mas nao e' a toa que sao chamadas de QUEENS, eu as chamo de QUEENIES, mais apropriado no caso.

    Tb percebo que todas sao academicas, todas formadas pela Wikipedia University, com pós-graduacao na YouTube University e com direito a um excelente doutorado na Google University! Just wonderful!

    ResponderExcluir
  8. As bichas querem viver no país das maravilhas, rodeadas de castelos, carruagens, principes louros e espadaúdos, Querem erguer as caldas dos vestidos das princesas, participar dos sarais na corte, dos casamentos no castelo e se possível ter um título de baronesa/duqueza. Shame on you!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema nem são as bichas. São as bichas de classe média baixa e humildes, que conseguem viajar pra fora devido ao progresso do Brasil, e começam a falar mal do País sem qualquer embasamento científico. Como se só agora percebessem que há países muito mais desenvolvidos e entrassem numa crise existencial com isso.

      É sério; já vi esse filme várias vezes. A pessoa fica tão chocada com a calçada sem buracos e o asfalto liso, que não consegue nem perceber que o Brasil já foi muito pior. Ou talvez não tenha alguém para conversar e que conte como era antes versus o Exterior.

      Sério, educação é tudo nessa vida. A começar pela interpretação de texto e o olhar crítico sobre o que é publicado around us.

      Excluir
    2. Joaninha ainda não achou um caralho para chamar de seu.

      tsc tsc tsc ...

      drop the book and find someone to drop your pants ....

      Excluir
    3. O bebêzinho de 1989 não pegou o que era o Brasil do Figueiredo e do Sarney e não vê a maquiagem que vem sendo feito para dar a impressão que muita coisa melhorou.

      Excluir
    4. Nossa, ainda bem que não vivi essa época em que o mundo tinha uma cor desbotada. Rsrsrs

      Impressão que a coisa melhorou? É concreto, baby. É visível.

      Ai, quanta bicha chata, pqp. Essas mais velhas deslumbradas anti-Brasil deveriam cuidar da make em vez de falar de política/economia.

      Excluir
  9. Nossa como este Anônimo é idiota!!!!! Acho que quem quer isso é justamente ele!!!! IDIOTA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tá amore! Só você não vê a quantidade imensa de bichas deslumbradas com as peruas exóticas da high society (se você for uma delas, sorry!). Imagine se ao invés de peruas, elas puderem ser "personal qualquer coisa" de rainhas, princesas, duquesas, baronesas etc. Um sonho realizado! E Foda-se quanto isso vai custar para o país!

      Excluir
    2. Engraçado como as pessoas misturam tudo a respeito da Monarquia!!!! Com argumentos, se isso pode se dizer que é um argumento!!! Quem pensa em FODA-SE em relação a população são os nosso governantes que não estão nem aí!!!!!

      Excluir
  10. Dá pra alguém citar objetivamente algo em que o Brasil melhorou? Não serve dizer que virou rota de turnê da Madonna. E alguém realmente acha que a corrupção diminuiu? Já tentou abrir uma empresa ou manter uma aberta? Vai fazer e depois diz se mantém a opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade cara eu mesmo conheço pessoas que abriram seus negócios e fecharam em pouco tempo, não por falta de planejamento, mas por causa da alta carga tributária neste País que é uma vergonha!!!!!

      Excluir
    2. Claro que melhorou. Se você ler o noticiário econômico de 15 anos atrás e o de hoje você nota bastante a mudança de preocupações e foco.
      Outra coisa que melhorou é exatamente o simples fato de você saber mais da corrupção que assola o país. Ela sempre existiu, mas antes era tudo na surdina e ninguém falava nada, e todos achavam natural políticos ficarem ricos.
      Essa mania de gratificação instantânea nos leva a achar o pior se a situação não melhorar em cinco minutos.

      Excluir
    3. Nossa, Anônimo#2, falou TUDO! clap clap clap

      Finalmente um anônimo que não é idiota.

      Excluir
    4. É tão difícil para o brasileiro reconhecer os avanços do país, que mesmo as pessoas que super valorizam o que acontece no exterior, desprezam o fato de ter tanta gente, tanto nos Estados Unidos como na Europa, interessada em aprender a falar português. Estão de olho em nossos turistas, nas oportunidades de trabalho que estamos oferecendo ao mundo em crise e nós seguimos falando mal do Brasil, babando pelos monarquistas e capitalistas falidos.

      Excluir
    5. O mundo inteiro melhorou nos últimos 15 anos, em especial os ditos "países em desenvolvimento" - dentre os quais o Brasil.
      O Brasil cresceu, malgrado a nossa classe política e governante, mas poderia ter crescido muito mais.
      Estão ai a China, India, Russia, Africa do Sul, Chile e tantos outros para provar.

      Excluir
    6. João,

      Pede um trocado para a mamãe, vai para a sauna e pegue um anônimo para comer teu rabo.

      Acho que só assim essa fixação passa.

      Excluir
    7. Desculpa, mas sou ativo, Anônimo.

      James: querido, vc não preenche os requisitos pra me ter, ok? Já vi seu provável Facebook. rsrs Coitado

      Excluir
    8. "requisitos pra me ter"

      Amay o trocadalho.

      Excluir
    9. Ativo ? rs rs rs ... Sei, você toma a iniciativa e DA.

      Excluir
  11. E ainda falam que o Congresso é a casa do povo!!!! Só se for da porta da rua pra fora!!!!! Procurem ler esta notícia.

    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/01/30/policia-legislativa-barra-a-entrada-de-manifestantes-pela-ficha-limpa-na-presidencia-do-senado.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Vote melhor e mais concientemente nas proximas eleições.

      Excluir
  12. Queridos leitores: não tem nada do que eu goste mais neste blog do que receber uma avalanche de comentários. Mas me senti na obrigação de recusar alguns que foram enviados para este e alguns putors posts, porque se afastaram demais do tema original e descambaram para a mera troca de ofensas.

    Eu costumo aceitar quase tudo, inclusive gente me xingando. Mas tem horas que não dá: minha sensibilidade de menina-moça fica magoada quando vejo tnata pancadaria sem sentido, ó céus.

    Bora subir o nível, macacada?

    Beijo do gordo

    ResponderExcluir